GESTÃO

Minimercados: informações estratégicas para aumentar os lucros

Saiba como pequenos varejistas podem realizar ações promocionais, gerenciar os produtos por categorias e adotar práticas sustentáveis para crescer cada vez mais

  • Série Minimercados

O nosso assunto é bastante específico: vamos falar exclusivamente de informações estratégicas para minimercados. Afinal de contas, eles estão presentes em todas as regiões do Brasil, geralmente localizados em vizinhanças com grande movimentação. Você é desse segmento e se interessa pelo assunto? Então, continue conosco.

Apesar do poder econômico das grandes redes supermercadistas, os minimercados não só têm se mantido, como têm registrado crescimento em suas vendas. As mudanças dos hábitos do consumidor brasileiro, que está buscando cada vez mais comodidade e praticidade para a realização de suas compras, beneficiam os pequenos mercados que estão localizados mais próximos de seus clientes.

Apesar do poder econômico das grandes redes supermercadistas, os minimercados não só têm se mantido, como têm registrado crescimento em suas vendas.

O Sebrae preparou uma série sobre minimercados com a intenção de que você aprenda as práticas que dão vantagem ao pequeno varejista. Reunimos várias informações que podem ser muito úteis na sua rotina. São cartilhas auxiliarão na gestão e no dia a dia como empreendedor dessa área. Confira:

Série Minimercados

Ações sustentáveis

As empresas que fazem uma utilização eficiente da energia, da água e dos outros recursos utilizados no cotidiano conseguem reduzir os custos. É uma oportunidade para ampliar as espremidas margens de rentabilidade.

Esta cartilha apresenta sugestões que auxiliam o pequeno varejista na adoção de práticas mais sustentáveis.


Ações promocionais

Você precisa de sugestões para ampliar suas vendas por meio de ações promocionais associadas às diferentes épocas do ano e datas comemorativas? Então, esta cartilha é para você. Afinal de contas, as datas comemorativas nacionais e regionais são uma excelente oportunidade para o varejista ampliar os rendimentos de seu negócio.


Gerenciar por categorias

neste conteúdo, você acessa a metodologia para implantação do gerenciamento por categorias nos pequenos negócios do varejo alimentar, ou seja, minimercados e mercearias. Nessa estratégia de gerenciamento, o foco está em potencializar as vendas e a lucratividade do varejo por meio da oferta de produtos dispostos de forma organizada e atraente aos olhos do consumidor.

Autodiagnóstico para minimercados

Você sabia que dois terços do que os consumidores compram no supermercado é comprado sem planejamento ou sem intenção? Segundo Paco Underhill (2008), isso acontece porque os supermercados estimulam esse comportamento. Partindo desse princípio, sinalizamos nesta cartilha alguns fatores que poderão colaborar para tornar um mercadinho mais vendedor, esmiuçando os diversos elementos físicos da loja. Que tal?

Vários pontos foram analisados e, à medida que avançar na leitura, será possível fazer uma avaliação mais detalhada do seu negócio.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: