CARTÕES DE PAGAMENTO

Alavanque suas vendas aceitando cartões de pagamento

Você pode disponibilizar as modalidades de crédito e débito para efetivação das compras do seu cliente, mas fique atento a cuidados importantes.

  • Benefícios

Os cartões de crédito e débito são os meios de pagamento mais utilizados nos estabelecimentos comerciais. Eles apresentam forte potencial para aumentar as vendas, já que permitem ao cliente - mesmo sem dinheiro em espécie - a concretização da compra. Por isso, não abra mão dessa ferramenta.

Outra vantagem é a garantia de recebimento. Nas vendas a prazo, o comerciante não precisará se preocupar com a cobrança de maus pagadores e nem terá que lidar com o desconforto dos cheques sem fundo. No entanto, é necessário estar ciente dos custos decorrentes dessas modalidades.

Confira a seguir informações sobre outros benefícios e dicas acerca dos cuidados que você precisa ter na hora de aceitar pagamento com cartões.

Benefícios
  • Cuidados

O pagamento por meio de cartões contribui para a melhoria da segurança no comércio, já que haverá menos dinheiro em caixa.

Também pode otimizar o trabalho, evitando perda de tempo com troco e idas constantes aos bancos para realizar depósitos de cheques e dinheiro.

O comerciante recebe os recursos, seguindo o parcelamento realizado ou, no caso de compras em uma só vez, em até 30 dias. 

Também é possível efetuar a antecipação dos recebíveis, o que pode ajudar em momentos de necessidade de dinheiro em caixa na empresa.

Cuidados
  • Benefícios

Para disponibilizar o pagamento por cartão, o comerciante paga, em todas as transações, uma taxa de desconto cobrada pelas credenciadoras.

Como as taxas são variáveis, é importante avaliar diferentes propostas das diversas empresas de cartões.

As maquininhas, como são conhecidos os terminais de captura, também atrelam custo ao procedimento. Existem diversos modelos distintos e elas podem tanto ser alugadas como compradas. Analise o que deve ser feito em busca do melhor custo-benefício.

Aceitar cartões exige também mais cuidado com o capital de giro, já que a empresa não recebe de imediato o valor pago.

Como as taxas para antecipar os recebíveis costumam ser altas, antes de realizar a operação, é interessante pesquisar outras linhas de crédito.

Nesse tipo de venda, nunca deixe de solicitar um documento de identificação para se prevenir contra cartões clonados ou roubados. As credenciadoras podem cancelar a compra quando feita por uma pessoa diferente do titular do cartão. Isso também pode acontecer quando não é obedecido o que está definido no contrato de credenciamento.

Saiba mais

 

Nos ajude a melhorar este conteúdo! Avalie abaixo se o conteúdo foi útil ou não para você. Se não foi útil, nos diga o que ficou faltando para poder melhorá-lo.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: