Pular para o conteúdo principal
Catalise o potencial das suas pesquisas

A sua pesquisa pode se tornar um negócio inovador com a ajuda do CATALISA ICT.

O que é o
CATALISA ICT

O Brasil precisa de negócios inovadores de base tecnológica para acelerar seu desenvolvimento econômico e social. As universidades brasileiras produzem uma quantidade expressiva de conhecimentos que precisam ser aplicados para gerar inovações.

Para fazer a aproximação entre a academia e o mercado, o Sebrae criou o CATALISA ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

Assim, será possível implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia.

Continuar lendo
Como será
feito?

O CATALISA ICT compreende uma jornada de aceleração e fomento ao pesquisador, da academia ao mercado, que inclui gates de seleção com base em critérios de mérito quanto ao potencial de inovação da proposta, em cada etapa.

 

Continuar lendo
Edital de Seleção de Pesquisas

Este edital faz parte da Etapa 1 do CATALISA ICT.
Clique para saber mais!

Baixe o edital
Cronograma

Realização de 27 workshops estaduais online para mobilização das entidades dos ecossistemas de inovação
05/11/2020 – 03/12/2020

Lançamento do Edital nacional para seleção de pesquisas com potencial de inovação
25/11/2020

Inscrições no Edital nacional para seleção de pesquisas com potencial de inovação  
25/11/2020 – 24/01/2021 (prorrogado até 21/02/2021)

Divulgação das pesquisas selecionadas com potencial de inovação
24/02/2021 (prorrogado até 19/03/2021)

Continuar lendo
Quem pode
participar

Etapas 1 e 2
Pesquisadores (mestres/doutores e mestrandos/doutorandos).

Etapas 3 e 4
Pequenos negócios de base tecnológica e seus proprietários.

     

Continuar lendo
Perguntas Frequentes
  • O que é o CATALISA ICT?

    O CATALISA ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema local de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da: 

    • criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;  
    • transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;  
    • inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios. 

  • Quem pode se inscrever no CATALISA ICT? 

    Alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorandos de Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT públicas e privadas brasileiras de todos os estados do Brasil, assim como os mestres e doutores, com diploma reconhecido no Brasil.  

  • Como inscrever uma pesquisa no CATALISA ICT? 

    As inscrições serão feitas apenas por meio do preenchimento do formulário disponível no site do CATALISA ICT www.sebrae.com.br/catalisaict. O Edital para seleção de pesquisas com potencial de inovação está com inscrições abertas até 21/02/2021.

  • Há custos financeiros para inscrever a pesquisa no CATALISA ICT? 

    Não. A inscrição da pesquisa no CATALISA ICT é gratuita.

  • O que é o plano de inovação no CATALISA ICT? 

    O plano de inovação é um documento estratégico para orientar a exploração de oportunidades de inovação a partir da pesquisa de mestrado ou doutorado. Durante a capacitação da Etapa 2 – Aprender e estruturar do CATALISA ICT, os participantes serão orientados a elaborar o plano de inovação, ainda como pessoas físicas (CPF), conectado aos problemas e desafios de empresas, governos e da sociedade. 

  • O que é o projeto de PD&I no CATALISA ICT? 

    O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) descreve as atividades da investigação tecnológica com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos e procedimentos adequados, empregando recursos humanos, materiais e financeiros, com vistas à implementação de inovações, ou seja, ao desenvolvimento e à introdução de um produto/serviço no mercado.  O projeto de PD&I deve viabilizar, por meio de uma empresa (CNPJ) - seja do proponente, seja da empresa para qual transferiu sua tecnologia,  a construção de protótipo, unidade-piloto, cabeça de série ou lote piloto, resultantes da Pesquisa e Desenvolvimento, e a realização de testes para inserção do produto/serviço no mercado.

  • Como fica a propriedade intelectual gerada pelas pesquisas apoiadas no CATALISA ICT? 

    Os direitos relativos à propriedade intelectual resultantes da execução de cada projeto no CATALISA ICT deverão seguir a legislação vigente, a política e as normativas de cada Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, na qual a pesquisa foi originada.  

  • Como serão apoiados os planos de inovação no CATALISA ICT? 

    Os planos de inovação serão apoiados por meio de bolsa concedida ao pesquisador que apresentou a pesquisa selecionada, bolsa auxiliar e recursos de custeio.

  • Como a universidade participa do Catalisa ICT?

    A universidade é peça fundamental do Catalisa ICT enquanto produtora de conhecimentos científicos, que serão a base de soluções tecnológicas capazes de gerar negócios inovadores, para resolver desafios da sociedade. A universidade é parceira do Catalisa ICT por excelência. Ela está na partida da jornada de aceleração, formando mestres e doutores, que receberão apoio e fomento para empreender e impactar o Brasil com os resultados de suas pesquisas. Ao ser parceira do Catalisa ICT, a universidade tem a oportunidade de fazer com que os conhecimentos por ela produzidos gerem benefício social e econômico para a sociedade. Os canais de escuta e diálogo do Catalisa ICT com as universidades estão permanentemente abertos, com o propósito maior de aprimorar sempre a jornada do pesquisador empreendedor (catalisaict@sebrae.com.br).

  • Como serão estabelecidas as parcerias empresas/universidades no Catalisa ICT?

    As equipes de pesquisadores participantes do Catalisa ICT vão identificar e buscar a forma mais adequada para empreender, de acordo o estágio e as condições do desenvolvimento da pesquisa, incluindo a proteção da propriedade intelectual e o regramento de cada universidade para contratos de tecnologia. Na jornada do Catalisa ICT, a via poderá ser a criação de uma empresa, considerando a participação de professores, mestres/doutores, mestrandos/doutorandos; ou a transferência da tecnologia para empresa existente; ou a alocação do pesquisador em pequena empresa com projeto de inovação. A forma de empreender vai ser construída durante a jornada e a universidade será peça fundamental dessa construção.

Catalise o potencial das suas ideias - Sebrae