SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade: a prática que só gera vantagens

Compreenda a sustentabilidade também como uma alternativa de fortalecimento para a sua marca e redução de custos, além dos benefícios para o meio ambiente

Sustentabilidade
  • Beleza sustentável

A sustentabilidade não é discutida apenas porque está na moda ou porque é novidade: é uma necessidade. Ainda assim, ela passa despercebida na vida de muita gente. Adotar medidas sustentáveis vai muito além da nobre escolha de proteger o meio ambiente. É porque a sustentabilidade social pode ser, ainda, um meio para a redução dos custos de produção e do valor final dos produtos e, principalmente, para o fortalecimento da marca.

Independentemente de a consequência positiva para a empresa ser o motivo da escolha ou não, o meio ambiente agradece. Até porque o impacto ambiental provocado pela ação industrial é uma pauta recorrente, assim como a busca por atitudes que evitem ou ajudem a reduzir as suas consequências.

Mudança necessária

Se, por um lado, o empreendedor está buscando ou deveria encontrar soluções sustentáveis para o seu negócio, por outro, o consumidor está cada vez mais exigente: aumenta a cada dia o número de consumidores conscientes que optam por produtos que garantem a sustentabilidade.

Além de indicar a preocupação crescente em relação ao bem-estar, à qualidade dos produtos e ao cuidado com o meio ambiente, revela-se a necessidade de mudança por parte das empresas. Por isso, movimentos importantes ocorrem no mundo todo em relação à forma como empreendedores concebem e incorporam princípios de sustentabilidade em seus negócios.

Adotar medidas sustentáveis vai muito além da nobre escolha de proteger o meio ambiente

Beleza sustentável
  • Sustentabilidade
  • Saiba mais

Um ramo que a cada dia se torna mais sustentável é o da beleza. Já está consolidada essa nova maneira de cuidar da aparência e da estética, que, inclusive já pode ser chamada de universo de beleza “verde” ou de beleza sustentável. Quem compra essa ideia está cuidando do corpo, da alma e também do planeta.

Existem milhares de possibilidades que garantem a beleza sustentável. Salões sustentáveis são aqueles que adotam desde a instalação de painéis solares até a utilização somente de produtos não testados em animais. Nada mal, até porque uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que 41% dos brasileiros “discordam plenamente” dos testes.

Aprenda com o exemplo

Chic Coiffeur

A criatividade é sempre uma boa aliada. Não é de agora que a rotina do salão de beleza Chic Coiffeur, de Natal (RN), é sustentável. A proprietária, Fabiana Gondim, chegou a criar um método inovador para garantir a sustentabilidade do seu negócio: chamado de HairSIZE, mede a quantidade de produto a ser utilizado nos cabelos de clientes, analisando o comprimentos dos fios. O método, que evita excessos de produto no cabelo, também ajuda a diminuir o desperdício de cosméticos, de embalagens e, ainda, o consumo de água utilizada nas lavagens. Além disso, no Chic Coiffeur não se usam sprays para unhas e cabelos, pois são produtos que contém CFC, um gás altamente tóxico para os funcionários, clientes e meio ambiente. A energia solar, a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos também fazem parte do dia a dia do empreendimento.


Cativa Natureza

A empreendedora Rose Bezecry adota medidas sustentáveis há sete anos. A Cativa Natureza, fruto dessa iniciativa, foi a primeira rede de lojas do Brasil especializada na venda de cosméticos feitos com insumos orgânicos. O portfólio de produtos, que inicialmente contava com apenas oito itens, agora já passa de 100 itens de cuidado pessoal. Os produtos são todos elaborados com insumos de origem natural e produzidos de forma orgânica, ou seja, sem o uso de nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante. A formulação final não permite, por exemplo, sulfatos, derivados de petróleo ou de origem animal. Segundo a empreendedora, desde que a Cativa deu início às suas atividades, o mercado de produtos naturais já cresceu de 35% a 40%.

Mecânica Chiquinho

A bandeira da sustentabilidade não é exclusividade de uma área. Há 20 anos, quando Francisco Severiano Alves fundou sua oficina, já sabia a importância dessas práticas e, por isso, durante uma reforma no prédio, teve a ideia de utilizar telhas translúcidas para ter mais claridade e, assim, reduzir a conta de luz quase pela metade. Além disso, a oficina possui um sistema de captação de água da chuva que garante 90% do abastecimento da oficina. A água captada é direcionada para descarga do banheiro, limpezas de peças e da oficina. Todo óleo usado é encaminhado para reciclagem, assim como outros materiais, como o papelão das embalagens e peças usadas, que são vendidos e geram receita.


Rede Premialy Padaria e Lancheria

A Rede Premialy Padaria e Lancheria, de Minas Gerais, há 20 anos no mercado, investe intensamente em ações sociais, culturais e ambientais. São organizadas campanhas de arrecadação de livros usados, concurso de redação para jovens e doação de presentes de Natal para crianças autoras de cartinhas divulgadas nas lojas da rede. Também são feitas coletas de pilhas, baterias e óleo de cozinha usado, por meio de coletores colocados nas padarias da rede. Quem descarta o óleo usado recebe em troca material de limpeza doado pelas empresas de reciclagem paulistas e mineiras que recebem os materiais. Além disso, sacolas retornáveis são entregues para clientes, que acumulam R$ 100,00 em compras. A ação garantiu um aumento de até 15% nas vendas.

Saiba mais
  • Beleza sustentável

Segundo a Pesquisa de Sustentabilidade realizada pelo Sebrae, 18,3% dos empresários acreditam que a falta de informações sobre sustentabilidade é a principal barreira para adotar ações sustentáveis na empresa. Em seguida estão a dificuldade em encontrar parceiros para cooperação (16,6%) e o preço a pagar para adotar ações (11,2%).

Como você pode ser sustentável?

 Sentiu falta de algo?

  • Clique aqui para acessar o manual Primeiros Passos para a Sustentabilidade nos Negócios, desenvolvido pelo Sebrae.
  • O EAD Sebrae também oferece o curso Sustentabilidade, online e gratuito.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o Centro Sebrae de Sustentabilidade

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: