Saiba quais são os modelos existentes, inclusive, para quem não dispõe de muito capital para investir.
Tipos de franquia
Para expandir sua marca, o franqueador pode optar por diversos modelos de franquias, escolhendo o que melhor atenda à sua estratégia de crescimento. De acordo com os locais onde pretende atuar e as responsabilidades que pretende transferir, ele poderá eleger o tipo de contrato a ser firmado com os franqueados e o papel que estes terão na expansão da franquia.
Assim, podemos destacar algumas opções de franquia, como:
Franquia unitária
Cessão de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador, como uma loja ou quiosque em um determinado shopping center, por exemplo. O mesmo franqueado pode adquirir outras franquias unitárias, dependendo de sua capacidade financeira, desempenho alcançado e plano de expansão do franqueador.
Master franquia
Modelo comumente utilizado nos planos de internacionalização de franquias e em países de grandes dimensões geográficas, como o Brasil. O master franqueado (ou subfranqueador) assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em uma determinada região. Neste caso, os contratos serão assinados pelo master franqueado, e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados, responsabilizando-se pelo treinamento e suporte a eles.
Franquia de desenvolvimento de área (DA)
Cessão de direito para exploração de uma região específica, onde o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. Será firmado um contrato de franquia para cada unidade que ele abrir. O desenvolvedor de área também poderá vender unidades em sua região, recebendo parte do valor cobrado a título de taxa de franquia e royalties. Todos os contratos serão firmados com o franqueador.
Store in store
A franquia store in store, também chamada de business in, permite que o empresário instale uma unidade dentro do estabelecimento de um terceiro. Nestes casos, a ideia é comercializar produtos complementares aos que já são vendidos na loja. Por exemplo, uma loja de roupas que fica dentro de um hotel: tanto a loja quanto o hotel oferecem comodidade ao cliente, que poderá fazer suas compras onde está hospedado.
Franquia de conversão
A modalidade de franquia de conversão pode ser usada por empreendedores que já tenham algum negócio operando, mas que desejam transformá-lo em uma franquia, para elevar a sua competitividade. O principal benefício de ser um franqueado será poder contar com todas as vantagens que a parceria com um franqueador pode trazer, incluindo:
- Padronização dos produtos ou serviços;
- Escalabilidade da operação;
- Poder da marca;
- Capacitação.
Franquia combinada
Uma franquia combinada permite que o proprietário da empresa utilize um só ponto comercial para o estabelecimento de marcas distintas. Vale ressaltar, porém, que as condições para que esse tipo de franquia seja permitida ficam a cargo de cada um dos franqueadores.
Franquia social
A franquia social não tem como objetivo a busca da lucratividade. Ela é usada para distribuir serviços sociais sem fins lucrativos, sendo uma maneira de utilizar as técnicas e os procedimentos de franchising para o crescimento e a replicação de um projeto social. O foco será a sustentabilidade e o crescimento do projeto em questão.
Microfranquias
As microfranquias são caracterizadas por exigirem investimento de até três vezes o PIB anual per capita, segundo a referência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que, em valores de hoje, seria até 105 mil reais. Elas têm baixo custo operacional, operação simplificada, atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado, e muitas vezes, não exigem um ponto comercial. Isso porque, geralmente, o franqueado pode operar a microfranquia de sua própria residência ou deslocar-se até o endereço do cliente para atendê-lo - nestes casos, ela é chamada de home-based.
Devido ao seu baixo custo, o retorno do capital aplicado ocorre mais rapidamente do que em franquias mais caras, mas o faturamento tende a ser compatível com o investimento feito.
Na compra de uma microfranquia, é importante observar se há exigência de um volume de compras mensais de produtos do franqueador e cobrança de taxas ou cumprimento de qualquer exigência se um determinado limite de faturamento for alcançado. Essas informações precisam estar discriminadas na Circular de Oferta de Franquia (COF), de modo que essas condições não comprometam a sustentabilidade do negócio.
As microfranquias também são regidas pela Lei 13.966/19 - Lei de Franquias. Todas as taxas a serem pagas precisam estar previstas em contrato e redigidas de forma clara na COF, para que o candidato a franqueado possa analisá-las antes do pagamento de qualquer valor.
Esse tipo de franquia pode significar uma boa oportunidade, especialmente para empreendedores iniciantes, sem experiência, com poucos recursos para investir e que desejam contar com o reconhecimento da marca e o apoio oferecido pelas franquias. Mas, como toda franquia, antes de efetuar a compra, é imprescindível que o candidato a franqueado analise alguns pontos: se o seu perfil enquadra-se nesse modelo, cuja operação requer a participação direta do franqueado no dia a dia da empresa, as condições da franquia quanto ao reconhecimento da marca, sua experiência de mercado, o suporte oferecido à rede, a satisfação dos franqueados e a viabilidade econômico-financeira do negócio.
A remuneração do sistema
Ao optar pelo franchising, inicialmente, o franqueador investe para que seu modelo de negócio seja formatado e comercializado como franquia. Com a venda das primeiras unidades franqueadas, ele começa a ser ressarcido por esse investimento.
A taxa de franquia é a primeira paga pelo franqueado. Ela tem um valor fixo, que é cobrado uma única vez quando o franqueado ingressa na rede. Essa taxa remunera o franqueador pelos treinamentos, elaboração dos manuais e todo tipo de assistência necessária à abertura de sua unidade. Durante a vigência do contrato, outras taxas serão cobradas mensalmente, como os royalties e o fundo de propaganda.
