DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Saiba como o Sebrae contribui para a Agenda 2030

Sebrae atua para contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecer os negócios de impacto social.

  • Educação Empreendedora

O ano de 2015 foi um marco para uma decisão global em direção à redução da pobreza, da promoção do bem-estar social e da prosperidade e da proteção do meio ambiente. Nessa ocasião, inúmeros países acordaram um conjunto de ações denominadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) coordenados pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Por sua vez, os ODS deram origem a construção da Agenda 2030, que é um plano de ação que aborda questões relacionadas com pessoas, com o planeta e também com a prosperidade, juntando elementos essenciais para tratar de temas como a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.

O horizonte para cumprir as metas e resultados planejados na Agenda 2030 é muito curto. Os desafios são gigantescos e falta pouco mais que uma década. Saiba como o Sebrae, por meio de projetos e centros de referência em conhecimentos estratégicos para o cumprimento da Agenda 2030, busca fortalecer negócios de impacto social e contribuir com um novo cenário para o país – mais justo, mais democrático, mais inclusivo, mais sustentável.

Os Sebraes nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo estão desenvolvendo projetos específicos de Desenvolvimento dos Negócios de Impacto Social e Ambiental, contemplando grande parte dos desafios estabelecidos pela Agenda 2030.

Em parceria com o PNUD, acontecem nos estados o Dia de Impacto Social. Neste evento, são realizadas as oficinas "Como criar modelos de negócios à luz dos 17 ODS".

No âmbito da parceria Sebrae/PNUD, firmada pelo Convênio para implantação do Projeto INCLUIR, são realizados os seminários regionais sobre negócios transformadores de realidades. Neste evento, são aplicadas as oficinas práticas de "Como alinhar os ODS às estratégias empresariais das empresas".

Em 2018, estão programados eventos para a Região Norte e para a Região Sul (Santa Catarina).

Educação Empreendedora
  • Sustentabilidade

O Sebrae possui o Centro de Referência em Educação Empreendedora (CER), que produz e compartilha conhecimento, estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e fomento da educação empreendedora e temas que retratam aspectos sociais relevantes, como a educação com enfoque em gênero.

Representa uma possibilidade de inclusão para aqueles que flutuam às margens das oportunidades de emprego e renda. Trata-se de uma preparação para uma nova atitude comportamental em busca da capacidade de gerar sua própria renda e seu negócio, buscando alternativas para sair da pobreza e emergir em um universo de prosperidade.

Sustentabilidade
  • Educação Empreendedora
  • Artesanato

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) atua com a geração e disseminação de conhecimento em sustentabilidade aplicado aos pequenos negócios, disponibilizando soluções inovadoras, técnicas e práticas sustentáveis em busca da redução de impactos no meio ambiente, com o propósito de contribuir com um desenvolvimento social mais justo e igualitário.

A sustentabilidade faz parte, portanto, de um importante componente para os pequenos negócios. A gestão ambiental, por exemplo, é uma solução que envolve um conjunto de elementos diretamente associados a redução dos impactos relacionados com a natureza e as mudanças climáticas, tais como: uso eficiente da água, o uso eficiente de energia e gerenciamento de resíduos sólidos.

O CSS é um difusor de soluções para pequenos negócios atuantes em diversos segmentos, que perpassam por produção de alimentos e bebidas, bioeconomia, tecnologia avançada, dentre outros. Vão de soluções simples, como a tecnologia social denominada de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) até as soluções de ecoinovação adaptadas pela ONU Meio Ambiente e pelo Sebrae para os pequenos negócios brasileiros que desejam transformar a sustentabilidade em uma vantagem competitiva e em um fator de diferenciação no mercado.

Artesanato
  • Sustentabilidade

Ressalta-se, também, a contribuição gerada pela valorização dos ativos locais a partir da aplicação das tradições, da cultura e do saber fazer. Trata-se do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, muito representativo em diversas comunidades do país.

Em busca de agregação de valor, de transformação em objetos de desejo e consumo, o CRAB promove suas ações respeitando os hábitos, gostos e a própria natureza do artesanato. Retrata a expressão criativa brasileira estabelecendo conexões entre design, arte, moda e cultura. É, portanto, um potente canalizador de oportunidades e inclusão social e produtiva para comunidades tradicionais.

Tecnologias Inclusivas e Consumo Consciente

Cabe ressaltar também a abordagem promovida pelo Sebrae no âmbito da produção de alimentos e bebidas e da bioeconomia, que retratam cadeias diretamente conectadas com o meio ambiente, com a produção para um consumo consciente, com a utilização de tecnologias sociais e inclusivas, com tradições transmitidas de gerações em gerações, com o envolvimento de mulheres e jovens na condução de pequenos negócios, assim como diversos outros temas contemplados nos ODS.

Considerando o propósito dos ODS e restringindo a uma visão mais direcionada com o elo de produção, o Sebrae promove a partir do atendimento a produtores rurais, agricultores familiares, pescadores e pequenos negócios rurais (agroindústrias, cooperativas, associações e empresas), propiciando acesso a soluções de gestão, mercado, inovação e tecnologia, cooperativismo e associativismo, liderança, empreendedorismo, sucessão familiar, dentre outros.

O portfólio institucional dispõe de temas diretamente relacionados com vários dos ODS e é ofertado por mais de 300 projetos em todo o país, bem como pelos diversos canais de atendimento. Quanto ao atendimento remoto, a média anual de procura e downloads de cartilhas, infográficos e informações sobre a produção de alimentos, bebidas e práticas agroecológicas atinge a casa de 1,5 milhão de acessos no portal da instituição.

Dentre as diversas iniciativas e considerando as características específicas de algumas regiões brasileiras, destaca-se a atuação do Sebrae no Semiárido Brasileiro por meio do projeto Sertão Empreendedor. Tal projeto tem por compromisso contribuir com os pequenos negócios rurais transferindo tecnologias de produção e cultivo, gestão, acesso a mercado e crédito para que a convivência com a seca possa ser amenizada.

Na região amazônica o destaque é para o projeto estruturante do pirarucu. O Sebrae junto com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, reconhecida internacionalmente por sua competência, desenvolveram estudos e pesquisas e também promoveram transferência tecnológica para pequenas comunidades produtoras, ajudando a tirar a espécie do cenário de extinção e promovendo um processo produtivo sustentável por meio de cativeiros. Outro projeto estruturante também implementado no norte do país foi o de cosméticos, que investigou vários produtos da biodiversidade brasileira e atingiu comunidades de extrativismo sustável.

A matriz, a seguir, apresenta a correlação das iniciativas promovidas pelo Sebrae com os 17 ODS. 

Matriz de correlação das iniciativas do Sebrae com os ODS

O Sebrae tem certeza que os pequenos negócios têm papel fundamental no cumprimento dos ODS e da Agenda 2030. Por isso, investe em projetos transversais para o cumprimento dessa árdua e importante tarefa. Clique nos links abaixo e conheça mais sobre alguns projetos na área.

Saiba mais

Autoria: Augusto Togni de Almeida Abreu, Gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: