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Mon Aug 07 16:18:45 BRT 2023
Inovação | DIFERENCIAL
Como inovar no setor moveleiro

Com a competição cada vez mais acirrada, os detalhes fazem a diferença na atração e fidelização dos clientes.

· 02/03/2023 · Atualizado em 07/08/2023
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O mercado mobiliário está em constante expansão, tornando-se cada vez mais competitivo. Sendo assim, não basta apenas dispor de uma variedade de produtos em sua loja para assegurar que as vendas de fato aconteçam, pois existem estratégias bem eficazes de como se destacar no setor moveleiro.

Conforme a sociedade evoluiu, o desejo e a necessidade de compra de móveis também se modificaram. Hoje, um simples móvel de utilidade básica pode se tornar um item de decoração, seja pelo design ou pela cor que pode combinar com a parede de um cômodo específico, por exemplo. A evolução nesse setor abriu portas para modelos diferenciados, como é o caso dos móveis planejados e ecológicos.

Para se destacar em meio à disputa acirrada entre as lojas desse segmento, adotar estratégias e processos bem planejados permitem acompanhar melhor as mudanças e as tendências do mercado. 

A seguir, algumas sugestões para se destacar no segmento:

  1. Design diferenciado: desenvolver móveis com um design único e diferenciado que atenda às necessidades e desejos dos consumidores de forma criativa e inovadora.
  2. Materiais inovadores: explorar novos materiais e tecnologias que ofereçam vantagens em termos de durabilidade, resistência, sustentabilidade, facilidade de manutenção e design.
  3. Personalização: oferecer aos clientes a possibilidade de personalizar móveis de acordo com suas preferências, como tamanho, cor, textura e acabamento.
  4. Conexão digital: utilizar tecnologias digitais, como a realidade aumentada e a inteligência artificial, para melhorar a experiência de compra dos consumidores, permitindo que eles vejam como o móvel ficará em seu espaço e como as diferentes opções de personalização afetam o resultado final.
  5. Sustentabilidade: explorar novos materiais e técnicas de produção mais sustentáveis e com menor impacto ambiental, demonstrando compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade.
  6. Novos modelos de negócio: explorar novos modelos de negócio, como a locação de móveis, a venda de móveis sob demanda ou a utilização de sistemas de produção flexíveis e personalizados, que ofereçam maior flexibilidade e adaptação às necessidades dos consumidores.
  7. Qualidade no atendimento: Uma loja bem organizada que dispõe de excelentes modelos de móveis ainda não é o suficiente para que você alavanque suas vendas, se o atendimento prestado aos consumidores não for de qualidade. O mais aconselhável, nesse caso, é realizar um treinamento com os vendedores para que eles detenham o conhecimento de cada peça, além de técnicas de abordagem para cativar os clientes que visitam seu estabelecimento. Um atendimento humanizado de suporte faz toda a diferença.
  8. Tendências: Das muitas inovações que surgem nesse setor, móveis planejados e ecológicos estão entre os mais procurados. Os móveis ecológicos têm tido preferência pelo público que enxerga um futuro mais sustentável. Com a utilização de materiais recicláveis, as peças apresentam a mesma beleza e a qualidade de uma peça nova.
  9. Os móveis planejados, como o próprio nome diz, são peças fabricadas a partir de um projeto que apresenta as medidas ideais para o cômodo do cliente. Essa tendência propõe distribuir os espaços, harmonizar e otimizar o ambiente — e também pode dar destaque ao seu negócio.
  10. Padrão de qualidade: Além da beleza das peças, do design e das funcionalidades, é importante pensar no conforto e na segurança dos seus consumidores finais. O ideal é que os móveis tenham maior tempo de vida útil. Por isso, procure se informar sobre a origem dos materiais, dos tipos de acessórios e das técnicas adotadas pelos fornecedores durante a confecção da mobília.
  11. Atenção aos detalhes: Estar atento aos detalhes das peças que chegam à loja, desde o modelo da madeira até a sua cor, além das fechaduras, dobradiças e puxadores. Essa verificação minuciosa não deixa de ser uma forma de se destacar no setor moveleiro, pois o alto padrão de qualidade pode garantir uma clientela fiel.
  12. Prazo de entrega: O atraso na entrega dos móveis pode comprometer muito a imagem da sua loja, mas, mesmo assim, algumas empresas ainda estipulam esse prazo. Sem uma data certa, a mercadoria pode não chegar no tempo acordado. Para evitar qualquer tipo de desentendimento com os clientes, o ideal é ser sincero durante a venda e negociar uma data que fique de acordo para ambas as partes.

Para manter o crescimento em vendas e manter a loja em constante evolução, coloque já em prática estratégias e outras, tais como: precificar corretamente seus produtos, conhecer profundamente seu público-alvo e manter a equipe treinada e motivada. 

Saiba mais:

Artigo criado a partir de conteúdo do Sebrae DF.

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