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Fri Dec 16 12:50:46 BRT 2022
Pessoas | CAPITAL HUMANO
Invista nos profissionais e aumente a sua competitividade

Veja quais são tendências nos processos de desenvolvimento de pessoas e entenda como a valorização do indivíduo se tornou essencial para o mercado.

· 16/09/2016 · Atualizado em 16/12/2022
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Os gestores perceberam que não basta querer exigir o melhor de cada funcionário, é preciso oferecer contrapartidas. Aquela ideia antiga de que o dono da empresa faz um favor ao prover empregos está morta e enterrada. Hoje, a palavra de ordem é cooperação.

Agindo assim, o empreendedor valoriza os envolvidos no cotidiano da empresa e aumenta o engajamento da equipe constantemente. Esse passa a ser um compromisso com as metas da empresa e com seu crescimento pessoal.

Outros quesitos, como qualidade de vida, motivação e respeito à individualidade, estão ganhando cada vez mais peso na gestão do capital humano dos empreendimentos.

Muitas vezes, pensamos que investir nas pessoas é caro e demanda muito conhecimento, mas existem práticas simples, que você pode começar hoje mesmo, que podem impactar positivamente quem faz parte do seu grupo profissional. 

Veja algumas dessas práticas:

  • Existe uma forte ênfase em agregar valor às pessoas e à organização. O antigo padrão de extrair o máximo possível dos funcionários em troca do salário ficou para trás. Agora, a principal preocupação das empresas bem-sucedidas é agregar valor às pessoas para que elas agreguem valor ao negócio. Isso é sustentabilidade nos negócios. Siga essa tendência.
  • Aumente a participação de todos os envolvidos. As pessoas trabalham, percebem e têm ideias de como melhorar o andamento das coisas, então busque escutá-las. Quanto mais gente estiver envolvida nesse processo, melhores serão as ideias de melhoria. Todos podem ajudar: sócios, gerentes e funcionários. Isso faz com que a consciência individual e coletiva cresça gradativamente.
  • Faça do aprimoramento pessoal parte imprescindível do cotidiano. Observa-se que pessoas treinadas e habilitadas trabalham com mais facilidade, confiam mais em suas habilidades e, consequentemente, obtêm mais prazer e felicidade. Sem falar na qualidade e produtividade, que também são impactadas positivamente. Além disso, compreender a aprendizagem como elemento estratégico é uma postura cada vez mais incorporada ao universo empresarial. Mesmo as metodologias de formulação do planejamento estratégico das empresas preveem a inserção de objetivos voltados ao fortalecimento da cultura e da aprendizagem das pessoas.
  • Utilize mecanismos inteligentes de motivação e de recompensa. As empresas devem valorizar os funcionários que se dedicam mais ao desenvolvimento do negócio e de si mesmos. Isso fortalece uma cultura voltada ao aprendizado e ao crescimento.
  • Compartilhe informações. Não se sinta ameaçado ou se comporte como se tivesse que esconder algo. As pessoas podem não saber identificar com precisão, mas têm uma percepção de quando as coisas não vão bem. Mesmo sem saber números exatos, elas podem conversar, sentir e criar boatos e rumores. Por isso, a melhor postura envolve uma comunicação clara que apresente as coisas como elas são, evitando conversas paralelas. Ao compartilhar conhecimento e informações dentro da empresa, um espírito empreendedor é induzido em cada funcionário. Afinal, quem sabe mais tende a assumir responsabilidades e riscos e a se tornar um verdadeiro líder na busca por mudanças e melhores resultados.

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