O DRE é uma importante ferramenta para analisar a lucratividade do empreendimento, cabe ao gestor saber entender e avaliar.

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorrem).
Em outras palavras, uma DRE apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.
Para fins legais de divulgação, ela abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que normalmente vai de janeiro a dezembro (12 meses). Entretanto, também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.
Há algumas possibilidades. Quanto mais detalhes sobre a operação, mais próximo do dia a dia. Quando mais amplo, mais estratégica a visão.
Uma estrutura resumida seria:
Receita Bruta
-
(-) Deduções e abatimentos
-
(=) Receita Líquida (1)
-
(-) CMV (Custos de mercadorias vendidas)
-
(=) Lucro Bruto (2)
-
(-) Despesas com Vendas
-
(-) Despesas Administrativas
-
(-) Despesas Financeiras
-
(=) Resultado Antes IRPJ CSLL (3)
-
(-) Provisões IRPJ E CSLL
-
(=) Resultado Líquido (4)
De forma simplificada, podemos em 4 etapas apurar o resultado do exercício, sendo que o Resultado Líquido é o valor que deve ser identificado ao final do processo.
Passo 1: Obter a Receita Líquida
Na primeira linha é apresentada a Receita Bruta de Vendas e dela são deduzidas as devoluções de vendas, os abatimentos, os descontos comerciais cedidos e os impostos.
A esse resultado dá-se o nome de Receita Líquida de Vendas.
Passo 2: Obter o Lucro Bruto.
Dessa Receita Líquida, deduz-se o custo das mercadorias e dos serviços vendidos, chegando-se ao Lucro Bruto;
Passo 3: Obter o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro
Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
Passo 4: Obter o Resultado Líquido do Exercício.
A partir desse resultado, serão acrescentados (ou dele deduzidos) os resultados não operacionais, tais como as participações de debenturistas, empregados, administradores, partes beneficiárias, etc.
Chega-se então ao Lucro Líquido do Exercício (LLE), objetivo final de toda DRE.
Utilização da DRE na gestão
Utilização do demonstrativo de resultados na gestão de sua empresa
Com o DRE permite fazer a análise horizontal e vertical. Na horizontal, são analisadas temporalmente a receita e a despesas, para identificar como se deu sua evolução. O interessante dessa análise é entender a evolução tanto dos ganhos quanto dos gastos.
Já na análise vertical são feitas comparações de contas de acordo com seus grupos. Assim, pode-se compreender quanto uma despesa com telefone, por exemplo, e como isso impacta no total de despesas. Com a combinação dessas duas, podem ser compreendidas tendências e feitas projeções que poderão auxiliar a empresa.
O Demonstrativo de Resultados pode ser combinado com outros documentos, para permitir uma análise da situação financeira da empresa.
Juntamente com o balanço patrimonial, que oferece o ponto de vista financeiro da empresa, o demonstrativo de resultados pode ser usado para apresentar o resultado econômico; ou seja, nesse documento podem ser vistas as receitas e gastos e no Balanço Patrimonial, os valores de caixa, bancos, entre outros recursos financeiros.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Foi um prazer te ajudar :)