NEGOCIAÇÃO

Como desenvolver a ideia e atrair investimento para a sua startup

O segredo de uma startup é como o projeto é executado – e isso depende da competência do empreendedor e do time montado, não do segredo guardado

Espalhe seu potencial
  • Trabalhe a ideia

Não é impossível que alguém roube sua ideia ou projeto após ouvir você falando sobre ela ou ter acesso a informações confidenciais. Há inclusive casos famosos, como sabe quem assistiu ao filme "A Rede Social", sobre a criação do Facebook.

Esse risco, porém, é pequeno e deve ser enfrentado pelos empreendedores, porque as vantagens de debater e melhorar a sua ideia superam os riscos envolvidos. 

O segredo para reduzir a chance de ser copiado é convencer qualquer um que você é a melhor pessoa para executar o projeto: ou não terão interesse sobre sua ideia, ou irão desistir de copiar ao ver sua proficiência, ou ainda pedirão para participar com você.

Trabalhe a ideia
  • Espalhe seu potencial
  • Atraia investimento

Espalhe o assunto

Comece contando para pessoas próximas, como familiares ou amigos em quem você confia. Pode não ajudar muito, porque eles provavelmente são leigos no assunto. Mesmo assim, é um bom treino para articular sua explicação.

Converse com especialistas

Quando a ideia tiver um formato mais definido, aborde pessoas experientes no mercado. Por exemplo, um ex-chefe. Essas pessoas serão mais imparciais, comentando se consideram sua ideia realmente viável e dizendo como você pode melhorá-la.

Procure parcerias

Após pesquisar bastante sobre o tema, a concorrência e ter o feedback de pessoas mais experientes, tente convencer alguém a trabalhar com você no projeto. Por exemplo, peça indicações de programadores e conte sua ideia a eles. Se se interessarem de verdade – por exemplo, concordarem em trabalhar recebendo somente um percentual do negócio – seu projeto começa a ter chance de estar no caminho certo

Treine seu pitch

Nesse ponto, você já é capaz de criar um pitch (um discurso de venda) e treiná-lo exaustivamente. Vá então a reuniões e eventos voltados para esse fim e apresente sua ideia ao máximo de pessoas que você puder. Qualquer interesse sobre seu projeto lhe dará mais alguns pontos

Inscreva seu projeto

Se a ideia sobreviveu a todos esses estágios, ainda que com mudanças substanciais, inscreva-se para apresentar seu projeto em sessões de open pitch (diversos meetups e competições permitem isso), e se seu trabalho estiver bem feito, um investidor deve procurá-lo para saber mais.

Atraia investimento
  • Trabalhe a ideia

Se a sua ideia foi validada por quem entende do assunto e você já tem um modelo de negócios desenvolvido, é hora de encontrar investidores que possibilitem a execução do projeto. Veja algumas das questões que os potenciais investidores vão perguntar a você (ou a si mesmos):

Então, se você já contou para amigos, familiares, colegas de trabalho e especialistas na área sobre seu projeto, está na hora de dar os próximos passos. Para se informar sobre o futuro do seu negócio, acesse a página de startups e escolha os melhores para você.

Voltar para a página principal de Startup

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: