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Mercado e Vendas | VENDA
Pós-venda de sucesso: organize suas tarefas e economize tempo

Conheça os benefícios de ter uma gestão pós-venda organizada para reduzir seu tempo de atuação e os gastos da sua empresa

· 04/11/2022 · Atualizado em 10/11/2022
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Depois de concluir a venda, existe um passo muito importante na vida do empreendedor que se chama pós-venda. Para ajudar a economizar tempo e dinheiro, nós do Sebrae, em parceria com o Mercado Livre, vamos apresentar a você as principais dicas para obter sucesso nessa etapa. 

Primeiro, vamos entender mais sobre o que é o pós-venda. Para muitas empresas, o contato com o cliente é finalizado no momento em que a sua compra é feita ou a entrega é realizada. Mas esse é um erro comum, que acaba por não estimular o cliente a comprar novamente. 

O pós-venda pensa justamente o contrário. Após a concretização da venda, é preciso manter um relacionamento com o cliente. Essa prática pode manter e até mesmo aumentar a sua carteira de clientes. 

Tão importante quanto investir em ações externas, de entrar em contato com o cliente ou medir seu nível de satisfação, é ter um processo de gestão pós-venda eficiente.

Organize suas tarefas

Estabeleça prioridades: quais são as tarefas que vão demandar um nível maior de atenção? Por exemplo, após a concretização de alguma compra, houve algum pedido de troca? Solicitação de devolução? Problemas com a entrega?

Em seguida, faça uma lista, classifique as tarefas de acordo com as solicitações e defina as prioridades. Com planejamento e organização vai ficar mais fácil entrar em contato com os Correios ou a transportadora, se esse for o caso. 

Algo que pode facilitar e muito a vida do empreendedor é ter à sua disposição um software que organize as etapas de cada venda. Essas plataformas que gerenciam contas e fazem o levantamento das oportunidades com o cliente também são chamadas de CRM, sigla para customer relationship management (gestão de relacionamento com o cliente). As tarefas automatizadas ajudam o próprio empreendedor na agilidade do atendimento, redução de custos e produtividade.

Plataforma de vendas do Mercado Livre

Para os empreendedores que possuem cadastro na plataforma do Mercado Livre, o painel de vendas organiza essas tarefas automaticamente. Dessa forma, você visualiza mais rapidamente as reclamações que tem para atender. 

O painel se destaca com cores classificadas de acordo a urgência, as mais sérias ficam de vermelho e as ações pendentes ficam com a cor laranja.

E mais, para encontrar uma venda no buscador, basta buscar pelo código de rastreio dos Correios ou da transportadora – todas as devoluções, sem exceção, possuem esse código. Depois, é só digitar na seção “vendas” e pressionar o botão “enter”.

Construa um relacionamento com o seu cliente

Os seus clientes não podem sentir que são apenas um valor monetário para o seu negócio, o ideal é que eles também se sintam parte do negócio. E como fazer isso? Seguem algumas recomendações:

  1. Cultura de valorização do cliente: invista no seu cliente, em condutas que o valorizem, como a qualidade no atendimento; e lembrar de datas especiais, como aniversário, dia da mulher e demais datas comemorativas. Oferecer alguns benefícios, como descontos, cashback e brindes.
  2. Ouvir suas considerações com interesse sincero: a coleta de feedback e críticas bem como a realização de pesquisas de satisfação mostram aos compradores que a empresa se importa com a sua opinião.
  3. Evoluir com foco na experiência do cliente: com base nas críticas, no feedback e na própria autoanálise da empresa, o objetivo é trabalhar para evitar a repetição de erros.

Oportunidade de potencializar as vendas

É nos pós-venda que o cliente vai lembrar da sua empresa. Principalmente se você mandar uma mensagem e mostrar preocupação com o que ele achou do seu produto, se ele está satisfeito; em caso de vendas on-line, se a encomenda chegou bem.

Se mostre presente e apto para atender as necessidades do seu comprador; aproveite a oportunidade para agradecer a preferência e até mesmo para sugerir que ele volte a comprar em a sua loja. 

Se os resultados forem positivos, mande sugestões ao seu cliente, ofereça facilidades para uma segunda compra. Afinal de contas, clientes fidelizados e satisfeitos podem abrir novas oportunidades para a sua empresa. 

Quer mais uma dica de como aumentar suas vendas? Conheça a plataforma Se Joga, desenvolvida pelo Mercado Livre e pelo Sebrae. Se você ainda não tem uma conta no Mercado Livre, aproveite para conhecer as facilidades do Programa Vende Mais, que oferece capacitação e assessoria gratuita para os novos vendedores da plataforma. 


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