Atualizações do Emissor

  • Atualização CT-e (mod. 57) em 07 de outubro de 2019. 

    Para o CT-e não sofrer a rejeição 850, disponibilizamos a atualização do Emissor de CT-e contempla o pacote de liberação 3.00a, tais como: QRCode; Exclusões de campos.

    ANTES DE ACEITAR A ATUALIZAÇÃO, é importante que proceda com as “Boas Práticas” abaixo:
    > Exportar os XML dos Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (modelo 57) autorizados (emitidos); e

    > Fazer o Backup do emissor, utilizando a função disponível no menu em SISTEMA (que fica disponível quando o emitente não está iniciado).


    Como é a disponibilização da atualização?

    Quando o programa for aberto, a partir do dia 07 de outubro de 2019, será apresentada a mensagem “Deseja atualizar o aplicativo?”. Clique em “OK” para iniciar a atualização. 



  • Alteração 26/ set - ERRO DE ASSINATURA DO JAVA NO EMISSOR
    Caso seu programa apresente bloqueio de segurança do java, siga ESTE PROCEDIMENTO para resolver.
  • Alteração 02/set - Emissor de NF-e
    A versão 4.01_sebrae_b026 do Emissor NF-e (Modelo 55) já contempla as regras de validação dispostas na Nota Técnica 2019.001 v1.20. Não é necessário fazer nenhum procedimento ou download de versão.
  • Saiba se o seu Emissor NF-e está atualizado (última versão)
    Inicie o Emissor de Nota Fiscal, clique no menu "Ajuda", na opção "Sobre". Nele será apresentada a versão do seu programa.
    A versão atual é a 4.01_sebrae_b026 - caso não seja esta que está aparecendo, faça novamente o download do programa.

  •  DISPONIBILIZAMOS O EMISSOR NF-e VERSÃO BETA 4.0.1. (MOD. 55).

Esta versão específica (4.01_b027) do programa Emissor de NF 4.0.1 visa:

  • ESTADO DO PARÁ - Atender a mudança de autorizador de webservice (url) do Estado ocorrido em 02/09/2019;
    > Antes de desinstalar: Importante que sejam executadas as boas práticas (Backup do Sistema e Exportação do XMLs das Nfs) disponíveis no menu "Ajuda" dentro do programa Emissor NF-e.
    >Para fazer a desinstalação: acesse o painel de controle JAVA, na aba "geral" clique em "exibir" e no visualizador de cachê, selecione o Emissor e exclua o programa.
    > Apos desinstalar: fazer o download da versão beta e fazer sua instalação.
  • DEMAIS ESTADOS - Atender as necessidades das pessoas físicas com inscrição estadual credenciadas em sua respectiva SEFAZ a emitir NF-e (MOD. 55). Exemplo: PRODUTORES RURAIS dos Estados do MT; BA; RS MG; RO.
    Para instalação: além do JAVA previamente instalado acesse Instruções de instalação  e acione o botão "Clique aqui para fazer o download do Emissor por CPF e IE".

 

  • Java
    O JAVA disponibilizou a versão 8 - atualização 221, caso tenha dificuldades com a utilização do Emissor, faça a atualização do JAVA.
  • Lei - Portaria CAT 36/18 para o Estado de São Paulo (Optantes do SIMPLES)
    Há uma nova regra para empresas optantes pelo SIMPLES que emitem nota fiscal de papel (modelo 1 e 1A). Confira se a sua empresa se enquadra e veja mais informações clicando aqui.
  • Certificados Digitais recomendados para utilização no Emissor NF-e | CT-e
    É recomendável a utilização dos certificados digitais padrão ICP-Brasil nos formatos A1 e A3.
  • Aplicativo Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e
    Informamos que não disponibilizamos o aplicativo de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais – MDFe. Para mais informações clique aqui ou acesse http://www.mdfe.ms.gov.br/

 

 

 
 
 

Emissores NF-e e CT-e
  • Atualizações do Emissor
  • Tutoriais e Dicas de uso

O Sebrae disponibiliza a versão 4.0.1 do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o único gratuito de todo o país e o Emissor de Conhecimento de Transporte Eletrônico, também gratuito.

