A categoria abrange organizações com objetivos diferentes, mas com características básicas semelhantes. Veja os modelos mais comuns.

Para ser chamada de associação, uma organização deve apresentar as seguintes características básicas:
- reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns;
- patrimônio constituído pela contribuição dos associados, por doações, por subvenções etc.;
- os fins podem ser alterados pelos associados;
- os associados tomam decisões livremente;
- são entidades do direito privado e não público.
De modo geral, essas organizações não têm a atividade econômica como objetivo principal, mas defendem os interesses de um grupo que encontrou na união de esforços a melhor solução para determinados problemas. Têm, entre outras, as seguintes finalidades:
- filantrópica;
- religiosa;
- prestar assistência social e cultural;
- atuar na defesa dos direitos das pessoas ou de classes específicas de trabalhadores e/ou empresários;
- defender o meio ambiente;
- atuar como clubes de serviços;
- servir como clubes esportivos.
Saiba mais sobre cooperativas e centrais de negócios, exemplos de associações mais atinentes à produção e comercialização de produtos.
- Associação filantrópica: reúne voluntários que prestam assistência social a crianças, idosos, pessoas carentes ou outros em situação de vulnerabilidade social.
- Associação de pais e mestres: representa a organização da comunidade escolar para obter melhores condições de ensino e de integração da escola com a comunidade.
- Associação de consumidores: organização voltada para o fortalecimento dos consumidores frente aos comerciantes, à indústria e ao governo.
- Associação de classe: representa os interesses de determinada classe profissional e/ou empresarial.
- Associação de produtores: inclui produtores, pequenos proprietários rurais e artesãos que se organizam para realizar atividades produtivas em defesa de interesses comuns e representação política.
- Associações culturais, desportivas e sociais: organizadas por pessoas ligadas ao meio artístico, esportivo ou comunitários, muitas vezes, com objetivos educacionais.
Assista ao vídeo abaixo e entenda por que o associativismo e o cooperativismo podem ser um bom negócio para o seu empreendimento.
Foi um prazer te ajudar :)