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Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Design for Change: o protagonismo do aluno

Conheça o movimento que leva crianças de todo o mundo a pensar e a implementar mudanças no seu entorno. Saiba também como participar aqui no Brasil.

· 13/06/2017 · Atualizado em 30/12/2022
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O que é

Preparar os jovens para futuros incertos, em um mundo onde as mudanças acontecem em ritmo acelerado, é a proposta do Design for Change, um movimento global que oferece a crianças e adolescentes a oportunidade de serem mais atuantes na transformação de sua própria realidade.

Assim, o Design for Change (DFC) é um movimento global que introduz a aprendizagem experiencial aos alunos nas escolas, operando de acordo com uma estrutura chamada Feel-Imagine-Do-Share (FIDS), desenvolvida pela Riverside School, em Ahmedabad, na Índia. Sob esse prisma, as crianças são encorajadas a sentir um problema que as incomoda, imaginar um meio para solucioná-lo, fazer algo para implantar uma mudança e compartilhar essa história com o mundo. 

Por meio dessa abordagem de aprendizagem, o modelo DFC visa apresentar habilidades do século 21 aos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo, interativo e envolvente e melhorando as habilidades do pensamento crítico e de resolução de problemas.

Ele ainda busca auxiliar crianças e jovens a se tornarem mais sensíveis ao seu entorno, a analisarem situações que devem ser modificadas, a desenhar uma solução viável e a executar suas ideias.

O movimento foi criado pela indiana Kiran Bir Sethi após seu filho de 6 anos contar que foi repreendido na escola por desenhar de maneira diferente da que havia sido proposta. O que a incomodou foi a frase da professora ao filho: “Você não tem escolha”. Kiran discordava dela e percebeu que era necessário mudar.

Em 13 anos, na Índia, o movimento gerou mais de 6 mil projetos de mudança protagonizados por estudantes em cerca de 4 mil escolas indianas, o que ocasionou uma série de benefícios à sociedade.

Atualmente, o Design for Change está presente em mais de 50 países e já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo.

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Metodologia

A metodologia empregada pelo Design for Change estimula o potencial criativo das crianças, de modo a permitir que elas utilizem a imaginação e o design como ferramentas para solucionar desafios do cotidiano - isso tudo baseado nos preceitos sentir, imaginar, fazer e compartilhar.

A partir desses princípios, a criança é convidada a sentir algo que a incomoda, a imaginar com os seus colegas possíveis soluções por meio de pesquisas e entrevistas, a fazer com que a solução escolhida seja colocada em prática e, por fim, a compartilhar esse percurso para inspirar outras pessoas.

Fonte: Criativos da Escola

Desenvolvimento de competências

Além de modificar a realidade do entorno dos estudantes, os participantes do Design for Change desenvolvem capacidades que os auxiliarão no futuro, como:

  • Liderança.
  • Habilidades de comunicação.
  • Empatia.
  • Colaboração.
  • Capacidade para documentar e apresentar projetos.

No Brasil

No Brasil, o Design for Change foi implementado em 2015 a partir da iniciativa de Carolina Pasquali em parceria com o Instituto Alana. Aqui, o movimento foi batizado de Criativos da Escola

“O que buscamos é fazer com que as crianças e os adolescentes coloquem a mão na massa, seguindo o percurso do protagonismo.” 

Confira alguns resultados do movimento:

Fonte: Criativos da Escola

Para alcançar estudantes e educadores(as) de todo o país, o Criativos da Escola conta com a parceria de redes de ensino, com as quais desenvolve ações de comunicação, campanhas de mobilização e formações presenciais e on-line.

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Desafio

O Criativos da Escola promove anualmente um desafio que celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades.

Podem participar dessa iniciativa educadores do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, que tenham projetos (em andamento ou já finalizados) com soluções criativas para transformar a realidade.

O desafio seleciona os projetos que mais se destacarem nos seguintes critérios: protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe.

Conheça algumas iniciativas que venceram desafios anteriores.

Embalagem para mudas

Tenda móvel

Game: The Last Drop

Veja mais experiências aqui.


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