Antes de fazer o download do Emissor, leia as instruções.
  • Para sucesso na instalação tanto do emissor NF-e (modelo 55) XML versão 4.0.1 como CT-e (modelo 57) XML versão 3.0, o computador já deve possuir o Java instalado e atualizado com antecedência.
  • Os Emissores podem utilizados preferencialmente os sistemas operacionais Windows 7, 8 ou 10.
  • Em caso de instalação em outros sistemas operacionais (Linux e MAC) consulte o guia "Instruções de Instalação" logo abaixo.
  • Para a instalação do emissor de NF-e versão 3.10 ainda é necessária a inserção do endereço http://conteudo.sebrae.com.br na lista de exceções: abra o Painel de Controle do Java > clique na aba “Segurança” > clique em “Editar lista de sites” > adicione o endereço > clique em adicionar > continuar > “ok”. Veja mais detalhes do passo a passo. Reforçando que a versão atual do Emissor de NF-e é a versão XML 4.0.

 

.

  

 

Caso esteja com dificuldade de usar o emissor (Rejeições, campos, erros, entre outros) CLIQUE AQUI. 

Tutoriais e Dicas de uso
  • Emissores NF-e e CT-e
  • Dúvidas e Problemas

Tire as principais dúvidas sobre a instalação e o uso do emissor nos vídeos tutoriais abaixo.

  • Aprenda a fazer a importação do Emitente, Clientes, Produtos e Transportadoras da versão 3.10 para a versão 4.0.1. Notas fiscais não podem ser importadas devido à mudança de layout.

  • Saiba como vincular o Certificado Digital na versão 4.0.1 Emissor de Nota Fiscal via repositório do Windows. Caso você esteja com problemas com a vinculação (erro via aplicativo), orientamos que faça a vinculação do certificado pelo repositório, veja o passo a passo no vídeo abaixo. 

  • Confira dicas com o processo de emissão de NF-e (Emitir, corrigir, duplicar uma NF-e e cadastrar cliente e emitente)

 

 

  

.

Dúvidas e Problemas
  • Tutoriais e Dicas de uso

  • Rejeições NF-e | CT-e

Rejeições são respostas automáticas da Sefaz referente ao preenchimento incorreto de algum campo da Nota. Abaixo estão algumas das rejeições mais comuns.

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55) n.º 927

Nova regra de validação da NT2019.001 v1.20 e atual processo de emissão NF-e

Rejeição 927: esta rejeição acontece quando é duplicada uma nota fiscal e é excluído algum item desta nota.
Exemplo: usuário seleciona uma nota fiscal já autorizada com 8 itens e duplica esta nota. Na sequência, exclui o item nº 4, da nota duplicada. Após fazer este procedimento, ao validar a nota, o sistema não reclassifica a ordem dos produtos, deixando a sequência “1,2,3, 5, 6, 7 e 8” (faltando o 4) – gerando assim a Rejeição 927.
Solução: não utilize a função de ‘duplicar’ nota fiscal já autorizada, nos casos em que for necessária a exclusão de algum item que comprometa a sequência existente da nota original, ou seja, se houver necessidade de retirar algum item da mesma (como no exemplo), recomendamos o preenchimento manual de uma nova nota.

 

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55) n.º 906/938/970/971/972/973/975

A Nota Técnica 2018.005 v1.20 trouxe informações de alteração nos grupos de identificação de local retirada e de entrega, tributos (ICMS, informações de responsável técnico do software e detalhamento para produtos médicos).

Como resolver algumas das rejeições:

• Rejeição 938: alguns Estados obrigam o preenchimento da Base de Cálculo ICMS Retido na operação anterior (tag: vBCSTRet), Alíquota suportada pelo Consumidor Final (tag: pST) , Valor do ICMS próprio do Substituto (tag: vICMSSubstituto) e Valor do ICMS ST Retido na operação anterior (tag: vICMSSTRet).

