A escolha de um ponto comercial não é uma tarefa fácil e, se feita de forma equivocada, pode afetar os resultados das vendas.
A escolha de um ponto comercial, que é considerada uma tarefa bastante difícil, deve ser feita com cuidado e atenção, já que pode ajudar no crescimento do negócio, mas também pode atrapalhar o sucesso das vendas quando feita sem estudo e planejamento.
Um estabelecimento bem localizado atrai mais clientes, por isso é preciso avaliar o local de maneira estratégica, considerando fatores como acessibilidade, concorrência e o perfil do público que se deseja atrair.
O ponto comercial não é apenas a localização de um estabelecimento, mas também representa a aceitação do público ao espaço no qual o comércio está inserido.
Antes de definir o local do estabelecimento, é preciso verificar:
- Se os clientes têm fácil acesso à loja.
- Se existe a venda por impulso, ou seja, a que o cliente compra ao visualizar o produto sem que estivesse pensando em comprá-lo.
- Qual é o tráfego de pedestres no local da loja.
- Se há concentração de comércio e o número de concorrentes.
- Se existe a necessidade de estacionamento.
Estas são algumas dicas que podem ajudar na escolha do local da loja:
- Conhecer o seu público-alvo: entender o perfil do cliente que se deseja atender é um dos primeiros passos na criação ou na expansão de qualquer empresa. Isso vai ajudar na definição do layout da loja, do tipo de exposição dos produtos etc.
- Verificar a acessibilidade: não somente à loja em si, mas às vias de acesso ao local. A depender do perfil do público desejado, será fundamental dispor de estacionamento fácil.
- Considerar o fluxo natural de pessoas: muitas compras são realizadas por impulso. Por isso, estar em um local que, por si só, tenha uma boa afluência de pessoas pode representar um bom diferencial no momento da escolha do ponto comercial.
- Pensar no potencial de crescimento da região: essa dica é especialmente importante para empreendedores que decidem apostar em um bairro que está em início de ocupação. Analise o tempo que o local levará para ter um bom volume de pessoas e se a sua empresa tem fôlego para esperar esse crescimento.
- Analisar o seu orçamento: verifique se o valor do aluguel e de todas as despesas associadas ao imóvel cabem no seu orçamento. Avalie as finanças da empresa, faça uma previsão de lucros e prazo de retorno. Depois, pesquise o valor de mercado para imóveis na região desejada e faça um balanço do melhor custo-benefício.
Alguns deslizes que podem afetar o sucesso do seu negócio:
- Não atentar para o planejamento: planejar é a chave para qualquer negócio, e a busca pelo ponto comercial não poderia ser diferente. Sem isso, você pode gastar além do orçamento ou até se perder nos prazos de abertura da loja.
- Deixar a ansiedade falar mais alto: já ouviu que a pressa é inimiga da perfeição? Nesse caso, ela é totalmente verdade. A ansiedade para abrir o seu estabelecimento é grande, mas ela pode fazer todo o planejamento sair de controle. Mantenha os pés no chão e aja de maneira estratégica, sempre pensando no futuro do seu negócio.
- Considerar apenas os gastos com aluguel ou compra do espaço: outro grande erro é fazer os cálculos considerando apenas os custos de aluguel ou o preço para compra do ponto comercial. Lembre-se de que existem outras despesas envolvidas, como manutenção, documentação, IPTU e compra de equipamentos e reformas.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.