this is an h1

this is an h2

Tue Jan 10 02:01:40 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Como são utilizados cookies no marketing digital

Entenda para que servem cookies e a importância para o marketing digital da sua empresa.

· 02/01/2023 · Atualizado em 10/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os cookies possibilitam que a estratégia de marketing digital seja mais efetiva. Eles são arquivos de texto que guardam informações de uso e ficam salvos no navegador do usuário. Eles servem, por exemplo, para preencher automaticamente informações em formulários, mas também para gerar informações a respeito dos sites que você visitou.

E aqui está a importância para o marketing digital. Os cookies possibilitam a personalização da experiência do usuário. Com os cookies, é possível acompanhar o comportamento de uso e conhecer as preferências dos usuários, ou seja, o perfil do seu potencial cliente. É uma forma de rastrear seu público pela internet e, assim, apresentar conteúdo, como banners, em outros sites e no momento oportuno. 

É como se os cookies fossem pegadas deixadas por onde o usuário navegou. As ferramentas certas de marketing digital conseguem seguir a trilha do consumidor e compreender questões como: qual é a origem das pessoas que compraram produtos específicos? Quais são as campanhas com maior conversão? 

Na prática, os cookies servem para:

Registrar as preferências do usuário

Esses são os cookies de funcionalidades. Eles registram informações como dados preenchidos em formulários, senhas ou produtos abandonados nos carrinhos. Além disso, registram o idioma, configurações de acessibilidade e outras preferências do usuário. 

Aumentar a segurança do site

Cookies de segurança garantem a autenticação do usuário e previnem contra ataques ou spams. Com eles, é possível confirmar se as ações são, realmente, daquele usuário. 

Analisar o perfil de visitantes 

Com esses cookies, é possível identificar a localização dos visitantes, o dispositivo utilizado, páginas acessadas, gastos em um e-commerce, entre outros. Assim, facilita o planejamento das estratégias de marketing digital. 

Exibir os anúncios mais relevantes para cada usuário

Os cookies de publicidade permitem personalizar anúncios, direcionar remarketing, limitar a quantidade de exibições para cada usuário, além de medir a eficácia das campanhas. 

Personalizar conteúdos e ofertas

O cookie armazena dados de navegação, como as páginas visitadas recentemente. Assim, você pode personalizar conteúdos e ofertas para o usuário.

Mas, o que cookies têm a ver com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, e por que os avisos de cookies são necessários em todos os sites? A lei, de 2020, traça diretrizes para a proteção dos dados pessoais. Nem todos os cookies tratam de informações pessoais, mas você deve sempre pedir autorização para coletar e utilizar qualquer dado do usuário. Por exemplo, um e-mail em um cadastro on-line tem cookies e deve ser respeitado de acordo com a lei. O ideal é conhecer e estudar a LGPD para não incorrer em violações e penalizações. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

5 dicas para garantir a segurança dos dados dos clientes

Conheça a Lei Geral de Proteção de Dados


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?