• Rejeição 906: alguns Estados obrigam o preenchimento nos casos de operações a consumidor final (tag: indFinal=1, “Consumidor final”), das informações do ICMS Efetivo (N33) 

As demais rejeições podem ser consultadas na Nota Técnica 2018.005 v1.20 - a partir da página 19.  

 

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55)  n.º 611 e 612 e as de n.º de 882 a 896

A Nota Técnica 2017.001 trouxe a questão de Validação GTIN para os emissores NF-e (4.0.1) e também as mensagens padrão de rejeição. As mensagens (Rejeições n.º 611 e 612 e as de n.º de 882 a 896) que os usuários têm recebido se referem ao código de barras dos produtos. Para tratá-los, siga as orientações abaixo:

• Para a solução da rejeição, deverão ser informados os código de barras do produto nos campos EAN e EANTrib no momento da emissão da nota; ou 

• Para produtos que não têm código de barras com GTIN, deve ser informado o literal (sem aspas) “SEM GTIN”.

 

Rejeições do Emissor de Nota Fiscal (NF-e Modelo 55)  n.º  850 / 851/ 852 / 900 / 901 / 902 / 905

Devido a regra de validação (preenchimento) implementada pela Fazenda a partir 03/09/2018, as rejeições acima destacadas se devem ao erro de preenchimento na aba "Cobrança". Estas rejeições podem ser corrigidas a partir da leitura da Nota Técnica 2016.002 v 1.61, localizadas nas páginas 51 (regra de preenchimento) e 64 (regras para correções das rejeições).

• Caso preencha esta aba (Cobrança) é necessário também preencher todos os campos da Fatura, são eles: Número, Valor Original e Valor Líquido.

• Se o campo "Duplicatas" for incluído, o preenchimento dos campos da "Fatura" também devem ser informados, são eles: Número, Valor Original e Valor Líquido.

 

  • Erros Java

Erro Java (TM) Web Launcher parou de funcionar
Mensagem de erro gerada pelo Java quando é aberto o programa do Emissor.
Para corrigir, realize o procedimento. Acesso o painel de controle Java, na aba 'atualizar' clique no botão 'Atualizar agora'.

 

  

Erro ao acionar o aplicativo:
O erro acontece quando o atalho na área de trabalho é acionado ou na instalação/reinstalação do emissor.

Para solucionar o erro, exclua o atalho da área de trabalho, acesse o botão EXIBIR no PAINEL DE CONTROLE JAVA na aba GERAL. Abrirá o “Visualizador de Cache”, então selecione o emissor 4.01 com o botão direito do mouse, selecione instalar o atalho. Teste o atalho.

Se o emissor não abrir, acesse novamente o “Visualizador de Cache” e exclua o programa, na sequência instale-o novamente (se precisar, baixe o programa novamente). Acesse o tutorial de exclusão. Obs.: a pasta Database que possui todas informações do emissor não é alterada com este procedimento.

Confira a tela do painel de controle do Java.

Não sabe acessar o painel de controle java? Saiba mais no site: www.java.com e pesquise “como acessar painel de controle java”

 

  • Certificado Digital

Erro Tela Parada ou Erro Inesperado: O erro acontece quando o botão "assinar" (a tela de seleção de certificado fica parada) ou "transmitir" (tela de erro inesperado) é acionado.
Para solucionar o erro, recomendamos que seja feito novamente o vínculo do Certificado no emissor.
Acesse o tutorial que auxilia a vincular o certificado dispínvel acima "Como vincular o certificado" em Tutoriais e Dicas de Uso nesta página.

 

  • Consulte as principais dúvidas referente aos Emissores (NF-e/CT-e)

  

Canais de apoio

Para mais informações e detalhes de como utilizar o emissor (preenchimento de notas, conhecimentos de transporte), consulte seu contador.