ATITUDE EMPREENDEDORA

Mulheres de Negócios

Criatividade, busca por conhecimento e superação marcam histórias das empreendedoras

  • Empreendedoras e o Sebrae

As mulheres estão protagonizando um novo cenário para o empreendedorismo. Em 2018, elas somaram cerca de 24 milhões de empreendedoras em todo o país, com base nos dados da Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), produzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade (IBQP) em parceria com o Sebrae.

Empreendedoras do Brasil

Ainda é notável o predomínio masculino no total de empresas e entre os empreendimentos já constituídos no país. Contudo, entre os novos empreendimentos, a presença feminina tem sido crescente nos últimos anos. A pesquisa GEM aponta que os empreendimentos liderados por mulheres têm sido menos longevos que os comandados por homens, o que atesta a relevância do tema Empreendedorismo Feminino e de instituições técnicas como o Sebrae no apoio à sustentabilidade destes negócios.

Clique para acessar e-book exclusivo sobre Empreendedorismo Feminino



Empreendedoras e o Sebrae
  • Iniciativas Pioneiras

Pesquisa feita pelo Sebrae Bahia confirma a força crescente do empreendedorismo feminino. Só na instituição, foram atendidas até maio de 2018, 93.315 mulheres empresárias ou potenciais empreendedoras. Contando com mais de 2 mil respondentes, a pesquisa traçou o perfil das empreendedoras que buscaram apoio do Sebrae.

Clique para acessar e-book exclusivo sobre Empreendedorismo Feminino



Iniciativas Pioneiras
  • Empreendedoras e o Sebrae
  • Mulheres de Sucesso

O Sebrae Bahia desenvolve ações de fomento ao empreendedorismo feminino que são referências dento do Sistema Sebrae. Conheça algumas das iniciativas:

1. Câmara da Mulher Empresária: Desenvolvida pela Fecomércio em parceria com o Sebrae/BA, a Câmara é um fórum de debates, reunindo empreendedoras e gestoras de negócios baianas.

Link: http://www.fecomercioba.com.br/%3Cfront%3E/cme-camara-da-mulher-empresaria

Saiba mais: http://www.ba.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/BA/sebrae-e-fecomercio-ba-firmam-parceria-em-prol-das-mulheres-empreendedoras,d39efa7107102610VgnVCM1000004c00210aRCRD

2. Centro de Referência Loreta Valadares: O Sebrae atua no Centro Loreta Valadares com a Sala da Mulher Empreendedora. O espaço, inaugurado em novembro de 2017, tem como objetivo fomentar o empreendedorismo em mulheres que passaram por situações de violência doméstica e familiar.

Link: http://www.spm.salvador.ba.gov.br/index.php/32-interior-cramlv/33-apresentacao

Saiba mais: http://www.ba.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/BA/sebrae-inaugura-espaco-de-empreendedorismo-para-mulheres-em-situacao-de-violencia-domestica,33d8e7aa10210610VgnVCM1000004c00210aRCRD

3. Projeto Mulher de Negócios (2018 – 2020): A Bahia faz parte do projeto piloto de Empreendedorismo feminino lançado em dezembro/2018 pelo Sebrae Nacional. As mulheres atendidas pelo projeto participarão de Mentorias, Consultorias, Palestras e Rodadas de Negócios. O projeto prevê os seguintes resultados:

- Aumento do faturamento bruto anual da empresa

- Inclusão financeira da pessoa jurídica

- Inovação e transformação digital

- Formalização das empresas (CNPJ)

 

Quer saber mais sobre nossos projetos? Acompanhe @SebraeBahia nas redes (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube).

 

Para as empreendedoras (Março/2019)

A Rede de Atendimento do Sebrae/BA desenvolve ações e eventos especiais em março focados no Empreendedorismo feminino. Confira:

Clique para acessar nossa loja virtual

Mulheres de Sucesso
  • Iniciativas Pioneiras

Até 2017, o Sistema Sebrae promoveu no estado e em todo o país o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Com histórias inspiradoras de dedicação aos seus empreendimentos, estas são as baianas vencedoras da premiação:

Vencedoras Baianas do Prêmio Nacional:



O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: