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Mercado e Vendas | PRODUTO
Diversidade na beleza impulsiona o mercado e incentiva novos produtos

Saiba na prática o que é diversidade na beleza e entenda como esse movimento tem dado abertura para o segmento.

· 03/11/2022 · Atualizado em 01/04/2024
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O setor da beleza se transforma e se adapta. Atualmente, se fala muito em diversidade e representatividade. Se antes havia sempre uma tendência a ser seguida, agora a moda é ter sua própria personalidade na estética visual. Movimentos como o body positive (corpo positivo) têm influenciado pessoas a questionarem os padrões de estética impostos por muito tempo pela sociedade. As marcas também foram atingidas por essa geração que busca aceitação, de modo que a diversidade na beleza aparece em forma de produtos, nos cuidados na comunicação, no marketing de grandes empresas do ramo e em muitos outros aspectos.

Com todas essas transformações, ainda vale pontuar que as pessoas querem ter um consumo consciente e com propósito. Essa expectativa muda o jogo do mercado, pois sai na frente quem está acompanhando esse movimento, relacionando seus produtos com autoaceitação e apostando em um posicionamento mais inclusivo. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel com mulheres de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade é um indicador importante de uma marca ética. Já em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que é papel de marcas e empresas apoiar a diversidade. 

Na prática, o que é diversidade na beleza?

Quando se fala em diversidade e inclusão, o primeiro passo é compreender que existem pessoas com os mais diversos corpos, cabelos, tons de pele e estilos. Um grande exemplo de diversidade na beleza é como as mulheres com fios crespos ou cacheados têm deixado o liso para assumir seu cabelo natural, com orgulho e com produtos que nasceram para suprir essa demanda. 

Como o mundo está se tornando mais consciente, os empreendedores precisam entender essa mudança para encontrar formas de entrar nesse mercado aquecido e que incentiva novos produtos.

Confira alguns exemplos de diversidade na beleza:

  • Produtos para cabelos crespos e encaracolados.
  • Propagandas com diferentes tons de pele e com pessoas com vitiligo.
  • Maquiagens que contemplam diferentes tons de pele.
  • Representatividade de corpos magros, curvilíneos e plus size.
  • Aceitação dos cabelos grisalhos e dicas para cuidar desses fios.
  • Salões de beleza que apostam em vários produtos que atendem diferentes públicos.

Está na moda se sentir bem, independentemente do tipo de cabelo ou corpo de cada um, e trazer essa consciência para o seu negócio do setor da beleza significa conquistar públicos diversos. Lembre-se de que não seguir um único padrão permite liberdade no trabalho, menos pressão estética para os clientes e um ambiente mais leve. Viva essa transformação!

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Beleza inclusiva como motor para o futuro!


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