Para investir em um negócio de Loja de Bijuterias, é preciso saber que semi joias e bijuterias, além de proporcionar uma grande oportunidade para empreender, tem diversos benefícios, dispondo de muitos campos para atuação e inúmeras ferramentas que viabiliza um desenvolvimento de negócio bem promissor.
A história nos mostra que joias, semi joias e bijuterias sempre fizeram parte do cotidiano das mulheres e hoje contribuem para compor um look atual, muitas vezes, representando um estilo.
A bijuteria surgiu na Europa no século XVII e as peças eram réplicas de jóias. Eram usadas principalmente pela classe média que não tinha recursos para adquirir peças originais. As bijuterias ainda são usadas como réplicas de jóias, possuem personalidade e design moderno, que conquistam um público cada vez maior e destacam-se por sua originalidade e preço acessível.
Um caso bombástico de crescimento, é o da empresa Mil Bijus que segundo a revista Exame, de 2007 a 2018, já abriu 11 lojas próprias e um e-commerce, e a empresa contou com um crescimento de 35% no ano de 2018.
Com base em estudo setorial da indústria catarinense: joias, semijoias, bijuterias e ótica, o setor é comumente associado ao ouro e/ou ao diamante pelo o volume financeiro e “glamour” de que desfrutam. No que diz respeito a produção de joias e bijuterias, existem outros materiais explorados como o “capim dourado”, o plástico, a madeira sendo estes empregados por conta de um mercado consumidor que tem estimulado e exigido um design cada vez mais criativo e arrojado.
O negócio exige do empreendedor desenvolver uma pesquisa de mercado e acompanhamento no que diz respeito as tendências de moda, além precisar identificar as viabilidades econômicas do mercado o qual pretende inserir o negócio, levantar informações sobre possíveis fornecedores e perfil dos clientes que pretende atender.
Vale ressaltar a importância de se estruturar um modelo de gestão de forma estabelecer as práticas mais adequadas para gerir o negócio.
Todavia, estas orientações não substituem o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o Sebrae mais próximo.