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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Utilize o WhatsApp a favor do seu negócio

Aprenda como utilizar o WhatsApp para otimizar o tempo, aumentar a produtividade e vender mais

· 03/04/2023 · Atualizado em 07/06/2023
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O WhatsApp é uma ferramenta gratuita e de amplo alcance para dar um boom nas suas vendas. São mais de 165 milhões de usuários do aplicativo no Brasil, estando instalado em 99% dos dispositivos móveis disponíveis atualmente no país e sendo uma rede social utilizada diariamente pelos seus usuários.

O aplicativo aproxima o vendedor ao cliente, isto porque, tem uma proposta mais informal e íntimao, por isso deve ser aproveitado pelos empreendedores para criar essa relação. Hoje é muito mais eficaz do que uma venda feita através de e-mail ou telefone celular.   

Pode ser crucial para empresas novas, ajudando na captação e fidelização de clientes sem gerar um custo adicional. O aplicativo permite que o vendedor consiga contatar vários clientes simultaneamente, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.

A utilidade do WhatsApp para os negócios é tamanha que hoje já existe o WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada justamente para pequenos empreendedores terem o contato com o cliente facilitado, através de ferramentas para automatizar, classificar e responder as mensagens rapidamente.

Inclusive recentemente uma ferramenta de pagamento foi adicionada ao WhatsApp facilitando compras através do aplicativo.  

Em outras palavras, independente do segmento, o seu público está no WhatsApp, por isso você deve começar a estudar as possibilidades do aplicativo e a melhor forma de entregar conteúdo, serviços, e produtos através dele. Para isso, separamos algumas dicas úteis:

Utilize listas de transmissão

As listas de transmissão são uma forma de disparar mensagens iguais para várias pessoas simultaneamente, isso otimiza tempo e aumenta a produtividade do vendedor, aumentando seu alcance e eficiência. Importante lembrar que antes de inclui-lo na lista, é imprescindível pedir sua autorização, para não acabar sendo um incomodo para o cliente.

Seja preciso

Não exagere no número de mensagens, isso pode acabar sendo inconveniente e afastando o cliente, selecione conteúdos úteis e interessantes para o seu nicho, que possam despertar o interesse e elabore um cronograma para organizar e controlar os envios.

Disponibilize o WhatsApp

Hoje o aplicativo é o meio mais atrativo para o cliente quando o assunto é contato com o vendedor, por isso, sempre disponibilize o seu WhatsApp nas outras redes sociais e na loja física caso possua. A falta dessa informação pode afastar o cliente, que não se sente confortável com outro tipo de contato.

Ofereça suporte

Utilize o aplicativo como uma forma de auxiliar o cliente em suas dúvidas, esteja presente e disponível para dar informações.

Analise suas métricas

É importante avaliar seu desempenho vendendo no WhatsApp, observando dados como tempo de resposta, duração da negociação e de cada etapa do processo de vendas.

Utilize o WhatsApp Web

O aplicativo para web é aberto no navegador do computador e propicia uma visão mais ampla e fácil do chat de conversas. O uso dessa variação permite também que o vendedor tenha acesso ao aplicativo enquanto trabalha e consiga estar atento às novas mensagens assim que chegam de uma forma mais rápida.  

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-ES

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