Os royalties costumam corresponder a um percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada, girando em torno de 5% a 10% deste valor, mas também podem ter um valor fixo mensal estipulado, estar embutidos nos produtos fornecidos pelo franqueador ou, mais dificilmente, serem cobrados sobre as receitas líquidas. Os royalties ressarcem o franqueador pelo uso do sistema, direito de uso da marca e serviços prestados ao franqueado durante a vigência do contrato.
Já o fundo de propaganda, que corresponde ao valor pago mensalmente pelos franqueados para custear ações de marketing, não deve ser considerado como receita do franqueador, mas uma antecipação de despesas. A administração do fundo pode ser feita por ele, por um conselho de franqueados ou por um conselho de marketing. Os valores devem, preferencialmente, ser depositados em uma conta específica para esse fim, permitindo que sejam contabilizados à parte e que sua utilização seja divulgada de forma transparente para toda a rede. A lei não determina como deve ser feita essa prestação de contas nem exige a participação do franqueador para a sua composição.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups
As empresas hoje enfrentam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, com a necessidade de inovar e utilizar soluções tecnológicas, que são essenciais para a sobrevivência dos negócios. Nesse contexto, as startups surgem como vetores de inovação, beneficiando grandes e pequenas empresas. Neste vídeo, Eduardo de Oliveira Pinto, sócio fundador da Cotidiano Aceledora de Startup conta como funciona e quais as perspectivas para esse tipo de negócio. Aborda ainda os desafios para obtenção de investidor anjo e fazer com que uma startup se torne um unicórnio, nesse mercado que chegou a girar US$ 9,8 bilhões de investimentos no Brasil. Eduardo de Oliveira Pinto, é publicitário, designer e empreendedor, sócio fundador da Cotidiano Aceleradora de Startups. Tem mais de 25 anos de experiência em empresas de TI e agências de comunicação tradicionais, e participou diretamente da aceleração de 61 startups e de times corporativos. Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 1 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 2 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 3
Thu Mar 28 11:51:41 BRT 2024
Prepare-se para lucrar com as vendas de ovos de Páscoa
Fevereiro mal terminou e já vemos ovos de chocolate nas gôndolas dos mercados. Mas, muitos confeiteiros também já estão se preparando para a data comemorativa que aquece o mercado meses antes do domingo de Páscoa. A venda de ovos de chocolate é uma importante oportunidade para pequenos empreendedores brasileiros lucrarem com as vendas de Páscoa. Já faz anos que a produção de ovos de Páscoa caseiros e artesanais tem ganhado espaço no mercado, principalmente por tratar-se de uma alternativa aos tradicionais ovos de Páscoa das grandes marcas. Além de ter um preço mais acessível e apresentação diferenciada, quem ganha um ovo de Páscoa artesanal tem a sensação de estar recebendo um presente de verdade. Aproveitar a época da Páscoa para produzir ovos de chocolate é opção para muitas pessoas que desejam ganhar um dinheiro extra e, muitas vezes, torna-se a porta de entrada para um trabalho contínuo e que provê uma renda fixa durante todo o ano. Aprendendo a precificar Constante desafio para os empreendedores, a formulação correta do preço de venda é a chave do sucesso do seu negócio e está diretamente ligada ao lucro ou prejuízo nas vendas de ovos de chocolate na Páscoa. Estas são variáveis importantes que você deve considerar na hora de precificar: Qual é meu custo? Este cálculo inclui o custo dos insumos, tendo como base as fichas técnicas e a padronização das receitas de cada ovo ou chocolate, o tempo de produção de cada unidade e o custo de distribuição da mão de obra; Quais são meus gastos fixos? São gastos que existem se você vender ou não os ovos, como, por exemplo, energia elétrica, água, funcionários, aluguel, telefone. Lembre-se de incluir qual será o seu salário como dono (a) do negócio; Qual é minha margem de lucro? Defina a margem de lucro desejada por produto ou calcule um percentual único; Quanto o mercado cobra? Pesquise como posicionar seu produto no mercado: se será mais popular ou mais sofisticado. Isso faz parte da sua estratégia; Qual é a percepção de valor do cliente? Todos os clientes querem levar o maior valor pelo menor custo. Por isso, avalie quem é o seu cliente, qual é sua expectativa, no que ele enxerga valor. Entender por qual motivo ele prefere comprar um produto caseiro ou artesanal pode te ajudar a definir seu preço; Qual é meu preço final? Após seguir todas as etapas anteriores, você terá encontrado seu preço de venda. Uma lista de preço bem-feita, com um design profissional, aumenta suas chances de venda, pois o seu cliente já vê a qualidade e o capricho do seu trabalho antes de comprar. Também procure produzir ovos de qualidade a um preço acessível e busque ingredientes e embalagens em lojas de confiança. Também considere oferecer diferentes meios de pagamento: hoje, aceitar pagamento via cartão de crédito ou débito e PIX é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. O importante é vender e lucrar, então, faça produtos que irão chamar a atenção do seu público-alvo. Ovos de chocolate artesanais são muito valorizados por toda a técnica e dedicação à produção e personalização, de acordo com o gosto do cliente, diferentemente dos produtos industrializados. Siga as dicas e aproveite a janela de negócios que a Páscoa irá te proporcionar! Saiba mais: Quer saber sobre formação de preço para o seu tipo de negócio? Veja este curso on-line do Sebrae. E se precisar de mais informações, busque auxílio na unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
