ESTRATÉGIA DE MERCADO

Agência de turismo: alcance novos clientes com roteiros alternativos

Saiba como funciona o turismo alternativo e descubra como começar a oferecer essa opção aos seus clientes.

O mercado do turismo cresceu consideravelmente nos últimos anos. Novas demandas surgiram, abrindo oportunidades de investimento para os empresários do setor. A facilidade em viajar, assim como mudanças culturais, fizeram crescer a procura pelas empresas de turismo, mas também criaram um novo desafio para esse tipo de negócio: oferecer sempre novas opções.

Por conta disso, muitas empresas começaram a investir em roteiros alternativos. O ecoturismo, o turismo naturista e o turismo religioso são apenas alguns desses nichos destinados a públicos específicos.

O que são roteiros alternativos?

Os roteiros alternativos são aqueles que se diferenciam dos destinos turísticos padrão. Eles oferecem outras formas de lazer e relaxamento, que podem contar com translado e hospedagem personalizados. Em geral, quem procura esses passeios busca mais do que apenas um roteiro, mas uma nova experiência. Por isso, a empresa de turismo deve estar atenta para oferecer atividades e serviços que complementem a viagem dos seus clientes.

Também é importante estar atento às questões relacionadas à sustentabilidade, ao cuidado com o meio ambiente e investir em uma boa relação com a comunidade que mora no destino. Esses elementos ajudam o empresário a garantir que poderá continuar atuando nos roteiros sem problemas no futuro.

 

Como já explicamos, existem diferentes modalidades de roteiros alternativos, cada uma focando em um nicho específico de mercado:

Ecoturismo

É o segmento que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável. Baseia-se na relação harmônica com a natureza e tem compromisso com a conservação e a educação ambiental.

Conheça os 50 melhores destinos do ecoturismo no Brasil.

Turismo de aventura

Segue os mesmos princípios sustentáveis do ecoturismo, mas é destinado a um público que gosta de explorar a adrenalina, com atividades como rapel, canoagem e escalada. 

Saiba mais sobre turismo de aventura

Turismo naturista

Destinado aos adeptos do naturismo, esse segmento se volta principalmente para dois roteiros principais: praias naturistas e clubes de nudismo.

Saiba em quais lugares o nudismo é regulamentado

Turismo religioso

Esse tipo de turismo é destinado a romeiros e fiéis das diversas crenças, principalmente para grupos que organizam caravanas de peregrinação a santuários ou eventos religiosos.

O potencial do mercado de turismo religioso

Turismo espiritualista

Voltado para quem busca experiências mais íntimas e de elevação espiritual, como visitas a locais considerados sagrados, comunidades alternativas ou lugares de observação do espaço e contemplação da natureza.

Principais destinos

No Brasil, os destinos mais procurados para o ecoturismo são as reservas ambientes, além de comunidades tradicionais, como ribeirinhos, aldeias indígenas, remanescentes quilombolas e parques ecológicos.

O turismo de aventura predomina nas regiões litorâneas, de cavernas e de floresta. Já os roteiros naturistas são mais comuns no litoral. No interior, o turismo religioso tem bastante força, mas em quase todo o país é possível encontrar santuários e festas religiosas que atraem milhares de visitantes.

Confira o mapa com os principais roteiros alternativos do Brasil:

Como começar a investir em turismo alternativo

O empresário que pretende investir nos roteiros alternativos para a sua agência de viagens deve ficar atento às demandas do público. Inicialmente, o ideal é fazer uma avaliação, observando se essas modalidades têm sido oferecidas pelas outras agências e quais os principais nichos de mercado a serem atendidos. Cabe também investir em estratégias para se diferenciar e oferecer experiências únicas aos seus clientes.

As ações de turismo alternativo podem ser implementadas por empresas de todos os portes, que podem atender desde turistas individuais, casais, pequenos grupos ou caravanas. Uma possibilidade é investir em especialização em um desses segmentos para ocupar nichos de mercado com grande potencial de crescimento.

Conhecer bem os diversos perfis de público é fundamental para atrair e fidelizar clientes!

Conhecer bem o seu público também é fundamental para apostar em estratégias de comunicação direcionadas aos potenciais interessados. Uma boa ferramenta para isso é o marketing digital, que possibilita um contato mais direto com grupos interessados nos seus serviços.

Para saber mais sobre o setor de turismo e suas possibilidades de atuação, confira abaixo nossas sugestões de leitura:

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