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Cooperação | REDE DE EMPRESA
A importância da cooperação empresarial no crescimento das empresas

Saiba por que o mundo dos negócios está cada vez mais aberto ao diálogo e à cooperação entre empresas.

· 17/11/2022 · Atualizado em 27/11/2022
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Neste artigo, falaremos sobre as estratégias de cooperação empresarial, incluindo ciclo lento, ciclo rápido e ciclo padrão, joint venture, franquia e como funciona uma estratégia corporativa. Discutiremos também as vantagens e desafios da cooperação e mostraremos como empresas unidas tornam-se mais competitivas.

Unir forças pode ser uma experiência desafiadora e gratificante. Quando duas empresas decidem cooperar, podem formar uma forte parceria que produz bens ou serviços complementares. Essa sinergia permite que as empresas aumentem sua participação de mercado, reduzam custos operacionais e criem novas oportunidades.

Mas, a cooperação conta ainda com outro lado, o da competitividade. Embora essa palavra possa ter uma conotação que sugira algo negativo, ela é fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios no mercado. Assim, o que a princípio parece um contrassenso, torna-se um importante meio de sobrevivência e crescimento no ramo dos negócios, principalmente para os pequenos empreendimentos.

Associar-se a outras organizações facilita para que as empresas alcancem seus objetivos, o que não seria possível se atuassem isoladamente. Em conjunto, há ampliação do acesso aos mercados, aumento do poder de compra e venda, redução de custos, entre outros. 

Joint venture

A joint venture (empreendimento conjunto) é uma das formas mais comuns e populares de estratégias de cooperação empresarial. Duas ou mais companhias unem-se para realizar um projeto específico e, assim, gerar benefícios para os participantes, que dividem um objetivo comum (por exemplo, lançar um novo produto). Nesse tipo de acordo, ficam mantidas as personalidades jurídicas de cada uma e criam uma nova para o novo negócio. Juntas, aprendem a lidar com desafios específicos que possam surgir durante a implementação do projeto.

Na joint venture, os parceiros compartilham risco e lucro. Eles também, normalmente, concordam sobre quanto controle cada um terá sobre as operações. Pode ser uma maneira eficaz de as empresas expandirem-se para novos mercados sem assumir muito risco.

Franquias

Outra estratégia cooperativa bastante utilizada no mercado atual são as franquias, que consistem em um acordo entre duas partes: o franqueado e o franqueador. Nesse acordo, o franqueado passa a ter direito de utilização e venda dos produtos, marcas, e o próprio nome do franqueador, por um tempo determinado em contrato. O McDonald’s, por exemplo, é uma das franquias mais conhecidas no mundo, estando presente em quase todos os países.

Apesar de ser uma estratégia bem aceita pelo mercado, a empresa franqueadora pode correr determinados riscos e, por isso, deve ser cautelosa. Os problemas que a empresa dona da franquia pode ter são muitos e podem custar caro para a imagem da organização. Por exemplo, a empresa franqueada pode não manter a qualidade dos produtos e serviços da empresa franqueadora, e isso pode acarretar na insatisfação do cliente, gerando uma imagem negativa da empresa dona da franquia.

Por isso, a utilização dessa estratégia deve ser bem planejada antes de ser implementada. E para que problemas como esse não aconteçam às empresas franqueadoras, é necessário montar um rígido sistema de controle de qualidade dos serviços de suas franquias.

Ciclos das estratégias de cooperação

As estratégias cooperativas podem ser classificadas em ciclo lento, rápido ou padrão. Estes ciclos podem ser utilizados para escalar um negócio e atingir outros mercados internacionais com escala mais adequada à demanda do consumidor.

O ciclo lento é caracterizado por um longo período de preparação pré-lançamento, que pode demorar anos. Neste tipo de aliança, os parceiros dependem especialmente da cooperação entre seus líderes/equipes e do compartilhamento das informações e resultados. O sucesso deste tipo de aliança depende, muitas vezes, do fato de o programa não ser direcionado pelas necessidades imediatas da indústria, mas sim pelas perspectivas a longo prazo para o desenvolvimento da ciência básica.

Apesar de a maioria dos casos clássicos terem sido realizados no setor acadêmico, este modelo tem sido estendido para outros setores e atividades nas áreas de pesquisa científica, bombeamentos de petróleo e outras atividades industriais.

O ciclo rápido é representado pelas parcerias comerciais para explorar novas oportunidades e mercados mais rapidamente. Já no ciclo padrão, as empresas associam-se para alcançar objetivos comuns em um ritmo mais rápido que o ciclo lento, mas não tão devagar quanto o título lento.

Não é surpresa que o mundo dos negócios esteja cada vez mais aberto ao diálogo e à cooperação entre empresas. Estratégias de cooperação empresarial são uma forma inteligente de alavancar os recursos limitados das companhias, permitindo que elas sejam mais eficientes e rentáveis.

Central de Negócios Sebrae

O Sebrae acredita que empresas unidas tornam-se mais competitivas. Por isso, se você gostou e se interessou pelas informações sobre as estratégias de cooperação empresarial deste artigo, procure a Central de Negócios Sebrae, um projeto que tem como objetivo estimular a cultura da cooperação, possibilitando o fortalecimento de pequenos grupos de empreendedores ou empresários, de um mesmo segmento de atuação. É destinado a grupos de empresas ou empreendedores atendidos pelos projetos Sebrae na indústria, comércio, agronegócios e serviços.

Podem participar empresas/empreendedores que tenham fornecedores e/ou clientes em comum; estejam atuando no mesmo segmento de mercado ou em segmentos complementares; possuam objetivos comuns e demonstrem interesse e disponibilidade para participar de atividades em grupo. Para participar, basta o empresário ou empreendedor procurar o Sebrae do seu estado.

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