EMPREENDEDOR

Dia da Micro e Pequena Empresa aos olhos da diretoria do Sebrae Ceará

Nas palavras do Dr. Joaquim Cartaxo, a Diretoria do Sebrae no Ceará reconhece a importância das Micro e Pequenas Empresas e do Sebrae para o Ceará.

  • Atendimento

Hoje, cinco de outubro, comemoramos o Dia da Micro e Pequena Empresa. Momento de celebração e reconhecimento daqueles que contribuem para a geração de emprego e renda no país. A importância dos micro e pequenos empresários é tamanha que podemos dizer que somos um país de pequenos negócios. A magnitude disso se encontra nos números: 98% das empresas formalizadas no Brasil são micro e pequenas empresas, isto é: de cada 100 CNPJs, 98 são pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais, as micro e pequenas empresas também respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB); pela geração de 54% do total de empregos com carteira assinada; 55% do primeiro emprego. Ressalte-se ainda que as mulheres comandam 51% dos novos pequenos negócios que são abertos.

A realidade do Ceará acompanha esses números. As micro e pequenas empresas estabelecidas no estado representam 97,8% do número total de empreendimentos formais; assumem a geração de 30% dos empregos com carteiras assinadas e 26,5% do PIB estadual.

Comemorar o dia dos pequenos negócios no Brasil, e em especial no Ceará, é enaltecer também o Sebrae. O trabalho desenvolvido pelos dirigentes, colaboradores, consultores e demais parceiros da organização concorreu e vem contribuindo, a cada dia, para a realização do sonho de milhares de brasileiros que buscam no empreendedorismo uma oportunidade de melhorar de vida, sustentar suas famílias, gerar emprego e renda.

É no Sebrae, que muitos empreendedores, encontram o jeito adequado de transformar ideias em negócios tangíveis. Milhares buscam orientação, capacitação, qualificação e apoio do Sebrae para continuar gerindo seus negócios e tornando-os cada vez mais sustentáveis e competitivos.

A história do Sebrae é uma narrativa da participação ativa no redução do desequilíbrio regional e diminuição da desigualdade entre as pessoas em busca do desenvolvimento duradouro, principalmente por meio de ações junto aos micro e pequenos empresários. Trabalho realizados pelos nossos 12 escritórios,distribuídos por todas as regiões do Ceará. Onde há empreendedor no estado, existe a presença do Sebrae.

Salve os micro e pequenos empresários!

Salve os parceiros e a equipe técnica do Sebrae!

Joaquim Cartaxo
Superintendente do Sebrae Ceará

Atendimento

Central de Atendimento Sebrae

Nossos consultores estão à disposição para lhe orientar na Agência de Atendimento do Sebrae mais próxima ou por meio do telefone 0800 570 0800, ligue gratuitamente até de celular.

Atendimento Online

O portal Sebrae possui um time de especialistas prontos para conversar com você em tempo real. Basta 

se cadastrar, clicar em “Fale com um especialista” e escolher um assunto que mais se enquadre à sua necessidade. Você ainda pode escolher como quer ser atendido, sendo possível:
1 - Atendimento online via Chat no horário de 08:30h às 12:00h e 14:00h às 18:00h.
2 - Via preenchimento de formulário (você pergunta e a resposta vai para o seu e-mail).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: