SUSTENTABILIDADE

Práticas sustentáveis viram vantagens para empresas e meio ambiente

Ações inovadoras se tornam a solução para diminuir despesas e fortalecer sua marca. Saiba por onde começar a adotar essa prática, o meio ambiente agradece.

  • Beleza sustentável

Engana-se quem acha que adotar medidas mais ecológicas é apenas uma maneira de proteger o meio ambiente, objetivando unicamente a qualidade de vida de gerações futuras. É claro, esses motivos devem ser uma grande motivação, mas, além disso, a sustentabilidade visa à redução de custos de produção e do valor final dos produtos e, principalmente, ao fortalecimento da marca.

O impacto ambiental provocado pela ação industrial é, atualmente, uma pauta recorrente, assim como a busca por atitudes que evitem ou ajudem a reduzir as suas consequências. Dados mostram efeitos da falta de consciência ambiental refletindo-se, por exemplo, na crise hídrica que assola o país desde 2014, chegando a reduzir hoje o volume da principal barragem que abastece o Distrito Federal a 20% da sua capacidade.

Beleza sustentável
  • Sustentabilidade Social

Atualmente, o número de consumidores conscientes que buscam por empresas de alguma forma sustentáveis é grande, o que indica a preocupação crescente em relação ao bem-estar, à qualidade dos produtos e ao cuidado com o meio ambiente. Como consequência, importantes mudanças vêm ocorrendo mundialmente na forma como as empresas concebem e incorporam princípios de sustentabilidade em seus negócios.

Inicialmente, esse conceito estava relacionado à produção das indústrias; agora, ocorre a ampliação do tema para todas as áreas da sociedade. Desta consciência sustentável surgiu, então, uma nova maneira de cuidar da aparência e da estética: o universo de beleza “verde” ou Beleza Sustentável.

Os consumidores desse tipo de empreendimento buscam cuidar do corpo, da alma e, principalmente, do planeta. Ações adotadas por salões sustentáveis são desde a instalação de painéis solares até a utilização somente de produtos não testados em animais. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que 41% dos brasileiros “discordam plenamente” dos testes.

Salão Chic Coiffeur

Práticas mais sustentáveis já fazem parte da rotina do salão de beleza Chic Coiffeur, de Natal (RN). Sua proprietária, Fabiana Gondim, criou um método inovador chamado HairSIZE, que mede a quantidade de produto a ser utilizado nos cabelos de clientes, analisando o comprimentos dos fios. O método, que evita excessos de produto no cabelo, também ajuda a diminuir o desperdício de cosméticos, de embalagens e, ainda, o consumo de água utilizado nas lavagens.

Além disso, no Chic Coiffeur não se usa spray de unhas e cabelos, pois o produto contém CFC, um gás altamente tóxico para os funcionários, clientes e meio ambiente. A energia solar, a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos também fazem parte do dia a dia do empreendimento.

Cativa Natureza

Rose Bezecry, há sete anos, também resolveu apostar em promover o respeito ao meio ambiente através de seus  produtos. A Cativa Natureza, fruto dessa iniciativa, foi a primeira rede de lojas do Brasil especializada na venda de cosméticos feitos com insumos orgânicos. O portfólio de produtos, que inicialmente contava com apenas oito itens, agora já chega a 108 itens de cuidado pessoal.

Os produtos são todos elaborados com insumos de origem natural e produzidos de forma orgânica, ou seja, sem o uso de nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante. A formulação final não permite, por exemplo, sulfatos, derivados de petróleo ou de origem animal. Segundo a empreendedora, desde que a Cativa deu início às suas atividades, o mercado de produtos naturais já cresceu de 35% a 40%. 

O que a sustentabilidade pode fazer pelo meu negócio? 

A Mecânica Chiquinho é o exemplo prático de como ações sustentáveis podem gerar benefícios para a empresa. Há 20 anos, quando Francisco Severiano Alves fundou a oficina, já sabia a importância dessas práticas e, por isso, durante uma reforma no prédio, teve a ideia de utilizar telhas translúcidas para ter mais claridade e, assim, reduzir a conta de luz. A economia foi imediata: os valores pagos, que antes giravam de R$ 180,00 a R$ 220,00 mensais, hoje não passam de R$ 120,00.

Além disso, a oficina tem um sistema de captação de água da chuva. “Esse investimento foi um dos mais altos. Mas, em menos de seis meses, a economia no uso da água tratada foi paga”, explica Francisco. Atualmente 90% da água usada na oficina provém da chuva, o líquido é direcionado para descarga do banheiro, limpezas de peças e da oficina. Todo óleo usado é encaminhado para reciclagem, assim como outros materiais, como o papelão das embalagens e peças usadas, que são vendidos e geram uma receita média de R$ 300,00 por mês.

Quer saber mais sobre as vantagens de adotar a sustentabilidade no seu negócio? Desenvolvemos um conteúdo sobre como crescer com práticas responsáveis.

Sustentabilidade Social
  • Beleza sustentável
  • Dificuldades enfrentadas

A sustentabilidade social é, basicamente, adotar um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população. E promover essas práticas é uma das principais missões da Rede Premialy Padaria e Lancheria, de Minas Gerais. A empresa, com 20 anos de mercado, investe intensamente em ações sociais, culturais e ambientais para estar mais próximo da clientela. 

Campanhas de arrecadação de livros usados, concurso de redação para jovens e doação de presentes de Natal para crianças autoras de cartinhas divulgadas nas lojas da rede são alguns exemplos de ações socioculturais da empresa.

O empreendimento também coleta pilhas, baterias e óleo usado de cozinha, por meio de coletores colocados nas padarias da rede. Quem descarta o óleo usado recebe material de limpeza em troca, doado pelas empresas de reciclagem paulistas e mineiras que recebem os materiais. Além disso, sacolas retornáveis são entregues para clientes que acumulam R$ 100,00 em compras.

As vantagens de tantas ações inovadoras e sustentáveis ajudaram a fortalecer a imagem da marca, gerando resultados econômicos. “Nossas vendas aumentam de 10% a 15% quando estamos promovendo alguma campanha”, revela o empresário.

Dificuldades enfrentadas
  • Sustentabilidade Social

Segundo a Pesquisa de Sustentabilidade realizada pelo Sebrae, 18,3% dos empresários acreditam que a falta de informações sobre sustentabilidade é a principal barreira para adotar ações sustentáveis na empresa. Em seguida estão a dificuldade em encontrar parceiros para cooperação (16,6%) e o preço a pagar para adotar ações (11,2%).

Apesar de o assunto estar em pauta em diversas discussões, a falta de conhecimento sobre o tema é, de fato, um problema na hora de adotar ações mais sustentáveis. Pensando nisso desenvolvemos o manual Primeiros Passos para a Sustentabilidade nos Negócios.

O EAD Sebrae também oferece o curso Sustentabilidade, online e gratuito.

Saiba mais sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade

 

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