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Mercado e Vendas | VENDA
Veja o que é preciso fazer para aprimorar as vendas

Com a adoção de um processo estruturado de vendas, é possível fechar bons negócios com mais facilidade e melhorar os resultados da sua empresa.

· 14/12/2017 · Atualizado em 29/09/2022
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Mesmo sendo a venda uma das atividades mais antigas e conhecidas no mundo, não são todas as empresas que utilizam um processo estruturado, com equipes capacitadas para produzirem os resultados desejados.

Ainda há muita improvisação e despreparo ao atender a um cliente que apresenta dúvidas, objeções e desculpas. Assim, estudar o comportamento dos consumidores e aplicar técnicas de vendas é fundamental neste processo. 

É possível aprender a vender?

Sim, é possível! 

O primeiro passo é considerar a venda como um conjunto de etapas que devem ser realizadas de maneira sistemática e incorporar esse método no seu repertório.Veja o modelo a seguir:

Etapa 1 - Pré-venda 

É o trabalho de preparação, planejamento e treinamento sobre o produto e sobre o processo/serviço a ser oferecido, em que conhecer o perfil e os hábitos do cliente é fundamental, bem como a concorrência.      

Essa etapa é feita sem a presença do cliente, porém se valendo de conhecimentos acumulados sobre seu perfil. Por isso é importante criar relacionamento com o público-alvo para colher informações sobre ele.

Veja aqui as planilhas de gestão que o Sebrae preparou para facilitar a organização de algumas informações estratégicas para seu negócio. 

Etapa 2 - Levantamento de necessidades 

Resolvendo o problema do cliente 

Ao comprar seu produto ou serviço, o cliente precisa resolver uma dor ou satisfazer uma necessidade. Desse modo, tudo o que seu vendedor precisa saber é o que exatamente o consumidor está procurando. Esse é o momento do levantamento da necessidade.  

Como cada ser humano é diferente, não é possível prever suas reações ou tentar adivinhar. É o momento de fazer perguntas e ajudar o cliente a definir suas expectativas, necessidades e desejos.

É importante ter em mente que um produto que é banal para um consumidor de alta renda pode ser o sonho de consumo e a “compra do ano” para um assalariado de menor renda. Ou seja, o mesmo produto tem aspirações de consumo diferentes.

Etapa 3 – Conquista da confiança      

Conquistar a confiança do consumidor é um dos desafios mais complexos no trabalho de vendas, mas quando alcançado é um diferencial competitivo no seu negócio. 

Veja abaixo técnicas comprovadas para alcançar a atenção do seu público-alvo.      

  • Ter domínio dos processos, dos produtos, da concorrência e do mercado.  
  • Portar-se de maneira adequada, causar uma ótima impressão ao cliente e usar linguagem compatível e respeitosa com todos, sem nenhum tipo de discriminação ou preconceito.  
  • Entrar em sintonia e se adaptar ao perfil do cliente ajuda na construção de reputação. 

Etapa 4 - Apresentação da oferta 

Esta etapa deve ocorrer após a escuta ativa do que o cliente procura. 

Nesses tempos de alta conectividade, crescimento exponencial de mensagens e estímulos dos mais diversos tipos em nossos aparelhos celulares, a boa, necessária e produtiva conversa tem se tornado cada vez mais importante. Aproveite todo o conhecimento que se tem do cliente obtido na etapa anterior.

Pergunte, ouça, processe e esclareça

A pergunta é a “arma” mais poderosa do vendedor, mas precisa ser pergunta aberta, adequada às necessidades, desejos e perfil do cliente e ao contexto que o levou ao ponto de venda. O tempo do “posso ajudá-lo?” não tem mais resultados, pois, se o cliente responder "não!", acaba o diálogo. 

Portanto, à pergunta acima, deve-se acrescentar um “como”, ficando assim: “como posso ajudá-lo?”. Perceba a sutil, mas importante diferença! 

Quanto melhor for o conhecimento do perfil e das necessidades do cliente, mais qualificado e positivo será o diálogo. E quanto melhor for o seu conhecimento do produto, mais segurança e confiança será transmitida ao consumidor. 

Lembre-se, a melhor relação com o cliente deve ser aberta, transparente e alimentada com contatos constantes. 

Etapa 5 - Vencendo objeções 

Muro, quebra-molas ou meio-fio?

A objeção é uma réplica, dúvida, aresta, contestação ou obstáculo entre você e seu objetivo, que é a venda. 

Comparando-se a um carro que precisa avançar, seria o equivalente a um quebra-molas (você reduz, mas nem sempre precisa parar), a um meio-fio (parar, analisar a situação e avançar cuidadosamente conforme a altura do meio-fio) e a um muro (que na verdade é uma linha de resistência entre o não e o sim):

Clientes mais exigentes ou com mais objeções demandam mais argumentação. Um argumento de vendas é a característica do produto mais o benefício gerado ao consumidor, somados à prova ou evidência disso. 

Quando o cliente usar expressões do tipo “é realmente bom, mas”, “no entanto”, “porém”, “entretanto”, pode ter certeza de que se trata de alguma restrição entre o “sim”, que se busca, e o “não”, que ainda está com o cliente.

Etapa 6 - Fechamento de vendas

Término e consenso

No fechamento da venda deve-se chegar a um consenso, sem arestas a aparar, por parte do cliente, e vendas adicionais ou cruzadas podem até ser feitas nesse momento. 

Venda adicional é aquela com o mesmo item, porém em outra variedade (camisa lisa + listrada + manga curta etc.).  

Venda cruzada (cross selling) é aquela de um item complementar. Por exemplo: à camisa se adiciona uma gravata, uma calça ou um paletó.

Etapa 7 – Pós-vendas e relacionamento 

Uma das máximas da gestão do relacionamento é: “quando acaba uma venda, começa um relacionamento”. 

Não se esqueça de fazer um cadastro básico do cliente: nome, data de aniversário, e-mail e celular são suficientes para começar a registrar toda a trajetória da empresa com o consumidor. 

Importante: dentro dessa etapa, é necessário manter mensagens constantes com esses clientes, enviando informações de produtos e promoções para gerar engajamento. 

Seguindo as etapas da venda de modo contínuo e sistemático, a sua chance de sucesso será maior no seu desafio de vender.    

Quer conhecer as soluções e cursos que o Sebrae tem para você em vendas e outros temas? Consulte aqui nossos títulos educacionais a distância.

Portanto, mãos à obra e boas vendas!

Assista ao vídeo abaixo e veja como obter os resultados que você espera para o seu negócio. Confira algumas medidas importantes que você pode tomar antes, durante e após a venda.

Como vender mais e melhor


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