CONTROLE FINANCEIRO

A importância da apuração de resultado: seu negócio é lucrativo?

Ao calcular a diferença entre as vendas totais e os custos mais despesas de um período, pode-se avaliar se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

Você colocou em prática todos os instrumentos e sugestões para aprimorar a gestão do capital de giro e, mesmo assim, sua empresa continua sofrendo financeiramente com o caixa apertado? É cedo para concluir que o negócio está operando com prejuízo.

Lembre-se que nem sempre caixa e lucro andam juntos. Analise as situações e alternativas para alguns ramos de atividades que demandam recursos elevados em capital de giro:

  • Comércio de móveis, eletrodomésticos, veículos e materiais de construção oferecem prazos maiores para pagamentos das vendas. Para essas situações, é preciso buscar uma parceria com um banco para financiar as vendas a prazo. A maioria das empresas que operam nessas atividades financiam seus clientes por intermédio de uma financeira. Quando essa alternativa é adotada, a loja passa a receber à vista, ou seja, o cliente fica devendo à financeira. Com isso, você agiliza a entrada de dinheiro no caixa;
  • Construção civil, estruturas metálicas e fabricação de equipamentos de grande porte são ramos de atividades que têm ciclo de produção longo. Ou seja, há um longo período entre o início da produção e a sua entrega ao cliente. Nesses setores, deve-se adotar as alternativas anteriores ou, então, estabelecer alternativas para os clientes pagarem ainda durante o período de produção. Em último caso, buscar uma linha de crédito a custos acessíveis para financiar a necessidade de capital de giro.

O segundo procedimento é fazer uma apuração mensal de resultados. Esse é um instrumento de gestão econômica que possibilita ao empresário conhecer os resultados de seu negócio, no fim de determinado período (por exemplo, no fim cada mês, trimestre, semestre ou de cada ano).

A apuração de resultados representa a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais (do período que se pretende apurar). Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro. Quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo. Se a empresa já mantém os controles financeiros organizados e atualizados, então tem as informações necessárias para fazer a apuração de resultados mensais.

A apuração dos resultados mensais deve ser feita depois do fim do mês, ou seja, no início do mês seguinte, quando o empresário já tem dados confiáveis das operações do mês anterior.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: