A relação de confiança, satisfação de desejo entre cliente e empresa deve ser percebida como crucial para que haja sucesso na conquista.

Maria Denise Nunes Bitencourt
2 min de leitura · Atualizado em 26/09/2023
Conhecer o cliente
A utilização do marketing tem por objetivo despertar no cliente que sua necessidade será satisfeita pelo produto/serviço, fato caracterizado como força de venda.
A exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que apresente a relação positiva de custo-benefício, condições de negociação das empresas, já que o cliente está em busca da melhor proposta.
Uma ferramenta muito importante no processo de conhecimento da concorrência é a chamada pesquisa de mercado, pois é por meio dela que o empreendedor obterá conhecimento do cliente a ser atingido, das suas forças e fraquezas estabelecendo com isso seu diferencial competitivo e de mercado.
A venda para ser eficiente resulta no conhecimento do produto ou serviço oferecido, escuta ativa no sentido de coletar informações sobre os anseios dos clientes.
Estratégias
Estratégias de planejamento em vendas
- Ações promocionais chamam a atenção do cliente em redes sociais, como Facebook, fan page, Instagram, Pinterest, TikTok, Twitter e Linkedin.
E essas ferramentas digitais tornaram-se muito exploradas no sentido se atingirem os públicos específicos de cada negócio;
- Ter um bom recrutamento/seleção, treinamento e desenvolvimento pessoal, conhecimento da empresa e de seus produtos, serviços por parte da equipe de venda.
É de fundamental importância para conquistar o cliente pelo uso de uma abordagem correta e coerente com a proposta do negócio.
Etapas para uma boa venda
- Captação de clientes
- Definição da melhor abordagem, atendimento personalizado seja no presencial ou no online;
- No primeiro contato, apresentar a empresa, o produto/serviço e oferecer as vantagens;
- Ser claro, objetivo, ético e ágil;
- Obter resultado com a negociação que seja justa para ambas as partes;
- Trabalhar o pós-venda, com objetivo de fidelização do cliente;
- Registrar o histórico do cliente para a próxima venda.
Prospecção e manutenção dos clientes
Etapas:
- Identificar possíveis clientes, seja por meio das redes sociais ou pelos sistemas operacionais como CRM, ERPs, landing page.
- Conhecer os potenciais clientes: Conhecer suas necessidades, seus interesses com o produto /serviço, e sua capacidade de compra deste cliente.
- Personalização do atendimento. O Cliente quer sentir acolhido, único e valorizado pela empresa.
- Estratégia de abordagem e de acompanhamento: Com o objetivo de observar compra e necessidades futuras.
- Feedback quanto aos pontos falhos.
- Utilização de linguagem clara e objetiva evitando termos técnicos.
- Manter atualizado os dados dos clientes.
- Realizar pesquisas constantes sobre lançamento de novos produtos e serviços.
- Realizar promocional exclusivo para clientes já fidelizados.
- Enviar mensagens rápidas, curtas de agradecimento após a compra do produto/serviço.
Saiba mais
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
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