ESTRATÉGIA DE MERCADO

Os dez fatores-chave de sucesso da horticultura

Conheça o que influencia o sucesso dos negócios no setor de hortifruti. Acesse a ferramenta do Sebrae criada para aprimorar a atuação do seu empreendimento.

  • Fatores-chave do sucesso

Em recente estudo realizado pelo Sebrae, foram mapeados dez fatores-chave de sucesso de empreendimentos ligados ao cultivo de hortas e à comercialização de legumes e verduras.

Esses fatores estão voltados a questões críticas que produzem vantagens competitivas nesse tipo de negócio.

Para ensinar produtores a aprimorar os resultados, foi criada uma ferramenta que auxilia no aperfeiçoamento de cada um desses pontos.

Confira a seguir quais são os fatores-chave de sucesso da horticultura e, ao final, acesse a ferramenta.

Fatores-chave do sucesso
  • Acesse a ferramenta

1. Canais de comercialização

Procure investir sempre em novos mercados e canais de comercialização, além de implementar novos produtos, processos e serviços que os clientes pedem.

2. Logística

Sua propriedade rural está inserida em uma cadeia produtiva, partindo dos insumos, passando pelo produtor e chegando à mesa do consumidor. Por isso, é importante que o transporte dos alimentos seja adequado às demandas do mercado e realizado com eficiência e qualidade.

3. Tecnologias

A crescente demanda e a exigência por produtos de melhor qualidade têm afetado a forma da produção e comercialização das hortaliças. Nesse sentido, nota-se que o uso de tecnologia é o fator principal das mudanças mais significativas na área de produção.

4. Padronização e embalagem

Identificar seus produtos por padrões preestabelecidos e destacá-los em grupo, classe e tipo traz muitas vantagens: melhora a apresentação da mercadoria, diversifica a oferta aos consumidores, reduz as perdas de comercialização, dá mais credibilidade do produto e, claro, proporciona mais lucro ao produtor.

5. Preço e concorrência

É preciso que o produtor rural tenha conhecimento de quem são seus concorrentes, como eles operam, como são feitas as transações, quais são as formas de pagamento que oferecem. Essas observações permitem detectar os pontos fortes e fracos e identificar novas oportunidades de mercado e preços.

6. Selos e certificações

As exigências da sociedade em relação à responsabilidade das empresas crescem a cada dia, e os consumidores querem garantias de qualidade e transparência em relação aos processos de produção da empresa. Para oferecer essas garantias, foram criados sistemas de verificação que atestam as boas práticas de uma empresa.

7. Diversificação de produtos

O aumento da diversificação é possível pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor e envolve, por exemplo, exploração, conquista e ampliação de novos mercados e atendimento adequados às exigências do cliente.

  • Conheça as regras para o mercado externo, que é sinônimo de diversificação

8. Promoção comercial

A propaganda é a alma do negócio. As promoções devem ser atraentes e confiáveis
e precisam funcionar de maneira simples e sem exigências.

9. Associação e cooperativismo

Uma associação na área do agronegócio nasce de uma necessidade ou de uma oportunidade compartilhada por um grupo de interesse. A ideia básica é resolver problemas comuns dos produtores e/ou potencializar suas ações individuais, proporcionando melhores condições para a compra de insumos, a comercialização dos produtos e a vida da comunidade.

10. Agregação de valor

A empresa que pretende agregar valor precisa conhecer as necessidades de seus clientes e, mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra.

  • Produtos com valor agregado são mais valorizados no mercado

Baixe a cartilha com mais explicações sobre os dez fatores-chave de sucesso da horticultura (em PDF)

Acesse a ferramenta
  • Fatores-chave do sucesso
  • Saiba mais

A ferramenta consiste em um questionário com dez perguntas de múltipla escolha elaboradas para identificar a performance do seu negócio na área de horticultura. Para cada tipo de resposta, são estruturados planos de ação e sugestões.

Após responder ao questionário, você receberá, em até cinco dias, um relatório por e-mail com as seguintes informações:

  • Nível de competitividade mercadológica.
  • Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
  • Ferramentas para melhorar o desempenho e aumentar os resultados.
  • Gráfico com a performance em cada fator e a comparação com os demais produtores que utilizaram a ferramenta.

Responda agora ao questionário e receba suas orientações personalizadas

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