this is an h1

this is an h2

Mon Oct 10 15:43:46 BRT 2022
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Tendências de mercado para 2023

Como podemos nos aproveitar dos movimentos de mercado para surfar ondas e buscar as melhores oportunidades? O Sebrae te ajuda com isso!

· 10/10/2022 · Atualizado em 10/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Estar atento às tendências do mercado é fundamental parar e analisar e avaliar a situação ao seu redor, principalmente em uma situação pós-pandemia. Algumas das tendências que vão bombar em 2023 estão relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, clubes, saúde, delivery e infoprodutos.

 

Tecnologia

Muitas empresas de todas as esferas da vida precisam se reinventar digitalmente, e isso também pode acontecer com o seu negócio. Algumas empresas não precisam começar do zero porque já avançaram na transformação digital e estão começando a investir mais na área ou adotar novos diferenciais para se manterem competitivas.

Um desses diferenciais é o omnichannel, que tenta estar presente em todos os canais e redes sociais disponíveis. Agora, as tendências mudaram porque as empresas entenderam que atacar em todas as redes sociais, ou plataformas de vendas onde é um desafio adicional para construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes, então menos é mais. Aposte nos canais certos, onde seu público realmente se faz presente e você consegue atender a demanda.

É muito importante entender as tecnologias que estão crescendo no mercado e que devem abrir novos modelos de negócios, ou influenciar o relacionamento com os clientes, uma delas são as NFTs, uma tecnologia que funciona como um certificado digital pode assegurar a originalidade e a exclusividade de um bem digital. Os NFTs têm sido amplamente utilizados para comercializar obras de arte no mundo digital, mas também já estão impactando outras áreas, como títulos e até mesmo no esporte.

FAVORITAR
Botão favoritar
Consciência ambiental

O que antes era descartado ganhou novo valor com as tendências de reutilização e upcycling que continuam agitando o mercado, inspirando muitos negócios e dando às sobras um enorme potencial. Materiais e resíduos podem ser comercializados ou trocados entre empresas parceiras, doados, reaproveitados em novos processos produtivos, convertidos em bioenergia, etc. As possibilidades são infinitas e podem fazer parte de diferentes campos. Uma delas é a moda upcycling, que vai além dos brechós tradicionais, segmento em que a ideia é reaproveitar materiais já existentes como tecidos, estofados, roupas e alguns outros que são classificados como sobras, ou mesmo sucatas para transformar em roupas novas, geralmente feitos à mão.

Outro nicho de mercado com grande potencial de crescimento, são os cosméticos naturais feitos de forma sustentável e que respeitam a natureza, já é comum as empresas surfarem na onda da conscientização ambiental, substituindo alguns sintéticos em seus produtos por materiais que não poluem ativos naturais. Por exemplo, xampus e condicionadores em barra e cremes feitos apenas com produtos naturais são duas das principais tendências do mercado de beleza em 2023.

FAVORITAR
Botão favoritar
Saúde

Talvez você não conheça a palavra "wearable", mas com certeza já sabe o que significa, wearable é qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório, ou que possamos usar. Os principais exemplos são os smartwatches e pulseiras fitness, relógios de pulso e pulseiras conectadas, que têm o monitoramento da saúde como um dos recursos mais atraentes, além de ajudar os usuários a medir sua frequência cardíaca ou velocidade de corrida, os wearables também são uma mão na roda para quem precisa de mais praticidade na sua vida diária. Por exemplo, eles permitem que você acompanhe notificações sem a necessidade do seu telefone, pague por proximidade e até use-o como GPS. Muitos wearables fazem parte de outra tendência em alta, o IoT (Internet of Things), conceito que propõe a interconexão de objetos do cotidiano.
Um bom exemplo, e já em alta, são os alto-falantes com assistentes inteligentes como o Alexa da Amazon, mas em breve essa tendência de objetos inteligentes deve dominar a maioria dos nossos eletrodomésticos.

Vale lembrar que quando falamos de produtos de beleza, a tendência de novos homens e novas mulheres ainda está em alta. O público está farto de estereótipos ultrapassados ??sobre masculinidade e feminilidade, por isso o mercado mudou a forma como representa homens e mulheres na publicidade e se comunica com eles por meio de produtos, serviços e cuidados. A saúde mental dos homens e a paternidade são alguns dos grandes pontos positivos recentes. O mesmo vale para a questão da idade, a sociedade em geral está envelhecendo e os idosos são mais ativos no mercado. Há um público-alvo muito forte para entender e aproveitar.

FAVORITAR
Botão favoritar
Clubes

Clubes por assinatura não são novidade, afinal a economia circular já estava transformando o mercado antes mesmo da pandemia, livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal são os segmentos de maior destaque do setor, mas as possibilidades são muitas e continuam em alta. O maior apelo dos clubes de assinatura é a conveniência e as previsões de gastos que eles trazem para seus clientes. Outro fator importante é que esse modelo de negócio desperta a curiosidade dos consumidores para que as empresas possam enviar suas bolsas de vinho, discos, livros, produtos de beleza de acordo com o comportamento e gosto pessoal do cliente.

O truque é encontrar mercados inexplorados, ou raramente explorados, e investir em negócios de pagamentos recorrentes.

FAVORITAR
Botão favoritar
Delivery

Outro setor que está crescendo exponencialmente por conta da pandemia é o delivery, e de tudo que você possa imaginar, basta pensar no seu estilo de vida, você pode começar a pedir mais do que apenas pizza de domingo pelo app. O que antes era apenas uma comodidade tornou-se uma necessidade e hoje, é quase impossível imaginar um negócio sem um serviço de delivery. À medida que as compras on-line se tornaram populares durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega. Essa corrida contra o tempo pode ter sido um pouco estressante para alguns no início, mas agora a maioria dos mercados se adaptou. Então, se o seu negócio ainda não implementou esse modelo nas vendas, fique atento. Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença digital. Mesmo que as atividades presenciais retornem gradativamente, ainda há muito mercado a ser explorado para garantir que os serviços continuem melhorando.

Encontrar um nicho de investimento em um bom marketing é crucial para quem deseja iniciar um negócio na área. Um setor que está em alta é o delivery de alimentos e, dentro desses limites, há diversos nichos a serem explorados, como marmitas para quem tem alguma restrição alimentar.

FAVORITAR
Botão favoritar
Infoprodutos

Produtos de informação são materiais de informação criados e distribuídos em formato digital, geralmente cursos online ou cursos sobre uma ampla gama de tópicos:

  • Aprender um idioma
  • Como usar um software
  • Dicas de viagem
  • Preparar um certo tipo de receita
  • Tocar um instrumento

É um mundo cheio de possibilidades. O vídeo é a principal ferramenta para a comunicação na era pós-pandemia. Uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros podem ser escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais. Pense nisso, você faz conteúdo uma vez e pode vendê-lo inúmeras vezes na internet. Novamente, é preciso conhecer seu público, conhecer seu produto, seus talentos, as coisas interessantes que você tem a oferecer que podem ser rentabilizadas através de custos de acesso e até futuros patrocínios e parcerias com outras empresas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?