ESTRATÉGIA DE MERCADO

Como conquistar e manter clientes

A relação de confiança, satisfação de desejos entre cliente e empresa deve ser percebida como crucial para que haja sucesso na conquista.

Como conhecer o cliente
  • Estratégias

A utilização de Marketing que tem por objetivo despertar o cliente para que sua necessidade seja satisfeita pelo produto/serviço apresentado deve ser visto como força de venda.

Atualmente a exigência e nível de maturidade do cliente faz com que a compra seja efetuada somente após o máximo de informações obtidas, que tenham os melhores custos benefício, condições de negociação das empresas, o cliente está em busca da melhor proposta.

Os clientes são inconstantes e infiéis, pois as ofertas são atraentes e em grande quantidade.

A pesquisa de mercado é muito importante no processo de conhecimento da concorrência para planejamento futuro perante este cliente.

A venda para ser eficiente resulta de coleta de informações sobre os desejos dos clientes, conhecimento de produto ou serviço oferecido.

Estratégias
  • Como conhecer o cliente
  • Etapas para uma boa venda

Estratégias de planejamento em vendas

1. Ações promocionais chamam a atenção do cliente em redes sociais, como Facebook, fan page, essas ferramentas tornaram-se muito exploradas e atingem públicos específicos;

2. Ter um bom recrutamento/seleção, treinamento e desenvolvimento, conhecimento da empresa, produto, serviço por parte da equipe de venda, que encantem o cliente, com abordagem correta e cuidadosa.

Etapas para uma boa venda
  • Estratégias
  • Prospecção - etapas

1. Captação e avaliação de clientes

2. Definir qual a melhor abordagem - atendimento personalizado;

3. No primeiro contato, apresentar a empresa, o produto/serviço

4. Ser claro, objetivo

5. Obter resultado com a negociação

6. Através do pós-venda apresentar resultado obtido pela compra.

Prospecção - etapas
  • Etapas para uma boa venda

Prospecção: Captar clientes novos e potenciais. 

Etapas:

1. Identificar possíveis clientes: por diversas fontes- nome, endereço, telefone etc.

2. Conhecer os potenciais clientes: conhecer necessidade, interesse do cliente com o produto /serviço, capacidade de compra deste cliente.

3. Estratégia de abordagem e de acompanhamento: com o objetivo de observar compra e necessidades futuras.

4. Trocar e-mail e ligações sempre.

5. Feedback quanto aos pontos falhos.

6. Utilizar linguagem clara e objetiva evitando termos técnicos.

7. Personalizar atendimento.

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: