Medidas como o desenvolvimento de um plano de negócios podem ajudar na decisão de tomar ou não um empréstimo.

Por que financiar?
Por que existe a necessidade do financiamento? Esta é a primeira pergunta que você deve fazer antes de contratar ou não um empréstimo. Porque, antes de qualquer coisa, você precisa compreender os motivos que o levam a buscar financiamento.
O desenvolvimento de um plano de negócio pode te ajudar a encontrar a resposta. Esse é o documento que organizará as informações para que você saiba se vai ou não tomar a decisão de solicitar o investimento.
No plano de negócio, deve estar mensurado quais os valores dos investimentos fixos e de capital de giro, quais os resultados decorrentes, qual a origem e a aplicação dos recursos. Ainda assim, é claro que, por melhor que seja o plano de negócio, ele não garante a liberação de recursos pelo agente financeiro.
Verificar as possibilidades de crédito é fator decisivo para um financiamento planejado.
De quanto você precisa?
Para saber, é preciso definir qual o montante de recursos de que a empresa efetivamente necessita. Para chegar ao montante dos recursos necessários, é fundamental detalhar as máquinas, os equipamentos, veículos, móveis e utensílios nos quais vai investir e quais os seus respectivos preços.
Caso você não encontre uma boa razão para usar um empréstimo, deve evitá-lo!
Como pagar?
Você deve estudar bem o seu fluxo de caixa e verificar se existem recursos suficientes para amortizar a dívida a ser contraída. É preciso verificar, também, se o financiamento amplia o seu negócio e incrementa a sua lucratividade, de forma a cobrir a amortização das parcelas do empréstimo.
O autofinanciamento é possível?
O autofinanciamento é uma das formas de alavancar recursos para a atividade empresarial. Listamos aqui três possibilidades de autofinanciamento:
Negociar prazos mais dilatados com fornecedores.
Negociar prazos mais curtos com clientes.
Reinvestir o lucro do negócio ao invés de retirá-lo.
O financiamento adequado
Verificar as possibilidades de crédito é fator decisivo para um financiamento planejado, que não impacte negativamente na rotina financeira da empresa.
Pesquisar as alternativas de financiamento existentes e quais se encaixam nas necessidades do negócio é fundamental. Para começar, você deve procurar seu banco de relacionamento e conhecer as possibilidades de financiamento ou pesquisar no mercado financeiro as ofertas que melhor irão atendê-lo a curto, médio e longo prazo.
Saiba mais
Gostou das nossas dicas? Nós temos outros conteúdos para auxiliar você nessa jornada. Confira:
- Dicas para conseguir crédito para o seu negócio
- Descubra qual o melhor financiamento para o seu negócio
- O microcrédito é uma opção às necessidades de recursos financeiro para o MEI.
Foi um prazer te ajudar :)