GESTÃO

Informações estratégicas para os minimercados

Saiba como os pequenos varejistas podem realizar ações promocionais, gerenciar os produtos por categorias e adotar práticas sustentáveis.

  • Série Minimercados

Minimercados se caracterizam por lojas de produtos alimentícios e suprimento de pequenas urgências domésticas. Eles estão presentes em todas as regiões do Brasil, geralmente localizados em vizinhanças de grande movimentação.

Apesar do poder econômico das grandes redes supermercadistas, os minimercados não só têm se mantido, como têm registrado crescimento em suas vendas.

As mudanças de hábitos do consumidor brasileiro, que está buscando cada vez mais comodidade e praticidade para a realização de suas compras, beneficiaram os pequenos mercados que estão localizados mais próximos de seus clientes.

Confira a série especial do Sebrae sobre minimercados e aprenda as práticas que dão vantagem ao pequeno varejista.

Série Minimercados

Ações Sustentáveis

Esta cartilha contém sugestões que auxiliam o pequeno varejista na adoção de práticas mais sustentáveis.

As empresas que fazem uma utilização eficiente da energia, da água e dos outros recursos utilizados no cotidiano conseguem reduzir os custos.

É uma oportunidade para ampliar as espremidas margens de rentabilidade.

Cartilha de ações para minimercado sustentável (em PDF)

Ações Promocionais

Esta cartilha apresenta sugestões para os varejistas de minimercados ampliarem suas vendas por meio de ações promocionais associadas às diferentes épocas do ano e datas comemorativas.

As datas comemorativas nacionais e regionais são uma excelente oportunidade para o varejista ampliar os rendimentos de seu negócio.

Cartilha de ações promocionais em minimercados (em PDF)

Gerenciar por categorias

Esta cartilha apresenta a metodologia para implantação do Gerenciamento por Categorias nos pequenos negócios do varejo alimentar, ou seja, minimercados e mercearias.

A ideia central desta estratégia de gerenciamento é potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor.

Cartilha de gerenciamento por categorias (em PDF)

Autodiagnóstico para minimercados

“Dois terços do que os consumidores compram no supermercado é comprado sem planejamento ou sem intenção. Isso acontece porque os supermercados estimulam esse comportamento”, é o que diz Paco Underhill (2008).

Partindo desse princípio, sinalizamos nesta cartilha alguns fatores que poderão colaborar para tornar um mercadinho mais vendedor, esmiuçando os diversos elementos físicos da loja.

Vários pontos serão analisados, e, à medida que a leitura ocorrer, será possível fazer uma avaliação mais detalhada do seu negócio. 

Cartilha de autodiagnóstico para minimercados (em PDF)

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  • Assista ao vídeo que conta a história do Mercadinho do Manoel



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