ESTRATÉGIA DE MERCADO

Invista em roteiros alternativos para sua empresa de turismo

Ecoturismo, de aventura, naturista e religioso são alguns dos segmentos turísticos com potencial de investimento.

Oportunidades
  • Modalidades

O mercado turístico tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Novas demandas surgiram, abrindo oportunidades de investimento para os empresários do setor. As mudanças também exigem ações capazes de atender às necessidades atuais, sem comprometer os recursos para as próximas gerações.

Um nicho que tem despontado é o de roteiros alternativos, como o ecoturismo, que pressupõe a utilização dos destinos turísticos de maneira sustentável. Há ainda o turismo naturalista e o turismo ligado à espiritualidade. Todos eles são destinados a públicos específicos.

O que é

Os roteiros alternativos são aqueles que se distanciam da oferta padrão de destinos turísticos. Oferecem outras formas de lazer e relaxamento, que podem contar com translado e hospedagem diferenciada, a exemplo de estada em uma colônia de pescadores.

Em geral, as pessoas interessadas nesses roteiros buscam conhecer outras potencialidades não oferecidas pelos pacotes tradicionais.

É importante que o empresário esteja atento às demandas do público, oferecendo serviços que foquem na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente.

Modalidades
  • Oportunidades
  • Principais destinos

Confira a seguir algumas das principais modalidades de roteiros alternativos:

  • Ecoturismo: é o segmento que utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável. Baseia-se na relação harmônica com a natureza e tem compromisso com a conservação e a educação ambiental. Conheça os 50 melhores destinos do ecoturismo no Brasil.
  • Turismo de aventura: segue os mesmos princípios sustentáveis do ecoturismo, mas é destinado a um público que gosta de explorar a adrenalina, com atividades como rapel, canoagem e escalada. Leia mais.
  • Turismo naturista: destinado aos adeptos do nudismo, esse segmento volta-se principalmente para dois roteiros principais: praias naturistas e clubes de nudismo. As demandas de roteiros desse tipo têm crescido no Brasil. Saiba em quais lugares o nudismo é regulamentado.
  • Turismo religioso: tem como atrativo principal a fé. É destinado a romeiros e fiéis das diversas crenças. Mais voltado para grupos que organizam caravanas de peregrinação a santuários ou eventos religiosos.
  • Turismo espiritualista: voltado para quem busca experiências mais íntimas e de elevação espiritual, como a visita a locais considerados sagrados, comunidades alternativas ou lugares de observação do espaço e contemplação da natureza.

Principais destinos
  • Modalidades
  • Como investir

Os destinos mais conhecidos para ecoturismo no Brasil são a Amazônia, Pantanal e regiões de preservação ambiental, a exemplo de reservas de Mata Atlântica. Além de comunidades tradicionais, como ribeirinhos, aldeias indígenas, remanescentes quilombolas e parques ecológicos.

Os roteiros internos para o turismo de aventura são as regiões litorâneas, de cavernas e de floresta, a exemplo da Chapada Diamantina e o Monte Roraima. Internacionalmente, destinos muito procurados são Nova Zelândia, Austrália, a região montanhosa do Oriente e os países da América Latina.

O principal destino para quem é adepto do naturismo é o litoral. No Brasil, algumas das praias mais conhecidas são a de Tambaba (PB), Pinho (SC), Olho de Boi e Abricó (RJ).






 


Outros roteiros

Santuários como o de Aparecida (SP) e o de Padre Cícero (CE) são exemplos de roteiros religiosos. A religiosidade está presente em todas as regiões do Brasil, com um extenso calendário de romarias e peregrinações ao longo do ano.

Israel, Espanha, Portugal, Itália, Japão e China são roteiros internacionais procurados por quem tem interesse no turismo religioso.

Alto Paraíso (GO), São Tomé das Letras e São Lourenço (MG), sedes de comunidades espiritualistas como o Vale do Amanhecer e do Santo Daime, são roteiros que atraem interessados no turismo espiritualista.

Internacionalmente, destinos como Santiago de Compostela (Espanha), Machu Picchu (Peru) e diversos países do Oriente, como Nepal, Índia e Camboja são também muito procurados.

Como investir
  • Principais destinos

O empresário que deseja investir nos roteiros alternativos para a sua agência de viagens deve ficar atento às demandas do público.

O ideal é inicialmente fazer uma avaliação prévia, observando se essas modalidades têm sido oferecidas pelas outras agências. É necessário pensar em estratégias para driblar a concorrência.

As ações de turismo alternativo podem ser implementadas por empresas de todos os portes, que podem atender desde turistas individuais, casais, pequenos grupos ou caravanas. Observar os diversos perfis de público é fundamental para atrair e fidelizar clientes.

A empresa pode se especializar em um desses segmentos, ocupando nichos de mercado cujo potencial ainda pode ser amplamente explorado.

As estratégias de comunicação devem ser direcionadas aos potenciais interessados. Uma boa ferramenta para isso é o marketing digital, que possibilita a identificação direta dos grupos de interesse, a exemplo da divulgação em sites especializados ou nas redes sociais.

Para saber mais sobre o setor de turismo e suas possibilidades de atuação, confira abaixo nossas sugestões de leitura.

Leia também 

Ideias de Negócios

 Vá alem

Cursos

Conheça alguns cursos a distância oferecidos pelo Sebrae:

Confira também os cursos presenciais:

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: