Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender

Os serviços de entrega de encomendas em domicílios ou escritórios não são uma novidade. Já faz tempo que empresas e donos de estabelecimentos comerciais ou residenciais utilizam os serviços do office-boy, seja coleta ou entrega de documentos, realização de pequenos pagamentos bancários ou mesmo a entrega de mercadorias de pequenos mercados localizados próximos a residências.Com o passar do tempo, as distâncias percorridas e as necessidades de agilidade na prestação dos serviços fez com que o antigo office-boy passasse a utilizar algum tipo de transporte para melhorar seu desempenho, a exemplo do ônibus. Porém, com o adensamento urbano cada vez pior, aumentando o trânsito e as filas, a figura do motoboy surgiu como a grande solução para tais tipos de problemas.Após um período de tempo, as cidades se viram cercadas por motoboys e seus serviços, sendo uma nova estratégia de sobrevivência para várias pessoas que não possuíam algum tipo de trabalho ou profissão. Com a nova onda verde, na qual a busca por serviços ecológicos estão sendo demandados e com o acirramento dos trânsitos nas cidades, surge um novo integrante nesse cenário, o bikeboy, que presta os mesmos serviços que o motoboy e o office-boy, mas utilizando uma bicicleta como meio de transporte.Este é um típico nicho de mercado na qual qualquer pessoa pode participar, desde que tenha, é claro, um bom preparo físico, visto que em média esses entregadores andam até 100 quilômetros por dia. Há ainda as diferenças entre as cidades, onde algumas possuem ladeiras íngremes e outras são totalmente planas. Esse diferencial pode ajudar e muito no faturamento de uma empresa de bikeboys.A estrutura para se montar este tipo de negócio é bastante enxuta, onde há possibilidade de o futuro empreendedor ser dono das próprias bicicletas ou simplesmente fazer parcerias com outros ciclistas, aglutinando-se em pequenas empresas para redução dos custos de operação e agendamento de clientes.O profissional que for atuar nesse ramo poderá auferir uma renda que irá variar de acordo com a quantidade de entregas realizadas, indo de R$ 500,00 a R$ 1.000,00. Uma empresa do ramo pode faturar algo em torno de R$ 15.000,00, dos quais o retorno líquido pode chegar a 20% do faturamento.O local de atuação deve ser pensado com muito cuidado e deve estar sempre próximo de grandes aglomerados urbanos, residenciais ou comerciais, para aumentar a possibilidade de clientes e de serviços. A distância máxima a ser percorrida também é fundamental, pois quanto mais longe for, melhor para seu concorrente direto, os motoboys.Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Este documento não substitui o plano de negócio .Para elaborá- lo procure o Sebrae.

Mercado

Mercado Consumidor

O mercado consumidor de serviços de entrega rápida é bastante variado, indo desde empresas, bancos, mercadinhos, frutarias, lanchonetes, drogarias e pessoas físicas. Tudo o que pode ser entregue em casa pode ser considerado um mercado consumidor em potencial para uma empresa de bikeboys.Cada aposentado que possui dificuldade em sua locomoção nas ruas, ou precise de um atendimento diferenciado pode utilizar os serviços desses boys de bicicleta, seja para pagar suas contas ou mesmo buscar os alimentos comprados no mercado próximo. Quando associado às farmácias e drogarias ou mesmo lanchonetes, os bikeboys se destacam, pois nem sempre os motoboys possuem interesse nesse ramos de atendimento local devido ao baixo valor do serviço. Segundo informações de Gilberto dos Santos, presidente do Sindimotosp, em reportagem de Rodrigo Bertolotto, o segmento de entregas rápidas por motos movimenta cerca de R$ 100 milhões por ano. Se considerar todo o setor, incluindo vendas de bicicletas e motos, com peças e serviços, estima-se algo em torno de R$ 1 bilhão de reais.Como não há informações consolidadas para o segmento dos bikeboys, os dados acima refletem um grande potencial do mercado consumidor. Dada a diferença de preços aliada às questões ambientais que favorecem os entregadores de bicicletas, haverá uma demanda ainda maior para este tipo de negócio.

Concorrência

Em todos os tipos de negócio o empreendedor deve sempre se preocupar com seus concorrentes diretos e indiretos. No caso de uma empresa de bikeboys, o principal concorrente é o motoboy, profissional que permitiu a mobilidade do antigo officeboy, iniciando os serviços de entregas rápidas por motocicletas. A busca por informações sobre o tamanho do mercado concorrencial não é considerada uma atividade fácil, visto que somente no ano de 2008 a atividade foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho por meio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).Conforme dados do Sindimoto apresentados no portal da UOL pela Infomoto, há no país mais de 900 mil profissionais sobre duas rodas. Destes, cerca de 500 mil estão no Estado de São Paulo e 200 mil somente na capital. A estimativa apresentada é de que somente 20% possuem registro na carteira de trabalho, demonstrando o tamanho da informalidade que o setor apresenta.Apesar do quantitativo de motoboys existentes e das facilidades em se adquirir uma moto, o mensageiro de bicicleta possui diferenciais competitivos muito fortes para garantir o seu espaço no mercado, como o custo de operação e da manutenção de uma bicicleta, o valor cobrado pelos serviços (que em geral é 30% mais barato), o tempo da entrega para um raio de até 10 quilômetros e ser um meio de transporte ecologicamente correto por não emitir poluentes no ar. Além das vantagens apresentadas acima, há também um fator positivo para os motoristas, pois os ciclistas não quebram retrovisores e não buzinam como seus concorrentes, sendo este um fator positivo para o apoio da sociedade.

Fornecedor

O mercado fornecedor de insumos para uma empresa de bikeboys já é bastante estabelecido no Brasil. Este é formado por grande marcas nacionais e importadas que suprem sem dificuldades as demandas por bicicletas, equipamentos de segurança, roupas especiais e acessórios dos mais variados. Assim, o fornecimento de produtos e serviços não será considerado fator competitivo ou determinante para a estruturação do negócio. Contudo, o futuro empreendedor deve estar sempre atualizado aos novos lançamentos, verificando se os novos produtos podem agregar valor ou melhorar as jornadas de trabalho para os profissionais do ramo.

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Localização

A localização é um aspecto determinante do sucesso do empreendimento: segundo pesquisa do SEBRAE em 2005, a localização inadequada é responsável por 8% das empresas que fecharam as portas antes de completarem quatro anos de funcionamento. Especialistas no assunto avaliam que a escolha do ponto adequado responde por até 25% do sucesso do comércio. Os principais pontos a considerar são:• O preço do aluguel;• A compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado: maior renda, maior sofisticação; menor renda, menor preço;• Visibilidade: se não se sabe (vê) que naquela localização existe o prestador de serviço, não se busca o serviço na região;• Conforto: os consumidores prezam por um atendimento de qualidade e, se possível, com conforto. Assim, se haverá a necessidade de ir de carro, o local deverá possuir estacionamento; se a expectativa é de haver picos de demanda (caso típico deste prestador de serviços nos sábados, dia em que as pessoas normalmente resolvem seus assuntos pessoais), o ambiente do estabelecimento deve prezar por ser agradável; Assim sendo, uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade. Se o atendimento for destinado ao público em geral é importante que a loja possua boa visualização em área de grande fluxo de pessoas, próxima ao local de residência ou de trabalho do público-alvo.Para uma empresa de bikeboys a localização é considerada parte fundamental do negócio, pois em sua maioria os serviços a serem realizados devem estar próximos tanto dos clientes quanto da sede da empresa. Como a atividade é realizada por meio de bicicletas, a distância deve ser considerada para delimitar o alcance das entregas para garantir um bom atendimento por um custo competitivo.Como os motoboys são os principais concorrentes, o diferencial deste tipo de atividade se dá pelo atendimento até uma determinada distância (estimada por cada profissional), mantendo competitividade em tempo e preço do serviço realizado.Se o empreendedor for optar por ser um microempreendedor individual, com no máximo um ajudante ou sócio, a melhor localização é estar o mais perto possível do cliente, como montar um ponto de apoio em local central, ou o mais próximo de centros comerciais. Há a possibilidade de fechar parcerias com empresas para ser exclusivo, sendo este parceiro a sua localização, e a distância máxima a ser percorrida delimitada no início da parceira.Quando a opção for uma empresa de maior porte, haverá também a necessidade de estar próximo ao local consumidor. Contudo, este deve ser o mais central possível, visto que a empresa não terá mobilidade e todos os serviços serão centralizados na sede da empresa. Os locais de grande concentração comercial ou habitacional são os mais indicados para se estruturar esse tipo de negócio.Um aspecto específico a influenciar a localização da empresa – e, conseqüentemente, o mercado que pretende atingir – diz respeito à topografia da região. Dado que a força motriz do veículo é o esforço humano, o atendimento é muito mais eficiente se se restringir a uma área da cidade o mais plana possível, o que agrega eficiência, tempo e menor esforço na prestação do serviço. Em áreas mais acidentadas a concorrência com motociclos fica significativamente mais difícil.

Exigências Legais e Específicas

O empreendedor que deseja abrir uma empresa deve procurar conhecer as legislações e os procedimentos corretos para tal fim. A legislação específica para a abertura de empresas segue as normas instituídas pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), que funciona como órgão nacional destinado à supervisão, orientação, coordenação e normatização, no plano técnico; e supletiva, no plano administrativo, e as Juntas Comerciais (JC) como órgãos de execução e administração dos serviços de registro no Brasil. Em seu site, www.dnrc.gov.br, estão todas as normas, legislações vigentes e endereços e telefones das Juntas Comerciais em todos os Estados e no Distrito Federal.Para se tornar um empreendedor/empresário, a pessoa deve se atentar aos princípios legais vigentes no Código Civil Brasileiro de 2003, dentre os quais indica que a idade mínima para constituir uma sociedade é de 18 anos e a idade para emancipação varia dos 16 aos 18 anos, desde que não seja impedida legalmente.Abaixo é apresentado um passo-a-passo genérico para abertura de uma empresa no Brasil:

1º passo – Localização

O primeiro passo é definir a localização da empresa para que seja realizada uma consulta prévia de endereço na Administração Municipal para verificar se a atividade pretendida é compatível com a lei de zoneamento da região pretendida, inclusive sobre questões ambientais. O cliente fornece endereço e a atividade para análise da administração. É etapa imprescindível para abertura da empresa. É interessante, no momento da consulta, verificar se o imóvel está regularizado, isto é, se possui HABITE-SE e se os IPTU’s estão em dia.

2º passo – escolha do tipo de Sociedade Empresária

Conforme o novo Código Civil existem cinco tipos de sociedade que podem ser organizadas no Brasil: Sociedade em Nome Coletivo, Comandita Simples, por Ações, Anônima e Limitada, sem as últimas as mais comuns no Brasil. De todas as apresentadas, a melhor para se constituir uma empresa, de pequeno porte, é Sociedade Limitada, por possuir regramentos mais simplificados e preservar melhor os sócios.

3º passo – Nome da Empresa

Toda empresa dever ter um nome. Nesse momento, o empresário escolhe o nome de sua empresa e na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de seu município efetua uma pesquisa para saber se o nome já está registrado. Essa consulta é realizada em formulário próprio obtido na hora. Há possibilidade de ser realizada pela Internet. Aproveite para verificar no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual se o nome ou marca já estão patenteados.

4º passo – Contrato Social e Demais Documentos

Ainda na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, após a definição do nome da empresa, deverá ser apresentado os seguintes documentos:• Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;• Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;• Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial ou Cartório), em uma via;• FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;• Pagamento de taxas através de DARF.O Contrato Social é a peça principal na constituição da empresa. Nele são identificados os objetivos da empresa, a composição societária e a forma jurídica de constituição da mesma. São apresentados as legislações, deveres e direitos dos sócios. Conforme Estatuto da Micro e Pequena Empresa (LC 123/2006), não haverá a necessidade da assinatura de um advogado nesse documento. Nos demais casos essa assinatura é obrigatória. Peça auxílio ao seu contador ou advogado. Ao final dessa etapa será emitido o Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE), necessário para cadastramento da empresa junto à Secretaria da Receita Federal, nosso próximo passo.

5º passo – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

Com o NIRE em mãos, o empresário deve registrar sua empresa junto à Secretaria da Receita Federal, efetuado exclusivamente pela internet através de programa específico. Os documentos exigidos, apresentados no momento do cadastramento, serão enviados por SEDEX para a Receita Federal. O número do CNPJ será disponibilizado também pela internet. É de extrema importância nessa fase que o empresário defina o porte de seu empreendimento e sua classificação, pois é nessa etapa em que a depender da atividade exercida o contribuinte poderá optar pelo sistema de tributação simplificada, o SIMPLES.Aproveite para ir a Secretaria da Receita Estadual para verificar quais os tributos sua empresa deverá pagar e efetuar o registro nesse órgão, item obrigatório para os setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual, bem como os serviços de comunicação e energia. A inscrição estadual é essencial para a obtenção da inscrição no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Há casos em que essa inscrição ocorre em conjunto com o CNPJ. Verifique no site da Receita Federal os órgãos que possuem convênio.

6º passo – Alvará de Funcionamento

O alvará de funcionamento, documento obtido junto à prefeitura, ou administração regional ou na Secretaria Municipal da Fazenda de cada município, é o documento final que autoriza o funcionamento da empresa. Na maioria dos casos, os documentos necessários são:• Formulário próprio da prefeitura;• Consulta prévia de endereço aprovada;• Cópia do CNPJ;• Cópia do Contrato Social;• Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário.

A depender do tipo de atividade a ser exercida, é necessária que uma vistoria seja realizada no local. Essas vistorias são realizadas por diversos órgãos, tais como: corpo de bombeiro (obrigatória), vigilância sanitária, órgãos ambientais e outros. Veja se sua atividade é passível de licenciamento ambiental no órgão responsável em seu município.Quando o atendimento é realizado no próprio domicílio, a obtenção do alvará de funcionamento é condicionada a declaração explícita dos vizinhos de que a atividade não traz prejuízos à comunidade, autorizando o funcionamento do estabelecimento.

7º passo – Cadastramento na Previdência Social

Após realizar com sucesso as etapas anteriores, o empresário já pode iniciar o seu tão sonhado negócio. Contudo, ainda há a necessidade de realizar o cadastramento da empresa na Previdência Social e de seus sócios em até 30 dias, mesmo que não possua nenhum funcionário.

8° passo – Aparato Fiscal

Para finalizar e iniciar de forma legal o negócio, o empreendedor deverá se dirigir Secretaria de Estado da Fazenda para solicitar a autorização para impressão das notas e dos livros fiscais. A ajuda do contador, nesse momento, é muito importante. Pronto, seu negócio está apto a ser iniciado e com todas as necessidades cumpridas. Observações:• Não esqueça que a partir desse momento a empresa deverá cumprir outras obrigações de caráter fiscal, tributária, trabalhista, previdenciárias e empresariais;• O novo empresário deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

5.1 Legislação Específica

Lei 9.503 de 1997 – Sistema Nacional de Trânsito;RESOLUÇÃO Nº 46, de 21 de maio de 1998 - Estabelece os equipamentos de segurança obrigatórios para as bicicletas;RESOLUÇÃO Nº 549, de 18 de junho de 1979 - Permite o transporte de bicicleta na parte externa dos veículos de transporte de passageiros e mistos.

Estrutura

Para o caso de uma empresa no modelo de microempreendedor individual, onde no máximo haverá mais uma pessoa, o interessante é não haver estrutura, pois o entregador irá precisar de uma agenda e telefone celular para oferecer seus serviços. Em alguns casos, quando realizar parceiras, o empresário poderá utilizar a estrutura do próprio parceiro para utilizar como base.Quando se tratar de uma empresa de maior porte, o empresário irá precisar de uma estrutura dimensionada para a quantidade de atendimentos que espera efetuar. Assim, para um empreendimento na qual irá contar com cerca de 15 entregadores, haverá a necessidade de um espaço de, no mínimo, 45 m2 para comportar um escritório que servirá para a administração e atendimento telefônico, espaço com sanitários e locais para banhos e para a guarda e manutenção das bicicletas.O mobiliário da administração deve incluir mesas e cadeiras suficientes para os administradores e a telefonista, além de cofre e local para arquivos e guarda de documentos ou mesmo itens de maior valor. Para a guarda e manutenção das bicicletas deve-se pensar em piso revestido com material de alta resistência e as paredes e teto protegido por material de fácil manutenção e limpeza. É importante um espaço para descanso dos profissionais enquanto aguardam uma nova chamada. O vestiário deverá ser dimensionado para todos da equipe, com armários para guarda de pertences individuais. Sempre que possível, o empreendedor deve pensar em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários.

Pessoal

A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infra-estrutura, vai depender diretamente da capacidade de atendimento esperada pelo empreendedor. Mas, diferente de outros tipos de empreendimentos, o perfil da mão-de-obra necessária para atuar em uma empresa de bikeboys não é totalmente especializada, contudo os entergadores devem ter uma excelente condição física para prestarem os serviços de entregas e encomendas utilizando-se bicicletas.Para um modelo de negócio do tipo microempreendedor individual, as pessoas que prestarão os serviços são os mesmos que deverão administrar o empreendimento. Portanto, devem possuir conhecimentos necessários para tal. Quando se trata de um negócio de maior porte, onde haverá a contratação de pessoal, estas deverão ter perfil diferenciado para os serviços de telefonistas e agendamento e para a administração. O pessoal sugerido para compor este negócio são 12 ciclistas, uma recepcionista e duas pessoas para a administração do empreendimento.Serão necessários os seguintes profissionais:• Telefonista: cuja formação mínima é o 2º grau e que possua experiência em serviços de atendimento telefônico e habilidades em agendamento. Para isso deverá se uma pessoa bastante organizada;• Administradores: um deles poderá ser o próprio empreendedor, com formação mínima em nível de graduação, com experiência em controle administrativo, contas a pagar e receber e o segundo, também com o mesmo nível de formação, contudo com experiência em contabilidade e administração de pessoal.Independente do tamanho e quantidade de pessoas é interessante investir em cursos e capacitações em segurança no trabalho e em mecânica de bicicletas, para manter a equipe constantemente atualizada. É interessante, também, que as pessoas tenham treinamento para uso e conservação de equipamentos de segurança, redução de desperdícios e higiene pessoal e do local de trabalho.

Equipamentos

Os equipamentos irão variar de acordo com a estrutura da empresa e da quantidade de bicicletas. Assim, para uma empresa formada por duas pessoas, que não possuirá uma sede ou espaço físico, apenas os seguintes itens serão necessários:• Bicicletas;• Telefones celulares, rádio (walk-talkie) ou smartphones;• Capacetes, luvas e roupas próprias;• Cestas para as bicicletas;• Mochilas para carregar documentos e mercadorias;• Camelbacks ou mochilas para água durante os trajetos;• Computador na residência para efetuar os controles administrativos e financeiros da empresa.

Os mesmos equipamentos são necessários para uma empresa de maior porte, mas em maior quantidade. Há também a necessidade de outros equipamentos para estruturar o empreendimento e sua sede, tais como:• Computadores;• Telefones e linhas telefônicas para o atendimento aos clientes;• Armários, arquivos, mesas e cadeiras para o setor administrativo;• Armários para os vestiários;• Equipamentos básicos para a manutenção de bicicletas, se for o caso;• Sofás ou cadeiras para descanso dos entregadores.

Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa

No caso de uma empresa de bikeboys não há produtos nem matérias-primas, pois todo o serviço é realizado através da coleta e entrega de documentos e encomendas (ou serviços) demandado pelo cliente. Assim, o empreendedor não se preocupa com estoque de produtos e mercadorias. Contudo, visto que este é um trabalho que exige bastante esforço dos profissionais, é interessante que o empreendedor tenha em seu estabelecimento além de água abundante, sempre que possível, algum tipo de alimento (frutas, barras de cereais ou de proteínas) que possa servir de base nutricional para seus entregadores ou para si próprio.

Organização do Processo Produtivo

O processo produtivo para este tipo de negócio apesar de ser bastante simples, requer do profissional bastante organização, uma vez que a demora nos serviços pode ocasionar a perda do cliente ou sua insatisfação.Para o caso de uma empresa no modelo de microempreendedor individual, onde no máximo, haverá mais uma pessoa, o entregador deverá possuir uma agenda e telefone celular para oferecer seus serviços.O processo para a execução dos serviços segue abaixo:Atendimento do telefone para marcação do horário do serviço, ponto de coleta e ponto de entrega;O segundo passo é calcular o tempo entre as distâncias dos serviços e agendar com o cliente;Em terceiro, combinar preço e tempo para realização do serviço demandado;Por último, finalizar e efetuar a cobrança.Mesmo seguindo essas etapas cabem algumas considerações acerca do processo, pois durante a realização de um serviço pode ocorrer o recebimento de outras chamadas, sendo necessária a organização, seja em notebook, agenda ou smartphone, dos clientes para a prestação dos serviços.Quando se trata de uma empresa de maior porte, as mesmas etapas deverão ser seguidas, porém como a escala será maior, haverá a necessidade de uma única pessoa realizando o agendamento dos serviços. Esse controle dos profissionais serve para manter um equilíbrio entre cliente, serviços e funcionários, de tal forma que todos fiquem satisfeitos.

Automação

Para o caso de um microempreendedor individual com apenas um funcionário ou sócio, como o proposto nesta idéia de negócio, não haverá a necessidade de automação para a empresa, somente um computador a ser alocado na residência para controle de caixa e um banco de dados de seus clientes, com algum software de planilha financeira ou texto. Porém, quando tratamos de uma empresa de maior porte, onde haverá mais de um funcionário e um maior número de clientes, se faz necessário um processo mais sofisticado para prover um melhor atendimento e mais controle dos processos de atendimento e agendamento dos serviços de coleta e entrega de encomendas. Visto isso, a presença de computadores e softwares voltados para atendimento e agendamento de serviços e gerenciamento de clientes são itens obrigatórios.O mercado dispõe de diversos sistemas, em diversos níveis de sofisticação, para gerenciamento de estabelecimentos como este e similares. Esses softwares possibilitam o controle do agendamento de clientes, cadastro e histórico de serviços prestados a cada atendimento, serviço de mala direta para clientes e potenciais clientes, controle de estoque de produtos, cadastro de equipamentos, gerenciamento de serviços dos empregados, controle de comissionamento, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa, etc.Portanto, a automação a ser exigida irá depender diretamente do tamanho do empreendimento a ser montado.

Canais de Distribuição

Os canais de distribuição para os serviços de entregas são bastantes simplificados, sendo os mais comuns o telefone e o próprio estabelecimento ou ponto onde os profissionais podem ser encontrados.Contudo, na era atual da modernidade e em se tratando de uma empresa de maior porte, com mais clientes, além do estabelecimento o empreendedor poderá optar por criar uma página na internet, onde haverá a possibilidade de ofertar seus serviços on-line, com preços, distâncias de atendimento e demais informações para potenciais empresas que busquem suas atividades..

Investimento

Para um microempreendedor individual, são necessárias apenas a aquisição de uma bicicleta, os equipamentos de segurança (capacetes, luvas e roupa especial), telefone ou smartphone e mochilas ou cestinhas para transporte das encomendas, totalizando cerca de R$ 2.200,00. Abaixo estão os investimentos necessários para uma empresa de pequeno porte, com 12 profissionais de entrega.

DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNITÁRIO TOTALReformas e adaptação do Imóvel 1 R$ 2.500,00 R$ 2.500,00 Luminoso + Fachada 1 R$ 800,00 R$ 800,00 Abertura da Empresa 1 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 Marketing Inicial 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Bicicletas 12 R$ 1.000,00 R$ 12.000,00 Capacetes, luvas e roupas 12 R$ 500,00 R$ 6.000,00 Mochilas ou cestas 12 R$ 100,00 R$ 1.200,00 Computador 1 R$ 1.500,00 R$ 1.500,00 Impressora 1 R$ 500,00 R$ 500,00 Mesas e cadeiras 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Móveis e utensílios de escritório 1 R$ 1.000,00 R$ 1.000,00 Software para atendimento e agendamento 1 R$ 300,00 R$ 300,00Armários para vestiário 1 R$ 850,00 R$ 850,00 Jogos de Ferramentas Genéricas 1 R$ 350,00 R$ 350,00 TOTAL GERAL R$ 31.000,00

Por possuir uma diversidade de preço muito elevada não foi quantificado o preço da construção civil, sendo esta uma necessidade a ser pensada de acordo com a localidade aonde será estruturada a empresa.Recomenda-se estudar a possibilidade de cada ciclista possuir sua própria bicicleta e equipamentos de segurança. Assim, tais custos de aquisição seriam de cada pessoa e não do empreendedor, reduzindo os custos com investimento

Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

Para um negócio como o de bikeboys, onde não há custos com mercadorias e insumos e os recebimentos são diários, a necessidade de capital de giro é mínima, sendo necessários recursos apenas para transporte de ida e volta para o local de trabalho e alimentos diários. Assim, um empreendedor individual deverá possuir em torno de 10% do total investido ou cerca de R$ 250,00.Já para uma empresa de pequeno porte, a necessidade de capital de giro é maior devido, principalmente, as obrigações de uma empresa formal. Assim, em termos de capital de giro, é importante o empreendedor possuir cerca de 15% do total investido ou, em termos financeiros, um valor total de R$ 4.500,00, perfazendo um total geral de investimentos de R$ 34.500,00.

Custos

São todos os gastos realizados na produção e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria- prima e insumos consumidos no processo de produção.O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.É importante notar que, quanto menores forem os custos, menor também será a necessidade de disponibilidade de capital de giro, liberando recursos para novos investimentos produtivos ou aumentando a lucratividade do empreendimento.Os custos típicos deste tipo de empreendimento devem ser estimados considerando pelo menos os itens abaixo, quando houver:

DESCRIÇÂO VALOR MENSAL VALOR ANUAL

Salários, comissões e encargos; R$ 10.800,00 R$129.600,00 Tributos, impostos, contribuições e taxas; R$ 850,00 R$10.200,00 Aluguel, taxa de condomínio, segurança; R$ 1.500,00 R$18.000,00 Água, Luz, Telefone e acesso a internet; R$ 200,00 R$2.400,00 Limpeza, higiene, manutenção; R$ 200,00 R$2.400,00 Assessoria contábil; R$ 400,00 R$4.800,00 Propaganda e Publicidade da empresa; R$ 350,00 R$4.200,00 TOTAL R$ 14.300,00 R$ 171.600,00

Diversificação/Agregação de Valor

A diversificação de produtos ou serviços é uma prática que todo empreendedor deve estar sempre atento, pois em tempo de baixa nas atividades estes outros serviços podem gerar consideráveis retornos financeiros. Para uma empresa de bikeboys o primeiro tipo de serviço que pode ser agregado é o realizado pelo seu principal concorrente, o motoboy. A empresa poderá incluir uma moto ou agregar um motoboy, fazer parceria, para não perder clientes que demandam por entregas em longas distâncias ou em áreas acidentadas, na qual se fosse entregue de bicicleta haveria perda de agilidade e alto custo.Uma segunda forma de agregação de valor seria o aluguel de suas bicicletas durante o fim de semana para passeios em parques e locais de lazer, proporcionando entretenimento para as pessoas que não querem ou não podem comprar uma bicicleta.Há ainda a possibilidade do empresário que possuir um negócio maior ofertar em seu próprio estabelecimento peças, acessórios ou serviços de reparos para bicicletas do bairro ou do local em que está instalado.Neste tópico foram apresentadas apenas algumas opções de diversificação/agregação de valor para o negócio de bikeboys. Vale ressaltar que sempre é possível propor melhorias e novidades, para isso é indicado observar hábitos, ouvir as pessoas e criar novos produtos e novos serviços, com o objetivo de ampliar os níveis de satisfação dos clientes.

Divulgação

A propaganda é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da propaganda é construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pela empresa. A mídia mais adequada é aquela que tem linguagem adequada ao público-alvo, se enquadra no orçamento do empresário e tem maior penetração e credibilidade junto ao cliente.Para uma empresa de bikeboys poderão ser usados todos os canais de propaganda, de acordo com o porte do empreendimento e a capacidade de investimento do empreendedor. Um pequeno estabelecimento poderá utilizar-se de panfletos a serem distribuídos de forma dirigida, em locais de grande circulação de pessoas (próximos ao estabelecimento), ou no bairro onde está localizado. Possuir cartões de visitas para entregar aos clientes e potenciais clientes é bastante recomendado.Outro veículo importante, pela mobilidade e visibilidade que apresenta, é o próprio conjunto bicicleta/bikeboy: anúncio da forma de contato – número de telefone, site na internet ou outros – podem ser exibidos no conjunto, numa propaganda praticamente gratuita e altamente efetiva.Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de bairro, jornais de grande circulação, rádio, revistas, outdoor e internet. Entretanto, o contato pessoal é imprescindível particularmente para aqueles empreendedores que se propõem a atender empresas com exclusividade, como no caso de drogarias, pequenos mercados, dentre outros.

Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de AGÊNCIA DE BIKEBOYS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5320-2/02 como a atividade de serviços de entrega de mercadorias do comércio varejista e de serviços de alimentação no endereço do cliente e serviços de entrega de encomendas , poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa, R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
• ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
• INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado
• 5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;
• R$ 5,00 a título de ISS - Imposto sobre serviço de qualquer natureza.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

Eventos

ENCONTRO NACIONAL DE MOTOCICLISTASEvento anualwww.motoboysdobrasil.com.br

BIKE EXPOBRASIL Evento anualwww.bikeexpobrasil.com.br

Entidades em Geral

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas http://www.abntnet.com.br

ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. Rua Américo Brasiliense, 2171 - Cj.907 à 910 - S. Paulo/S.P. - CEP 04715-005 Telefone: (11) 5181-0222/Fax (11) 5181-5289 - abraciclo@abraciclo.com.br http://www.abraciclo.com.br/

ANEPEI – Associação dos Entregadores de Pequenas Encomendas e ImpressosRua praia do cerejo, 189 – Parque Jabaquara – São Paulo/SP.www.anepei.org.br

SIMEFRE - Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e RodoviáriosAv. Paulista, 1313 - 8 andar, cj. 801 - 01311-923 - São Paulo - SPTel/Fax: (11) 3289-9166E-mail: simefre@simefre.org.brwww.simefre.org.br/

SINDIMOTOSP – Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo e RegiãoRua Fortunato, 121 - Santa Cecíla - São Paulo/SP - CEP 01224-030Telefone: 11 3361-9410 contato@sindimotosp.com.br

PROCON – Portal do Consumidor http://www.portaldoconsum idor.gov.br/procon.asp

Normas Técnicas

As normas técnicas são documentos de uso voluntário, sendo importantes referências para o mercado.As normas técnicas podem estabelecer quesitos de qualidade, desempenho, de segurança. Não obstante, pode estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar, classificações ou terminologias e glossários. Definir a maneira de medir ou determinar as características, como métodos de ensaio.As Normas técnicas são publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas).Não há normas técnicas aplicáveis para a atividade de bikeboys, contudo, os equipamentos de segurança, principalmente o capacete, devem possuir o selo do InMetro para atestar sua qualidade.

Glossário

Bikeboys: condutor de bicicleta no transporte de mercadorias em bicicleta da empresa ou própria.Camelback: mochila adaptada para transporte de água, preservando a temperatura, para longas distâncias.Mountain-bike: Bicicleta de quadro leve e resistente, dotada de marchas e pneus largos, e que é us. para prática esportiva em trilhas e terrenos acidentados.

Dicas de Negócio

Qualquer atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor planejada melhor será executada. Assim, também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda.Entretanto, de nada vale planejar se não for para cumprir o planejamento. Muito importante: isto não significa um engessamento das ações. Significa, sim, não fugir do eixo, muito embora ao longo do processo algumas das coisas que se planejou tenham que ser revistas e/ou adaptadas. Ou seja, o planejamento é um instrumento dinâmico, mas o foco não deve ser perdido. Para o caso de uma empresa de bikeboys, o planejamento dos atendimentos e da localização é fundamental para garantir um bom atendimento.Um caso típico desta flexibilidade é a freqüente aparição de gastos imprevistos nos 100 primeiros dias da empresa. Isto ocorre com frequência quando existe excesso de otimismo no cálculo das possibilidades da empresa, sacrificando o capital de giro. A recomendação é sempre considerar uma hipótese menos otimista, evitando surpresas desagradáveis.Outro cuidado relevante é com o foco da empresa: é fundamental evitar a tentação de improvisar para agregar valor: acaba fazendo muitas coisas e mal feitas. Sempre seguir planejamento e simulações. Depois do negócio se concretizar, busque formas de diversificação para agregar valor ao produto ou para a empresa. Algumas dicas para empresa de bikeboys foram listadas.Avaliar permanentemente a receptividade da clientela à venda de produtos. Lembrar que comércio requer registro de empresa diferenciado de prestação de serviços;Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades adicionais com respeito a estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário ou prazos, etc, principalmente quando o negócio é o de coleta e entrega de encomendas, produtos ou pequeno serviços;Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, etc; O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia-a-dia.

Características

O empreendedor envolvido com atividades ligadas a este setor precisa adequar-se a um perfil fortemente comprometido com a evolução acelerada de um ramo altamente disputado por concorrentes nem sempre fáceis de serem vencidos. Algumas características desejáveis ao empresário desse ramo são:• Ser bom comunicador, simpático, atencioso com os clientes;• Gostar e conhecer bem o ramo de negócio;• Pesquisar e observar permanentemente o segmento de mercado onde está competindo, promovendo ajustes e adaptações no negócio;• Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;• Saber administrar todas as áreas internas da empresa;• Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos;• Ter visão clara de onde quer chegar;• Planejar e acompanhar o desempenho da empresa;• Ser persistente e não desistir dos seus objetivos;• Manter o foco definido para a atividade empresarial;• Assumir somente riscos calculados;• Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;• Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá- las;• Ter habilidade para liderar sua equipe de profissionais; • Imaginação criativa;• Sentido artístico e estético;• Sentido de pormenor e precisão;• Boa coordenação visual/motora;• Boa presença – apresentação – higiene pessoal.

Mesmo possuindo todas essas qualidades e características, o empresário ou seus funcionários devem possuir um ótimo preparo físico. Assim, treinamentos e cuidados com a saúde devem ser buscados constantemente para garantir um bom atendimento aos clientes.

Bibliografia

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URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-ag%C3%AAncia-de-bikeboys