CONSUMO

Segmento de alimentação saudável apresenta oportunidades de negócio

O setor cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. Investir em opções sem glúten e vegetarianas é tendência do mercado.

  • Público glúten free

O consumo de alimentos saudáveis no Brasil vem crescendo nos últimos anos. De acordo com um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014.

O setor movimenta US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que é o quarto maior mercado do mundo. A abrangência do segmento se justifica pelo fato de que, para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante. Além disso, 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes.

De acordo com Maria Tereza Bertoldo Pacheco, pesquisadora da área de Química de Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo, o cultivo de crucíferas como brócolis, couve-flor, alho e cebola tem crescido. Entre os frutos, ela destaca o açaí, que, segundo pesquisas, tem alta atividade antioxidante.

Além desses produtos, outros que até pouco tempo eram desconhecidos vêm ganhando espaço na mesa dos brasileiros e nas lavouras. São o caso da quinoa, da linhaça, do goji berry, do açafrão e da chia. Esses produtos fornecem, além de energia, uma série de benefícios ao organismo humano.

Público glúten free
  • Público vegetariano

Quem está pensando em investir no mercado de alimentação natural deve prestar atenção aos alimentos sem glúten. A sua demanda de consumo vem aumentando a cada ano e o mercado atende a pelo menos dois tipos de público: pessoas que sofrem da doença celíaca e os que seguem dietas que restringem o consumo da proteína.

Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), há dois milhões de pessoas no Brasil afetadas pela doença. E as dietas “detox” estão formando uma legião de apreciadores dos benefícios que a ausência de glúten na alimentação propicia.

O principal desafio dos adeptos do regime é encontrar substitutos à altura do trigo e dos produtos com ele produzidos. Para atender à demanda, o mercado está se movimentando. Evidência disso é a Feira Glúten Free, que acontece anualmente em São Paulo e que, desde a sua primeira edição, vem multiplicando não só o número de expositores de alimentos isentos da proteína como também o de visitantes.

Cuidados com a produção dos alimentos

Estabelecimentos que produzem alimentos sem glúten em uma cozinha onde se manipulam itens que levam farinha de trigo, por exemplo, devem buscar orientação para evitar a contaminação cruzada.

O pó da farinha de trigo no ar, o uso comum de utensílios e equipamentos, a limpeza inadequada e a falta de programação de produção de alimentos com e sem glúten são as principais causas desse tipo de contaminação, que pode causar muitos danos à saúde de celíacos.

Ideias de negócio

Público vegetariano
  • Público glúten free
  • Capacitações

Outra ótima oportunidade de negócio de alimentação saudável é aproveitar o crescimento do público vegetariano. Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo. Isso corresponde a 8% da população do país.

O crescimento da escolha por uma vida saudável entre homens e mulheres vegetarianos se altera conforme a idade, aumentando entre as pessoas de 65 a 75 anos. Neste grupo, o percentual é de 10%. Já entre os jovens de 20 a 24 anos, o percentual é ligeiramente menor (7%), assim como entre homens e mulheres de 35 a 44 anos.

O ranking começa com São Paulo, que tem o maior número de vegetarianos. São mais de 792 mil pessoas, ou 7% da população. Porém, a capital do Ceará, Fortaleza, fica com o título de maior população vegetariana em relação ao total demográfico, com 350 mil pessoas, ou 14% de toda a população.

Isso mostra que há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente. Vale acrescentar que os negócios focados nos vegetarianos também têm entre seus clientes as pessoas que não se declaram vegetarianas, porém são favoráveis a uma alimentação mais saudável.

Ideias de negócio

Aproveite e assista ao vídeo com a apresentação do caso de desenvolvimento da embalagem dos biscoitos da empresa Vegano Vegetariano. A marca contou com consultoria do Sebraetec Design.



Capacitações
  • Público vegetariano

Fonte: Blog Mercados