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Mercado e Vendas | MARKETING
Faça um plano de marketing

Saiba a importância de ter um plano de marketing detalhado do seu negócio

· 10/02/2022 · Atualizado em 24/11/2023
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ndependente do segmento do seu negócio, ter um plano de marketing é indispensável para valorizar o empreendimento. Além de ser um guia no auxílio de controle de ações e gastos, ele pode ser um facilitador na hora das vendas.

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O que é um plano de marketing?

Basicamente, o plano de marketing é um documento que serve como um norte à gestão empresarial. Nele são concentrados os objetivos e metas do negócio, e também, ações que visam o crescimento dele.

Em suma, é um compilado com todas as estratégias de marketing que serão realizadas pela empresa. É possível reunir neste documento, análises, dados e pesquisa de mercado.

O mundo vem mudando instantaneamente, por isso é importante revisar constantemente o plano de marketing da sua empresa, principalmente porque o negócio deve acompanhar as oscilações do mercado.

Há algumas ferramentas para isso. O Sebrae tem um curso exclusivo e gratuito sobre “Planejamento de marketing: ferramentas práticas”, em que o empreendedor aprende a usar três importantes ferramentas de marketing: persona, jornada do cliente e funil de vendas.

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Plano de marketing: vantagens

Já sobre as vantagens de fazer um plano de marketing estão:

  • Conectar com clientes certos (se fizer um plano de marketing mapeando o público-alvo que quer atingir, os resultados serão mais assertivos);
  • Previsibilidades (ações de marketing contém imprevistos,  porém, com um bom plano de marketing é possível prever eventuais problemas no percurso. Não se esqueça de detalhar mais de uma alternativa);
  • Economia (elabore ações com previsões e otimização de recursos. Lembre-se que tempo é dinheiro e isso deve estar incluso dentro do seu planejamento);
  • Colaboradores alinhados (tenha uma equipe ciente de todos os passos a serem dados dentro da empresa);
  • Crescimento do negócio (a vantagem de ter um plano de marketing é chegar ao propósito que todo empreendedor almeja: obter sucesso no negócio).
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Quais as etapas do plano de marketing?

As etapas que compõem o plano de marketing são três.

1 - Planejamento

O planejamento é a etapa inicial de construir um bom plano de marketing, pois abrange todas as propostas do seu negócio, como um panorama com dados relevantes do mercado, concorrência e consumidores. O planejamento deve conter:

  • Um sumário (basicamente um resumo do plano de marketing);
  • Uma avaliação do atual cenário;
  • Definição do público-alvo;
  • Posicionamento do mercado;
  • Objetivos e estratégias.

2 - Implementação

O bom plano de marketing sai do papel e vai para a execução. Resumidamente, é botar em prática todas as estratégias traçadas. Por isso, a segunda etapa do plano de marketing é a implementação que deve ser executada para que todas as ações sejam definidas corretamente.

3 - Avaliação

A avaliação é a terceira etapa do plano de marketing e envolve análise de metodologias, resultados e soluções dos eventuais problemas que surgirem. Não deixe de fazer uma avaliação ampla do seu negócio, ela determinará, com mais clareza, se as ações estão se mostrando positivas ou não.

Agora que você sabe da importância de ter um plano de marketing é hora de pôr em prática na sua empresa. Para te auxiliar nesse processo, disponibilizamos um eBook sobre o assunto, que você pode baixar clicando no arquivo abaixo.

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Se ainda restar dúvidas, temos um material exclusivo que orienta você a planejar ações de marketing adequadas para o desenvolvimento dos seus produtos. Acesse o curso “Ganhe mercado com o plano de marketing” e se aprofunde.

Se preferir, procure a Consultoria: Plano de Marketing do Sebrae que prepara o empreendedor na construção de uma estratégia sólida e dinâmica de mercado. 


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