Wed Mar 13 12:12:17 BRT 2024
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa
Tue Mar 12 13:40:08 BRT 2024
Turismo no inverno: aproveite o charme da estação para ter renda extra
O inverno é uma época de ouro para incrementar ou começar um negócio de produtos ou serviços nas inúmeras localidades Brasil afora procuradas por turistas; em especial no mês de julho, que também é um período de férias escolares. Aproveite a estação mais fria do ano para gerar renda! Basta, para isso, usar a criatividade e colocar a mão na massa. Ajudamos você com algumas boas ideias já postas em prática, com sucesso, por vários empreendedores. Há oportunidades em vários setores. Procure enfatizar produtos e serviços que são ainda mais procurados pelos visitantes nesta época de baixas temperaturas. Conquiste uma renda extra, seja em Gramado e Canela (RS), São Joaquim (SC), Campos do Jordão (SP), Petrópolis e Visconde de Mauá (RJ), São Lourenço (MG), Baturité e Guaramiranga (CE) ou em outras tantas cidades brasileiras. Lembre-se: turistas estão sempre ávidos para experimentar, comprar, consumir e gastar! Cafeterias, chocolaterias, queijarias, lojinhas que vendem produtos locais (mel, própolis e biscoitos), serviço de guias e passeios turísticos, aluguel de carros; tudo isso pode gerar bons lucros se você oferecer produtos e serviços de qualidade ou mesmo ítens diferenciados, inovadores, como por exemplo, aquele chocolate quente com rum ou Chá Latte em sua cafeteria ou lanchonete. Outra ideia lucrativa: se a sua casa é grande, que tal transformá-la em um charmoso restaurante nos finais de semana, oferecendo pratos típicos da região? Ou abrir uma glamourosa pousada em uma área bonita da cidade, tendo como atrativo um farto café da manhã com produtos de sua terra? E, se mora no campo, você pode investir também no turismo rural, agendando visitas guiadas à sua propriedade. Dá para atrair todo tipo de turista, dos mais abonados à classe média. Pense na possibilidade de oferecer algo para eles. Exemplos não faltam. Muitos vêm aumentando seus lucros abrindo as porteiras de seus sítios e fazendas e oferecendo uma infraestrutura completa de lazer. Outras propriedades, mais modestas, não ficam atrás. Se é o seu caso, saiba que já existem proprietários oferecendo aos turistas ótimas experiências da vida no campo, com visitas à pastagens, galinheiros, viveiros de pássaros e que também oferecerem degustação de queijos, compotas e/ou refeição com alimentos da própria horta, servidos no fogão a lenha. Tudo isso atrai visitantes. Dá para ganhar dinheiro também em diversos outros setores que se beneficiam do clima frio. Veja só: - Venda de sopas, caldos, massas, canjicas, doces regionais: Para incrementar o lucro de seu bar ou restaurante, que tal incluir no cardápio sopinhas e cremes saborosos para aquecer o estômago e o coração dos clientes? Se você ainda não tem seu próprio negócio, já pode se animar! Quem resiste a um caldo verde, a um creme de aipim com carne seca, em um dia frio? Você pode até criar um festival de sopas no seu estabelecimento! Um fondue ou uma boa massa também caem muito bem; além de quitutes como canjica, cocada, cuscuz, doces... Vale investir. E mesmo que não tenha um ponto fixo, pode vender em feiras regionais. Receitas saborosas estão à disposição na internet. Trabalhando bem, você pode ter lucros fabulosos. - Artesanato: os artesãos autônomos também lucram mais nesta estação. É a chance de comercializar artigos manufaturados à mão, como roupas de lã, crochê ou tricô, muito procurados por turistas. Incremente a produção das peças e ocupe os espaços públicos para vender. - Comercialização de vinhos, licores e destilados: em muitas localidades do país aumentam a cada ano a produção e venda de vinhos, tal como vemos na Serra Gaúcha, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco. Além das cachaças, a exemplo do que acontece em Paraty (RJ), Salinas, Betim (MG), Cidade de Areia (PB), Castelo do Piauí (PI) e outras tantas cidades; sem falar na produção de licores artesanais. Você pode investir no negócio ou pode também abrir uma lojinha especializada na venda desses produtos regionais. São muitas opções. Não perca tempo! A temperatura esfria e os negócios esquentam! Conte sempre com as orientações do Sebrae para tornar realidade seus sonhos de empreendedor.
Mon Mar 11 09:56:45 BRT 2024
Saiba como lucrar com as delícias juninas mesmo na crise
A festa junina é tradicional e muito esperada pelos brasileiros. Muita gente aproveita para dançar quadrilha, deliciar-se com as comidas típicas e curtir a festança caipira. Todavia, a data é, também, um excelente momento para empreendedores investirem e faturarem. Invista no tradicional Sem dúvida, o cardápio é um dos maiores atrativos do evento. Portanto, vale a pena investir na produção dos produtos que costumam encantar os clientes, como a pamonha, o arroz-doce, os bolos, as cocadas e a famosa canjica. Recomendamos que, nesse momento, você prepare kits, assim o cliente de uma só vez consegue fazer uma festa junina facilmente. Você pode criar kits com nomes divertidos e que tenham a ver com o momento. Pode ser com nome dos santos do mês, com as brincadeiras tão tradicionais. Vale investir em fotos e imagens.
Fri Mar 08 14:22:31 BRT 2024
Festas Juninas: 5 dicas para você utilizar o Instagram e vender mais
A temporada de festas juninas já começou e é uma oportunidade para o pequeno negócio aumentar as suas vendas. Com o fim das restrições da pandemia de Covid-19, muitas festas já estão acontecendo em diferentes regiões do país. É um mês inteiro, que pode se prolongar até julho, de festividades e comemorações. As festas comemorativas movimentam diversos setores: muitos consumidores compram roupas típicas e acessórios para ir às festas, empresas fazem decorações especiais sobre o tema e muitas comidas típicas são consumidas somente nesse período junino. Investir no marketing digital do seu Instagram é uma estratégia para aumentar as vendas nos próximos meses, seja no ramo de alimentação, roupas, calçados, acessórios ou decoração, já que a temporada das festas juninas é uma oportunidade para os pequenos negócios. Por isso, separamos cinco dicas para otimizar a sua estratégia de marketing digital no Instagram nesse período. Confira: 1. Crie kits e mix de produtos Veja seu estoque e separe os produtos que tenham a ver com a temática das festas juninas. Crie um catálogo de produtos específicos no Instagram para facilitar a compra do seu cliente. Se você tem uma loja de roupas, pense no que seu cliente gostaria de vestir. Se você vende doces, que tal preparar um cardápio especial? E, se você tem um salão de beleza, abuse da criatividade nas maquiagens, unhas e penteados para os arraiás. 2. Faça um planejamento e crie conteúdos específicos Você já pensou no que você vai postar no seu feed? Planeje os seus posts com ganchos para a temática e para que sejam frequentes. Você também pode usar músicas de quadrilhas e enquetes nos Stories. Aproveite o Reels para mostrar seu mix de produtos de maneira criativa. Lembre-se de que o período junino é marcado pela alegria, então aproveite para se divertir nos vídeos. 3. Faça lives Você pode fazer lives com as tendências para as festas juninas deste ano. Se você tem uma loja física, pode decorá-la e criar um evento como um café da tarde, com quitutes e músicas juninas, e convidar os seus seguidores do Instagram. Chame um parceiro para fazer um show na sua loja e transmita em uma live. Para quem vende alimentos, outra sugestão é fazer uma live sobre receitas juninas. 4. Capriche na sua vitrine virtual Você pode mudar a sua foto do perfil para uma foto temática. Não se esqueça de caprichar nas fotos e nas descrições dos produtos. Coloque tags de produtos no seu feed e Stories. Assim, você direciona o cliente para sua loja virtual. 5. Use hashtags Utilize as hashtags com a sua marca e seus produtos, para que o cliente encontre seu negócio mais facilmente e você possa aumentar o engajamento do seu perfil. Faça uma hashtag própria para as festas juninas, mas evite as hashtags genéricas. Para saber mais, leia os textos a seguir: Como se organizar para vender mais nas festas juninas Saiba como aproveitar as datas comemorativas para vender mais E aproveite os cursos do SEBRAE:Marketing digital: planejar para vender pela Internet O que preciso saber sobre marketing e vendas?
Fri Mar 08 14:19:45 BRT 2024
Conheça as principais festas juninas do Brasil
Pamonha, bolo de milho, pinhão, feijão tropeiro, arroz doce, cuscuz, mugunzá, tacacá, quentão... Cada região tem seus pratos típicos de festa junina e o Brasil todo espera, como nunca, poder voltar a uma nos meses de junho e julho. Depois de dois anos de paralisação nas confraternizações por conta da pandemia de coronavírus, a expectativa é que o setor de turismo se aqueça com viagens e passeios para alguns dos maiores eventos desse tipo, em cada uma das cinco regiões do país. Conforme dados do Ministério do Turismo, somente o Nordeste é responsável por movimentar R$ 1 bilhão nas festividades que homenageiam Santo Antônio, São Pedro e São João. Isso porque Pernambuco e Paraíba têm as maiores festas regionais, mas outras regiões não ficam atrás. HISTÓRIA As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, mas a população indígena e afro-brasileira foi a responsável por dar aparência e sabores à tradição. Na verdade, o período é marcado em todo o mundo, há séculos, pela celebração do solstício de verão, no hemisfério norte, e pelo de inverno, no Sul. No Nordeste, por exemplo, junho marca a chegada da chuva em regiões mais áridas. Por isso, as festas são marcadas pela alegria e pela fartura. NORTE Na região, a manifestação da festa popular é um pouco diferente, mas igualmente grandiosa. O tradicional Festival Folclórico de Parintins, de 24 a 26 de junho, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e faz a população da cidade de pouco mais de 100 mil habitantes praticamente dobrar no período da festa. Número que mostra a importância para o setor de turismo e a curiosidade que gera no público interessado na cultura nacional. Segundo o IPHAN, apesar de cada região do país ter a sua forma de brincar o bumba-meu-boi, ou boi-bumbá, no Norte "ocorre com mais frequência durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro". Os desfiles dos grupos Garantido e Caprichoso são em formato de disputa, feitos durante três noites, no Bumbódromo, um tipo de sambódromo com capacidade para 35 mil pessoas. O público vibra e os jurados decidem o melhor a cada ano. NORDESTE O São João de Caruaru, no Pernambuco, é a maior festa regional ao ar livre, conforme o Livro dos Recordes Guinness. A festa será de 4 de junho a 2 de julho e terá de três a quatro atrações musicais diárias, como Elba Ramalho, Alceu Valença, Simone e Simaria, Luan Santana e Wesley Safadão, entre tantos outros. Segundo a Prefeitura de Caruaru, a expectativa é de movimentar R$ 250 milhões neste ano com a festa, que terá 24 polos distribuídos pelo município (https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2022/03/30/sao-joao-de-caruaru-2022-sera-de-4-a-29-de-junho-confira-a-programacao-completa.ghtml). Outro destaque da região é a celebração em Campina Grande, na Paraíba, que também cobra o título de maior São João do Mundo. Os festejos serão entre 10 de junho e 10 de julho, na cidade e nos distritos de São José da Mata. Elba Ramalho, Wesley Safadão, Xand Avião e Flávio José são algumas das atrações confirmadas, mas serão de dois a quatro shows gratuitos ao dia. De acordo com a Prefeitura de Campina Grande, o evento de 2019 movimentou R$ 300 milhões, gerou mais de 3 mil empregos diretos e indiretos e recebeu 2,5 milhões de pessoas em todos os locais e dias de eventos. Vale destacar ainda o Bumba-Meu-Boi de São Luís, no Maranhão, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e da Humanidade pela Unesco. São mais de 100 grupos de bumba-meu-boi que se apresentarão de 14 a 30 de junho. CENTRO-OESTE Nos estados próximos às fronteiras com países vizinhos, as festas recebem influência cultural de países vizinhos. No Mato Grosso do Sul, o principal evento junino é o Arraial do Banho de São João, em Corumbá, que começou no século 19 e é marcado pelo sincretismo religioso, com participação de católicos e religiões de matrizes africanas, em 23 e 24 de junho. Os participantes banham os santos nas águas do Rio Paraguai, prática que foi declarada patrimônio da cultura imaterial do Brasil pelo IPHAN em 2021. Na festa, além das tradicionais modas de viola que marcam a região há também a influência cultural boliviana e paraguaia, como com a polca paraguaia e a sopa paraguaia, que na verdade é um bolo à base de milho, cebola e queijo. SUDESTE A capital mineira é o destaque do Sudeste com o Arraial de Belo Horizonte, que começou em 1979 como Arraial de Belô. Encampado pela prefeitura para atrair turistas, o evento cresceu e chegou a receber 120 mil pessoas, que podem acompanhar competições com mais de 40 quadrilhas de dança, gastronomia típica caipira e muita música. Por cuidados diante da pandemia, o evento está previsto neste ano para ocorrer aos fins de semana, da segunda quinzena de julho até agosto. Na capital paulista, a lista de atrações é grande. Uma das principais é organizada pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN), o São João de Nóis Tudim. As atrações vão de shows, apresentações culturais, culinária típica e um espaço interativo, sempre aos sábados e domingos, de 4 de junho a 31 de julho. SUL As festas juninas na região Sul são organizadas em bairros, escolas e igrejas, sem um grande evento apenas. As atrações ficam por conta de danças e vestimentas de inspiração tropeira e gaúcha, além da culinária típica local e do frio, ótimo companheiro para se comer pinhão e tomar quentão. Nesse sentido, os principais destinos são os já tradicionais de inverno, como as gaúchas Gramado e Canela, que contam com festas juninas e estão em uma região forte em vinhos e culinária colonial. Ouça mais no link: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/375497/organizadores-de-festas-juninas-ja-se-planejam-par.htm Leia mais: Aproveite: o mercado de cruzeiros marítimos está em alta
Fri Mar 08 14:16:48 BRT 2024
Festas Juninas aceleram recuperação econômica em todo o Brasil
As Festas Juninas estão entre os principais atrativos turísticos do país. E, com a redução das restrições associadas à pandemia de coronavírus, as Festas Juninas ressurgem como fator fundamental de recuperação econômica para dezenas de municípios, principalmente no Nordeste do país. Confira onde acontecem as principais festividades e planeje seu negócio, porque a retomada do turismo abre oportunidades importantes para toda a cadeia do setor, incluindo restaurantes, lojas, hotéis, pousadas e muito mais. O comércio eletrônico, que cresceu muito por conta da pandemia, também não fica de fora e pode acelerar as vendas em todos esses setores, no Brasil e no exterior. As Festas Juninas incluem as comemorações alusivas a Santo Antônio (13 de junho), São João (24) e São Pedro (29). Duas cidades brasileiras disputam, tradicionalmente e de forma saudável, o título de “melhor do mundo” nas festividades: Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Caruaru, que também é conhecida como Capital do Forró, aposta este ano no “São João do Reencontro”, com 24 polos de concentração e cerca de 800 apresentações. As comemorações duram o mês inteiro e incluem outra tradição – as comidas gigantes –, que remonta a 1999, quando foi elaborada uma gigantesca pamonha. Caruaru preparou este ano o maior cuscuz do mundo. A expectativa da prefeitura era de que as Festas Juninas gerassem dois mil postos de trabalho no período, e que as centenas de milhares de visitantes injetassem cerca de R$ 300 milhões na economia local. Campina Grande, que é conhecida pelas grandes Festas Juninas a céu aberto, não fica atrás. Depois de dois anos de isolamento, a cidade dedicou este ano às comemorações ao cantor e compositor Genival Lacerda, nascido em Campina Grande e que morreu no ano passado. Entre as atrações das festas de Campina Grande, que vão de 10 de junho a 10 de julho, está a “Locomotiva Forrozeira”, um grande baile realizado em vagões de trem, com capacidade para cerca de 800 pessoas. Campina Grande tem outra rival, em seu próprio estado. Trata-se da capital, João Pessoa, que não quer fazer feio e apresenta o São João Multicultural, com um festival de quadrilhas e shows de grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho e Ranniery Gomes. São Luís, no Maranhão, é outra capital nordestina que fervilha durante os 60 dias de duração das festas juninas. Um dos destaques da programação local é o tradicional bumba-meu-boi, além do São João no Bairro, que leva manifestações artísticas e culturais a toda a cidade. As disputas pelo melhor São João alcançam outros estados brasileiros Natal e Mossoró protagonizam o duelo cultural e artístico no Rio Grande do Norte. No Ceará, a principal disputa acontece entre Fortaleza, a capital, e Maracanaú. Mas nem só do Nordeste vivem as Festas Juninas, Brasil afora. Em São Paulo, cidade em que grande parte da população tem origem nordestina, o destaque são as quermesses. E em muitas delas, as tradições do Nordeste combinam-se com a conhecida influência italiana na região, fazendo com que as mesas das quermesses misturem pinhão, quentão, pizza e focaccia. Na Região Centro-Oeste, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, oferece a comemoração mais animada no período. Uma das principais atrações turísticas é o batismo de São Joao nas águas do Rio Paraguai, evento que, desde 2021, tem o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. E no Norte do país, o Pará, sede de outras grandes festividades, como o Círio de Nazaré, enriquece as Festas Juninas com o carimbó, ritmo típico da região. Lages, em Santa Catarina, é o grande destaque sulino nas comemorações dessa época. A cidade realiza este ano a 32ª edição da Festa do Pinhão e também oferece ao turista as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra, um dos maiores festivais de música nativista da América Latina. Agora é com você: estude as melhores alternativas e turbine seu negócio com o retorno das Festas Juninas em todo o país.
Fri Mar 08 14:03:26 BRT 2024
Viagens para solteiros e adultos: o exemplo dos cruzeiros marítimos
Pesquisas no Brasil e no mundo mostram que, a cada ano, o número de pessoas que estão preferindo viver só, sejam solteiras, divorciadas ou viúvas, cresce exponencialmente. Segundo a pesquisa realizada pela Euromonitor Internacional, “o número de residências com um único morador deve crescer a uma taxa média anual de 1,9% nesta década”. Até 2030, a estimativa é que haja um aumento de 120 milhões de residências de uma única pessoa, o que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2018. Aqui no Brasil, a tendência é a mesma. Em 2010, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, havia 90 milhões de pessoas solteiras na população. No ano de 2017, o Instituto Ipsos, empresa de pesquisa e inteligência de mercado, apontou que 54% da população do país se declarou solteira, sendo as cidades de maior concentração deste público: Salvador (60%); Belo Horizonte e Brasília, ambas com 56%. Ainda de acordo com o IBGE, em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas passou de 10,4% para 14,6% e os motivos apontados para a decisão de permanecerem solteiras foram: se sentem mais independentes (25%), livres (23%), e com maior privacidade (50%). Só para citar mais uma pesquisa, em fevereiro deste ano, pesquisadores do Pew Research Center, em amostra com 2,6 mil norte-americanos solteiros, mostraram que 56% dizem não estarem procurando um relacionamento ou encontros casuais, ou seja, estão fora do mercado de namoro. Pois é, a opção pela vida solo vem crescendo e, com as mudanças do comportamento e do tamanho da família, surge um novo cenário de consumo: o consumo para um. Mas será que o mercado está preparado para atender esses clientes potenciais? O exemplo das cias. marítimas Um segmento do turismo que já há algum tempo tem dado atenção especial a este público e está investindo cada vez mais é o de cruzeiros marítimos. Alguns deles chamam mais a atenção dos adultos solteiros ou os que viajam entre amigos. Neste caso, no geral, são cruzeiros marítimos que não tem atividades ou atrativos para crianças, são navios menores, com duração maior e que passam por destinos que os pequenos não têm interesse, como Norte da Europa, Canadá ou Alasca, ou seja, lugares mais frios. Alguns exemplos ficam por conta da Holland America Line, Princess Cruises, Celebriy, entre outras. Algumas companhias, como a Fred Olsen Cruise Line, a Singles Travel Internatinal e a Singles Travel Company´s Cougar Cruise resolveram focar em solteiros e com mais de 30 ou 50 anos, fornecendo para esta faixa etária muita aventura, história, cultura e possibilidade de se enturmar com gente da mesma idade. Já o Valiant Lady, segundo navio da Vigin Voyages, entrou em operação na Europa em março deste ano e foi todo projetado para oferecer experiências somente para adultos. Antigamente, a ideia de viajar só desanimava logo de início pelo valor, sempre ficava mais caro ou o cliente teria que pagar pelo preço de uma cabine dupla. Contudo, esse cenário está mudando. Uma das pioneiras a pensar nos viajantes solo foi a Norwegian Cruise Line. A companhia construiu cabines e áreas comuns para viajantes solteiros. As cabines studios foram projetadas com o tamanho ideal para viajantes individuais e sem a necessidade de ter que pagar por uma cabine dupla. A oferta de rotas desta empresa é variada, com opções pelas Bahamas, ilhas gregas, mediterrâneo e América do Sul. A companhia inglesa Fred. Olsen Cruise Line, já aposta em poucos passageiros e dispõe de cabines individuais em todos os seus navios. Os roteiros são pela Europa, Caribe, África, Ásia e América do Norte. O navio Quantum of the Seas, da Royal Caribbean International, tem 75 itinerários com a cabine single disponível, partindo de Xangai, na China, rumo a cidades do Japão e/ou Coréia do Sul. Focada em cruzeiros marítimos de luxo, a Crystal Cruises, conta com 25% de seu público inserido nesse nicho, assim, oferece muitas opções de atividades e condições para viajantes individuais. Festas para solteiros, workshops e mesas compartilhadas nos restaurantes são algumas das opções. As cabines são apenas duplas, porém o valor tem desconto que varia de acordo com a disponibilidade. A empresa italiana Costa Cruzeiros, possui acomodações individuais em metade de seus navios, incluindo o Costa Favolosa e Costa Fascinosa, com 17 cabines individuais cada. Com saídas do Rio de Janeiro e de Santos, percorre destinos na América do Sul e, também, há itinerários pelo mundo todo, incluindo Dubai, Extremo Oriente, além de uma opção de volta ao mundo. O exemplo das cias. marítimas pode e deve ser seguido pelo trade, como agências de viagens, hospedagens, organizadoras de eventos, operadoras de turismo, entre outros. Investir neste nicho do mercado, composto por pessoas solteiras ou descomprometidas, é uma ótima opção para aumentar o potencial competitivo da sua empresa e ampliar seus negócios. Não perca tempo, busque entender as principais características e demandas desse perfil de cliente, procure adaptar seus roteiros e serviços e pense em uma estratégia de marketing digital com conteúdo que desperte seu interesse. Conquistar este público pode ser a chave do seu sucesso. Quer ter uma ideia de como é um cruzeiro marítimo só para adultos? Assista ao vídeo do canal no YouTube, Viaje por Conta e conheça o navio Valiant Lady da Virgin Voyages.
Fri Mar 08 13:48:08 BRT 2024
Dia dos Namorados: estratégias para a data mais romântica do varejo
O Dia dos Namorados só fica atrás do Natal e do Dia das Mães. Com o clima de romance no ar, as pessoas certamente sairão às ruas para comemorar e trocar presentes, e a sua loja não pode ficar de fora dessa grande oportunidade. Prepare-se! Além das ações do ponto de venda, não esqueça de manter foco nas oportunidades de vendas eletrônicas. Se ainda não pensou e planejou vender pela internet, a hora é agora. As pessoas, hoje, estão mais receptivas a vendas por meio de lojas virtuais, pela comodidade e praticidade que essa modalidade oferece. Preste atenção às dicas para ampliar as vendas que estão descritas a seguir e comece logo a providenciar as mudanças que irão deixar sua loja super preparada para vender mais e ampliar os resultados: Já pensou em chamar seus clientes para uma ação de Dia dos Nmorados? Isso mesmo! Envolva seus clientes, criando e distribuindo para a sua comunidade conteúdos temáticos que sejam interessantes, relevantes e conectados com a necessidade do momento. Utilize Instagram, Facebook, Tik Tok, Whatsapp, Telegram nas suas campanhas, assim você gasta pouco e alcança seu público. Prepare bem seu espaço físico! O Dia dos Namorados é uma fonte inesgotável de inspirações. Traga este clima de romance para a sua loja! Sua loja precisa se comunicar, falar com seu cliente que é atraído pelas estratégias de propaganda e marketing. Suas instalações devem ser acolhedoras, e o atendimento deve estar alinhado com os princípios de foco no bem-estar do cliente. O Dia dos Namorados é uma fonte inesgotável de inspirações. O ponto de venda precisa ser reestruturado para que este clima de romance chegue à sua loja, um novo espaço físico para proporcionar experiências de compras e soluções mais versáteis e geradoras de satisfação aos consumidores. Ressalte os benefícios dos seus produtos A briga por preços não é boa ação nos negócios, mas pode ser amenizada quando seu negócio mostra que os seus produtos têm valor além do que ele está pagando financeiramente; inove, use a criatividade e mostre como a sua marca pode servi-lo e resolver as dores e desejos dele, por meio dos benefícios que oferece... Prepare bem a sua equipe e desenvolva competências para oferecerem um atendimento qualificado, além de capacidade para trabalharem com vendas consultivas, onde o centro da questão é ajudar o cliente a decidir. Isso significa que o vendedor se torna o especialista, e o atendimento complementa o valor do produto em si Essa prática melhora e potencializa a experiência do cliente por meio do entendimento de suas necessidades, expectativas e desejos, possibilitando o aumento do tíquete médio e dos itens por compra. Cliente satisfeito compra mais e tem a tendência de indicar a empresa para parentes e amigos. Prepare a sua equipe acessando o curso Atendimento ao cliente: “Aprenda sobre os procedimentos de atendimento em uma empresa e como estas ações provocam um impacto positivo nos resultados de um negócio.” Ofereça vantagens! Aproveite esta estratégia para gerar contato e estimular vendas adicionais futuras. Afinal de contas, sempre é bom dar aquele empurrãozinho para o cliente retornar à sua loja e tornar-se um consumidor fiel. Veja abaixo: Crie promoções que estimulem o retorno do cliente. Que tal usar um cupom de desconto para a próxima compra? Além de gerar um estímulo para a volta ao ponto de venda, ele é um excelente gancho para a sua equipe trabalhar o pós-venda e novas compras adicionais. Quando for relembrar ao seu cliente sobre o cupom de desconto, faça da forma mais criativa. Que tal enviar sugestões de compras que estejam em sintonia com o produto que foi adquirido? Quem não gosta de se sentir especial, recebendo comunicações personalizadas em vez de receber simples lembretes de descontos? Veja mais a seguir: Associe frete grátis a partir de valores mínimos de compra, se for o caso; Use promoções progressivas para vender mais; Ofereça comodidades, como estacionamento; Sabe aqueles seus clientes que não têm namorado? Que tal fazer uma ação “presenteie você mesmo” para quem ainda não foi flechado pelo cupido? Estimule a criatividade da sua equipe com o curso: Como ter ideias criativas e inovar na prática? Preparação Planejar é importante para você não ser pego de surpresa e perder oportunidades de negócios. Preste atenção a esses tópicos: Não deixe tudo para a última hora! Em média, 15 dias antes da data é o tempo que os casais reservam para procurar o presente ideal; Planeje suas campanhas com antecipação para ser lembrado como uma boa escolha na hora da compra do presente; Prepare, também, as suas ferramentas e os seus canais de contato com os clientes: mantenha páginas de perfis atualizadas, dê respostas ágeis e interaja bastante. Isto é o mínimo que seu cliente espera na hora de fazer contato com você por esses canais. Busque aumentar o ticket médio sem deixar de oferecer opções complementares. A venda adicional, que inclui produtos de menor valor, colabora para aumentar os indicadores de tíquete médio e itens por tíquete; apesar destes produtos terem preço menor, geralmente, possibilitam maior margem. Dê destaque, tanto em loja física quanto virtual, aos produtos de maior procura. Caso ainda não atue no ambiente virtual, dê uma olhada nesse vídeo que separamos para você: Como bombar o seu negócio nas redes sociais. “ Você sabia que 66% dos brasileiros são ativos nas redes sociais? Nessa onda, estão consumidores em busca de produtos e serviços para comprar na internet.” O Sebrae dispõe de uma infinidade de cursos para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acesse o portal do Sebrae. CONTEÚDO RELACIONADO Artigo Dia dos Namorados: Como aumentar suas vendas Artigo: 5 dicas para vender mais no dia dos namorados Pesquisa: Dia dos namorados: intenção de consumo
Fri Mar 08 13:18:44 BRT 2024
Cestas para emocionar e fazer bons negócios no Dia das Mães
O Dia das Mães é para ficar registrado como um momento de muito amor, carinho, emoção e gratidão. Considerado o segundo Natal para o comércio, a data traz oportunidades de bons negócios e as cestas de café da manhã têm tudo para fazer muito sucesso. Afinal, nada como despertar as mães da sua clientela com uma vistosa e convidativa mesa com doces e salgados apetitosos. Prepare-se para ajudar e oferecer muitas opções para os filhos. Planejar Se você já trabalha com esse produto, comece o planejamento com os dados das vendas do ano anterior. Para todos os empreendedores interessados no comércio de cestas de café da manhã, é importante organizar o estoque, preparar promoções e ter um atendimento muito especial. O Sebrae tem orientações que vão ajudar no seu negócio e aumentar suas vendas.
Wed Feb 28 14:04:10 BRT 2024
Inove e crie passeios turísticos para o Dia das Mães
O empreendedor de turismo também tem a possibilidade de criar presentes e kits personalizados para o Dia das Mães, que neste ano será no dia 8 de maio. Passeios temáticos, fins de semana na praia, rotas culturais ou experiências em trilhas para as mais aventureiras são formas de elevar o faturamento e dar aquela ajudinha para os filhos que enfrentam dificuldades em serem criativos com presentes para elas. Cada canto do País tem alguma experiência nova, um local menos conhecido ou mesmo grandes eventos que podem servir de presente. Um combo com passagens para assistir uma orquestra sinfônica, tour por museus e exposições de artes, shows musicais, visitas a parques ou um dia relaxante na praia são algumas das opções para empreendedores do setor. Conheça outros destinos e formas de criar passeios e pacotes turísticos para as mães de cada estado brasileiro neste e-book que o Sebrae preparaou para você: Guia para Criar Pacotes Turísticos para o Dia das Mães DIVERSIDADE Cidades mais próximas às capitais de cada estado têm mais opções disponíveis. Normalmente, são esses locais que reúnem grande número de museus, parques e passeios. No entanto, o interior do Brasil também é rico e diverso culturalmente. Há cidades históricas, passeios por regiões produtoras de vinhos e parques gigantescos, que começam a cair nas graças dos turistas, como o Jalapão, no Tocantins. NATUREZA Em alguns casos, há passeios que incluem o contato com a natureza e acesso à cultura local. É o caso do passeio de trem entre Curitiba e Morretes, no Paraná. São 70 km de viagem pela Serra do Mar, passando por túneis, paredões de pedra, represas e pontes tão estreitas que o passageiro tem a impressão de que o vagão flutua no ar. Na cidade serrana paranaense, é possível de conhecer as delícias da culinária local, como o barreado, um tipo de cozido em que carnes bovina e suína chegam a desmanchar em meio a condimentos e farinha de mandioca, em uma panela de barro, para ser servido com banana in natura ou farofa com a fruta. Ainda, Morretes é uma cidade histórica, com belas construções. No Nordeste, os alagoanos têm a oportunidade de fazer um passeio pela foz do rio São Francisco, em Piaçabuçu. O local tem belas paisagens, é possível conhecer o estilo de vida de comunidades ribeirinhas e até mesmo nadar no Grande Chico, em um local conhecido pelas águas calmas. Leia mais: Lista de 7 lugares para levar sua mãe no Dia das Mães Empresas de turismo querem influenciadores digitais Como e porque investir no no Ecoturismo em 2022