ABERTURA DE EMPRESA

Como escolher a melhor localização para o seu negócio

Entenda por que a localização do estabelecimento pode garantir o sucesso das vendas e confira dicas para acertar na hora de optar pelo local.

  • Como escolher

A diferença entre alcançar ou não resultados positivos pode vir da seleção do ponto comercial onde seu negócio vai funcionar. Se a localização demonstra aspectos negativos, isso pode comprometer o desempenho das vendas. É oportuno pensar em mudar o empreendimento para um lugar melhor e mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e propaganda. 

Como escolher
  • Cuidados

O sucesso do negócio depende de sua localização. Mas, antes de decidir onde será a loja, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.

Algumas perguntas são norteadoras na hora de escolher o ponto comercial:

  • A loja é acessível aos clientes?
  • O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
  • Qual o fluxo de pedestres no local?
  • A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • Estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido à loja?

A escolha do local precisa considerar a coerência entre os 4 P's de marketing: ponto, produto, preço e propaganda. Para garantir um bom ponto comercial confira também as dicas abaixo:

Defina o perfil do consumidor que deseja alcançar e estabeleça qual produto será oferecido.

Analise o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel. Certifique-se de que o preço é compatível com sua capacidade de investimento e o prazo de retorno e movimento esperado.

Observe aspectos como: facilidade de acesso e visibilidade, volume do tráfego, local para estacionar (importante ter estacionamento próprio ou nas proximidades), nível de ruído, condições de higiene e segurança.

Verifique se nas proximidades do ponto onde deseja abrir o negócio existem empresas que vão concorrer diretamente com você ou negócios similares. Isso é importante para o planejamento estratégico do seu ponto de venda.

Esteja atento à facilidade de aquisição de matéria-prima e ao recrutamento de mão de obra, ou seja, confira se há pessoas/serviços especializados nas mediações.

Solicite uma busca prévia de localização junto à prefeitura para verificar possíveis impedimentos para a montagem do negócio, com base no plano diretor urbano do município.

Compare diferentes opções de pontos comerciais para garantir o melhor lugar para o negócio e observe o movimento desses locais em diferentes dias e horários.

Converse com proprietários de estabelecimentos próximos e procure descobrir qual o valor médio de compra/aluguel da região.

Procure o lado da rua onde há sombra no período da tarde, pois nesse horário o movimento é maior.

 Prefira pontos que tenham o mesmo nível da rua e sem recuo, próximos à entrada principal, a escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora dos shoppings, pois eles têm mais visibilidade.

As lojas de rua e de shopping center têm suas especificidades, confira:

  • Campanhas promocionais, segurança, estacionamento amplo, conforto e praticidade são algumas vantagens dos estabelecimentos de shopping.  As desvantagens são o alto investimento para aquisição, a taxa de condomínio alta, a cobrança de fundo de promoção, as regras de funcionamento e a cobrança de estacionamento.
  • Para as lojas de rua, os custos são mais baixos e há maior liberdade de gestão, além de estacionamento gratuito. Em contrapartida, dificuldade para estacionar, falta de segurança e de campanhas promocionais são aspectos negativos para esse tipo de ponto.

Cuidados
  • Como escolher
  • Veja também

Confira orientações para você não se arrepender da escolha do ponto comercial:

Veja também
  • Cuidados

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