Este é o primeiro passo para a análise financeira e deve projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.

O fluxo de caixa é o primeiro passo para a análise financeira e deve projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.

De fácil elaboração para as empresas que têm os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado como controle e, principalmente, instrumento na tomada de decisões. O empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa.

Com as informações, é possível elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade e a lucratividade, entre outros pontos.

Manter as contas em dia é muito importante para a saúde do negócio e para poder planejar uma gestão empresarial tranquila, eficiente, eficaz e efetiva. Use a planilha que o Sebrae preparou para ajudar a organizar as contas do seu negócio.

Saiba mais

Fonte: Sebrae Nacional - 26/07/2016