CADEIA PRODUTIVA

Saiba mais sobre a cadeia produtiva de energia solar fotovoltaica

Conheça o estudo realizado pelo Sebrae.

A cadeia de energia solar fotovoltaica foi escolhida como uma das prioridades para atuação do Sebrae na área de Energia, em virtude do alto potencial de uso dessa fonte no Brasil.

A atuação do Sebrae tem por objetivo promover a inserção competitiva e sustentável de pequenos negócios nessa cadeia, seja como geradores de energia, fornecedores de bens ou prestadores de serviços.

Para subsidiar a sua estratégia de atuação, o Sebrae realizou, juntamente como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), um projeto que contemplou três ações:

  • A elaboração de estudo da cadeia de valor da energia solar fotovoltaica no Brasil.
  • Testes de mercado para identificar oportunidades para pequenos negócios.
  • A estruturação de uma governança nacional, com instituições atuantes na cadeia, para elaborar e implementar, de forma colaborativa, um programa com iniciativas para inserir pequenos negócios na cadeia de energia solar fotovoltaica.

Esta iniciativa contou com a participação de mais de 20 parceiros e com intenso apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Para desdobrar a estratégia em âmbito estadual, diversos estados têm iniciativas em andamento: AM, RR, MA, PI, RN, SE, BA, DF, GO, MT, MS, ES, MG, RJ, PR, RS e outros em breve a eles se juntarão.

A atuação do Sebrae na cadeia de energia solar fotovoltaica é parte da sua estratégia na macro cadeia de Energia, que compreende os segmentos de petróleo e gás, energia elétrica e biocombustíveis.

Baixe o estudo "Cadeia de valor da energia solar fotovoltaica no Brasil" (em PDF)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: