this is an h1

this is an h2

header_noticia_sem_foto
Energia 50+50 debate novas oportunidades para pequenos negócios

Evento em Brasília, com transmissão online, reunirá especialistas para análise de perspectivas do mercado de energia solar, eólica, óleo, gás, carbono e metano

Energia solar em alta: oportunidades para negócios de micro e pequenas empresas, tema em debate no Energia 50+50 (Foto/crédito: Agência Brasil)

As novas oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas no setor de energia serão debatidas em evento na sede do Sebrae em Brasília, com transmissão online, nos dias 9 e 10 de agosto. A iniciativa tem o nome de Energia 50+50 e faz parte da celebração do cinquentenário da instituição, fundada em 1972.

Com a abordagem “Energia para Todos e Oportunidade para Muitos”, o evento reunirá em um encontro técnico e aprofundado autoridades no assunto, parceiros do mercado de energia e donos de pequenos negócios. Os participantes também vão conhecer a estratégia de atuação do Sebrae por meio dos Polos de Referência de Aceleração de Renováveis, de Atendimento ao Mercado de Óleo e Gás Onshore e de Óleo e Gás Offshore.

A coordenadora de Energia do Sebrae Nacional, Juliana Borges, explicou que os empreendedores participantes vão ter a oportunidade de conhecer a transversalidade do setor, que serve tanto de insumo para as empresas, como também gera negócios para pequenas empresas.

Cerca de 10,4 milhões de pequenos negócios têm a energia como um insumo crítico na gestão dos seus negócios, segundo ela. Ao mesmo tempo, há oportunidades para muitos empreendedores, no fornecimento de produtos, serviços, inovação aberta e tecnologia para investimentos na ordem de R$ 3 trilhões nos próximos dez anos, conforme dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O encontro será realizado presencialmente na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, para as autoridades e parceiros do mercado de energia. Para todos os pequenos negócios do país haverá a transmissão, com pré-inscrição, no endereço eletrônico: https://cloud.cliente.sebrae.com.br/energia5050

No evento “Energia 50+50”, o Sebrae também vai apresentar os ebooks sobre eficiência energética com conteúdo personalizado para as diferentes atividades do Comércio, Serviço e Indústria – são orientações sobre as formas de lidar com a redução de custo, consumo e geração de energia. Além disso, os participantes poderão conhecer o projeto em parceria com a Turma da Mônica que resultará na produção de quatro gibis.

Programação

O primeiro dia do evento, nesta terça-feira (9), traz uma manhã repleta de discussões sobre temas atuais ligados ao mercado de carbono e metano, com palestras do secretário adjunto de Clima e Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Freire, e Marco Antonio Fujihara, da Aggrego Consultoria, entre outros.

No período da tarde, as palestras serão focadas no mercado de óleo e gás offshore, com apresentações, como os painéis “Atuação Sebrae no Offshore e Lançamento Publicação Margem Equatorial”, com Mara Campos, do Sebrae/RJ; e “Visão empresas fornecedoras (2ª camada) no cenário atual do Óleo e Gás Offshore”, que contará com os painelistas Glauco Nader, da Rede Petro BC, e Carlos Cavalcanti, da Rede Petro Rio.

Na quarta-feira (10), as discussões incluem o mercado de óleo e gás onshore, em que o Sebrae tem atuação significativa por meio do Polo de Referência Nacional, que funciona como um hub de soluções para todo o país. Destaque para os painéis “Política Industrial para Óleo e Gás Onshore (Reate)”, com as apresentações de Carlos Agenor (MME) e Anabal Santos, da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip), e “O segmento Onshore como mercado para empresas”. Este terá a participação dos painelistas Juan Alves (Petroreconcavo), Gutemberg (Rede Petro/RN) e Tatiane (EndServ).

O dia se encerra com uma oficina de Boas Práticas na utilização do portfólio Sebrae para o relacionamento com o setor de energia solar fotovoltaica.

Conforme ressaltou Juliana Borges, nos últimos anos, com a nova política de atuação da Petrobras, o mercado de óleo e gás onshore passou por mudanças significativas. “A abertura do mercado para a iniciativa privada mudou a dinâmica do mercado onshore no país, com possiblidade para que os pequenos negócios possam inovar para atuar em diversos níveis desta cadeia produtiva”, comenta.

Por fim, a programação da tarde apresenta o potencial do mercado de energia renovável no Brasil, com discussões sobre perspectivas e cenários, novo marco regulatório, geração distribuída, boas práticas no setor de energia fotovoltaica e muito mais.

Para saber mais

Como reduzir custos de energia elétrica e elevar a competitividade do seu negócio

Sobre o Sebrae 50+50

As atividades que marcam a celebração dos 50 anos do Sebrae giram em torno do tema “Criar o futuro é fazer história” e procuram mostrar a conexão da instituição com o Brasil. Denominada Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza as ações atuais nos três pilares da instituição: aprimorar a gestão empresarial, desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios e promover a cultura empreendedora. Mostra também a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar para o futuro, ao mesmo tempo, voltado para os novos desafios do empreendedorismo no país.

Conheça: www.agenciasebrae.com.br
 

Posso ajudar?