STARTUP

O melhor lugar para abrir sua startup

Não há fórmula pronta, o importante é avaliar se a geografia realmente tem impacto no seu modelo de negócios.

O Brasil, ao contrário dos Estados Unidos, não tem um Vale do Silício, uma região que concentre empresas de tecnologia e seja um celeiro de startups. Não há, portanto, uma opção geográfica óbvia para a abertura de negócios desse tipo.

São as necessidades específicas de cada startup que vão definir, por exemplo, se você terá de deixar sua cidade para correr atrás do seu sonho: questões como disponibilidade de mão de obra e matéria-prima, logística de distribuição e proximidade com os clientes.

A megalópole São Paulo, principal centro econômico do nosso país, pode parecer uma escolha natural para muitos empreendedores, mas uma empresa que possa desenvolver e distribuir seus produtos em uma plataforma digital talvez tenha mais chances de crescer em uma cidade com custo de vida menor.

Vamos ver quais fatores levar em conta para tomar essa decisão.  

Mão de obra, fornecedores e clientes

Se você vai precisar de programadores e/ou outros profissionais com formação especializada, como engenheiros, médicos ou mesmo cientistas espaciais, terá mais facilidade de encontrar mão de obra em cidades que formam essas pessoas.

E não precisa ser uma capital. Há municípios médios com boa oferta de profissionais. O mesmo vale para a matéria-prima, já que logística custa caro, e para os clientes. Se seu produto é físico, estar perto de quem vai consumi-lo é uma vantagem.

Se for digital, não há essa necessidade. Afinal você consegue ser cliente de uma empresa como a Netflix em qualquer lugar com internet, certo?

Não importa onde sua startup está instalada, aproveite as oportunidades de conversar com outros empreendedores, investidores e clientes.

-Custos

A vantagem de gastar menos em custos como aluguel, serviços e mão de obra pode compensar a necessidade de criar uma rede de distribuição ou contratar o serviço através dos Correios, por exemplo. Além disso, cidades menores costumam oferecer uma qualidade de vida maior - e saúde é fundamental para quem se envolve no competitivo mundo do empreendedorismo.

Participe de encontros na sua área. Estar bem informado e trabalhar networking são fatores fundamentais para o sucesso do negócio.

Subsídios e incentivos fiscais

Governos estaduais e prefeituras costumam oferecer incentivos fiscais para atrair segmentos de negócios (pense na Zona Franca de Manaus). E muitas administrações buscam atrair empresas tecnológicas com esses subsídios. Vale a pena pesquisar se há iniciativas do tipo na sua cidade ou região antes de considerar uma mudança mais radical.

Saiba mais

Depois de avaliar mão de obra, custos e subsídios para decidir o local da sua empresa, visite a página de startups para adquirir toda a informação necessária em outras áreas de gestão. Desta forma, você se planeja e fica preparado para o futuro da sua empresa.

Volte para a página principal de startups

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: