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Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
O que um gerente de vendas precisa para organizar seu trabalho

Saiba quais perguntas fazer para descobrir se o seu trabalho como gerente de vendas está sendo performado corretamente e o que fazer para melhorá-lo.

· 06/12/2013 · Atualizado em 20/05/2023
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O responsável por motivar, treinar e dirigir a equipe de vendas, avaliando quais pontos devem ser melhorados e, continuamente, buscar resultados mais expressivos, é o gerente de vendas.

Uma característica imprescindível para exercer esse cargo é a liderança, com a qual se devem traçar metas e objetivos, cobrar resultados em meio ao processo de vendas, além de detectar falhas e acertos, estimulando e auxiliando a equipe a aumentar a eficácia nas vendas.

Quanto mais o gerente for organizado, maior será a sua produtividade e a da sua equipe. Confira aqui alguns passos para auxiliar você nessa jornada.

1. Planejamento

  • Analisar todos os aspectos que fazem parte da área de vendas. 
  • Definir os objetivos e quantificar metas, tornando-os claros e práticos a todos os componentes da equipe. 
  • Estabelecer o que será feito e por quem, definindo, sempre, o prazo limite para a conclusão.

2. Organização

  • Colocar as pessoas certas nos lugares certos. 
  • Distribuir as tarefas. 
  • Delegar autoridade. 
  • Definir normas e regras.

3. Direção

  • Criar um ambiente de trabalho voltado ao profissionalismo e ao mesmo tempo agradável. 
  • Entusiasmar todos os membros da equipe. 
  • Orientar e dar apoio, buscando o desenvolvimento das pessoas e cumprimento das metas.

4. Controle

  • Acompanhar todas as atividades da equipe, avaliando resultados. 
  • Corrigir os erros imediatamente. Individualmente, quando as falhas forem de um só elemento, e coletivamente, quando todo o grupo necessitar evoluir. 
  • Nunca controlar as pessoas, mas sim os resultados, procedimentos e comportamento.

Perguntas

Mesmo com toda a habilidade e conhecimento, nem sempre é fácil saber se a equipe está caminhando na direção que se espera. Veja essas perguntas abaixo e faça-as a você mesmo, se você for o gerente, ou questione o gerente da sua loja para verificar se tudo está fluindo da melhor forma possível. 

  1.   Seus clientes recebem algo a mais do que compraram, seja em produto ou em atenção?
  2.   Seus concorrentes, sempre à sua frente, adotam estratégias que cativam mais os  clientes?
  3.   Quando ocorrem erros ou acertos, esses levam a um aprendizado de toda a equipe?
  4.   Os clientes especiais recebem tratamento diferenciado?
  5.   A empresa realiza, como cultura, um eficiente pós-venda, avaliando o que o cliente achou de todos os aspectos relacionados com a venda?
  6.   Os funcionários são tratados de maneira respeitosa?
  7.   A ética nos negócios e no tratamento com a equipe é considerada como ponto fundamental?
  8.   A seleção dos funcionários e o treinamento no dia a dia são realizados de forma criteriosa?
  9.   Eventuais falhas identificadas são corrigidas imediatamente?
  10.   O tempo dispensado aos clientes e à equipe é considerado adequado e suficiente?
  11.   Os funcionários assumem responsabilidades e cumprem compromissos? Quando esses extrapolam seu perfil, encaminham para a área ou pessoa responsável, ao invés de dizer: "isso não é comigo"?
  12.   Problemas particulares são identificados e tratados de forma diferente do que questões  profissionais?
  13.   A equipe de vendas é especializada e competente?
  14.   Os concorrentes servem de baliza para a melhoria constante?
  15.   Os clientes são ouvidos e suas sugestões acatadas ou, ao menos, consideradas com a necessária seriedade?
  16.   A organização da área de vendas e dos processos envolvidos é o ponto forte da empresa?
  17.   O treinamento sobre atendimento faz parte de uma rotina da qual não se abre mão?

Se a maioria das suas respostas às questões acima foi "não", a eficácia da gerência certamente estará comprometida. Procure ajuda, pois esses pontos precisam ser aperfeiçoados.

Indicadores

As seguintes ações devem ser seguidas à risca para melhorar a gerência de vendas da empresa:

  • Analisar a performance de cada um dos vendedores. 
  • Acompanhar o vendedor no dia a dia e dar suporte quando necessário. 
  • Identificar deficiências e necessidades de treinamento da equipe. 
  • Analisar a frequência de compra dos principais clientes de cada carteira. 
  • Verificar as razões da inatividade de clientes importantes.

Para isso, é preciso:

  • Estabelecer e negociar as metas de vendas da equipe. 
  • Analisar os relatórios de venda da equipe. 
  • Acompanhar o fluxo de processamento dos pedidos, identificando possíveis gargalos. 
  • Acompanhar o fluxo de transporte e entrega de mercadorias. 
  • Planejar o itinerário de vendedores, no caso de vendas externas, e a escala de horário e atendimento para os vendedores internos. 
  • Preparar e participar das reuniões da equipe de vendas. 
  • Controlar os recursos materiais dos vendedores (cartões de visita, agenda, material impresso etc.). 
  • Fazer com que os vendedores possuam as mesmas oportunidades, ajustando a carteira de clientes, as rotas e as prioridades. 
  • Estabelecer concursos e premiações para a equipe.

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