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Mercado e Vendas | MARKETING
Branding: tudo o que a sua empresa precisa saber

A gestão da marca é estratégica e estabelece conexão com o cliente

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Sebrae-MT

· 24/11/2021 · Atualizado em 15/09/2022
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Introdução

A identidade da marca é formada por seus valores e propósitos, além de uma série de aspectos relacionados ao negócio, como logotipo, cores, símbolos, design do produto, estrutura dos serviços etc. O termo branding se refere a todas as ações necessárias para a construção, posicionamento e identidade da marca.

Confira neste post do SEBRAE-MT tudo o que a sua empresa precisa saber sobre branding!

O que é branding?

É o gerenciamento da identidade empresarial com foco nos objetivos estratégicos do negócio. Ou seja, é a gestão da marca. Essa construção deve passar por todo um planejamento, estruturação e manejo estratégicos.

O objetivo do planejamento estratégico é atingir uma boa reputação no mercado e inspirar determinadas formas de emoções e impressões nas pessoas que se envolvem com a empresa. É criar vínculos e aproximação com seu público-alvo.

A proposta da gestão da marca também deve fazer os stakeholders compreenderem o posicionamento da corporação, potencializando a visibilidade da empresa e promovendo a atração e retenção de clientes.

Benefícios do branding para as empresas

  1. Gestão da marca com estratégia e qualidade
  2. Maior adesão e fidelização de consumidores
  3. Geração de valor e diferenciação competitiva
Montando uma estratégia

Montar a estratégia de branding do negócio envolve um trabalho complexo de avaliar a essência da empresa e desenvolver uma imagem coerente com esses princípios. Por isso, é importante seguir alguns passos: 

  • Criar uma plataforma de marca 

A plataforma de marca é formada pelos componentes específicos da marca que promovem conexão e vínculo entre o público e a empresa, como propósito e de que forma pretende alcançá-lo, atributos e posicionamento diante do mercado.

  • Construir uma identidade coerente e forte 

O logotipo é apenas um dos componentes da identidade de marca que estabelece vínculo com o consumidor da empresa. Nesta etapa, é necessário elaborar uma identidade visual completa, slogan, tom de voz, entre outros aspectos relacionados às características principais da sua marca que deseja transparecer aos clientes e potenciais investidores. 

  • Buscar uma conexão emocional com seu público 

Há motivos emocionais que fazem uma pessoa comprar de uma marca e não de outra. Existe uma busca por um vínculo e por comprar de uma marca em que se tem confiança. É necessário estudar esses pontos emocionais do seu público e oferecer uma proposta de valor.

  • Mantenha uma postura de responsabilidade social 

Boas empresas compreendem que têm uma função na sociedade e realizam suas atividades com ética e responsabilidade. Atitudes negligentes ou danosas para o ecossistema ou a sociedade em torno podem até ser encobertas por algum tempo, mas elas não duram muito.

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Reposicionamento de marca

O empresário Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (dono também do Instagram Whatsapp), trouxe à tona recentemente o termo "rebranding". O motivo foi a reformulação da marca da rede social, que passou a se chamar "Meta" (ou "Metaverse"). A mudança segue o novo enfoque da empresa, que é a realidade virtual online.

O caso do Facebook é apenas um dos exemplos de grandes e renomadas empresas que decidiram mudar o nome ou posicionamento de suas marcas após anos de existência. A loja Ponto Frio passou a ser apenas Ponto, já a Havaianas reformulou sua estratégia de público, com foco em vendas direcionadas a pessoas de maior poder aquisitivo.

Rebranding, portanto, se refere às ações estratégicas que buscam reposicionar uma marca no mercado e na percepção do consumidor. Muitas vezes, a prática é adotada por empresas com a imagem prejudicada, em situação de crise ou que buscam se aventurar em novos mercados e públicos.

Branding e as estratégias

Se a sua empresa está montando uma estratégia de marketing para a construção ou reformulação da marca, é fato que o planejamento estratégico de divulgação do posicionamento da empresa deve ser pensado conjuntamente.

Muitas marcas, como a Havaianas, que já citamos acima, recorreram ao marketing de influência para divulgar o seu reposicionamento no mercado. A empresa foi uma das pioneiras no uso desse tipo de estratégia ao contratar pessoas influentes e famosas para fazer propagandas sobre seus novos produtos.

Atualmente, esse tipo de investimento já faz parte do budget mensal das estratégias de marketing das empresas brasileiras e internacionais.

Marketing de influência

O marketing de influência é uma tática que envolve investir em nomes conhecidos, com prestígio e que geram engajamento na internet para chegar aos seguidores que os acompanham. Assim, é possível trazer mais visibilidade para as marcas e diversificar os canais de divulgação dos respectivos produtos e/ou serviços que elas têm, transformando esse público em potenciais consumidores.

Essa estratégia surgiu da adaptação do marketing ao crescimento contínuo e expressivo das redes sociais, dos blogs e das plataformas de comunicação na rede.

Um estudo da consultoria YouPix (ROI e Influência 2021 - 3ª edição) confirma essa tendência. Para 71% dos entrevistados, a modalidade é parte central de seu planejamento de marketing. A pandemia foi um fator que intensificou a busca por influenciadores: cerca de 83% dos entrevistados afirmou que, com a Covid-19, o trabalho com influenciadores se tornou mais estratégico para os seus negócios.

A pesquisa mostra ainda que a quantidade de empresas investindo mais de R$5 milhões por ano dobrou. A faixa de investimento entre R$ 300 mil e R$ 1,5 milhão já cresceu em 68% de 2019 para 2021. O estudo foi baseado em entrevistas com 94 empresas de diferentes segmentos.

Conheça o Marketing de Influência e tudo o que ele pode fazer para formular uma comunicação alinhada ao seu público, gerar a divulgação positiva dos seus produtos e serviços e posicionar adequadamente sua marca no mercado.

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Marketing de atração

O marketing de atração é outra estratégia fundamental para aumentar a probabilidade de fidelização de clientes, ainda mais após um movimento de posicionamento ou reformulação da marca. Essa modalidade de marketing pode potencializar as suas vendas e reduzir o custo com publicidade.

Como o próprio nome diz, o marketing de atração contém uma série de estratégias para atrair o seu público-alvo, seja para o seu site ou loja física, suas redes sociais, seu Blog ou canal no YouTube. Para que essa atração aconteça, sua marca deve produzir conteúdos interessantes e de alto valor para o seu cliente.

Saiba como implementar o marketing de atração, conheça algumas táticas para encantar seus clientes, converter interessados em consumidores, aumentar a fidelização do seu público e potencializar suas vendas.

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