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Thu Sep 15 09:43:06 BRT 2022
Empreendedorismo | INDÚSTRIA
Crescimento industrial é oportunidade para empresários do MT

O estado do MT teve o 7º crescimento industrial no país. Saiba mais no texto do SEBRAE-MT.

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Sebrae-MT

· 24/11/2021 · Atualizado em 15/09/2022
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Introdução

De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última década, o estado do Mato Grosso teve o sétimo maior crescimento industrial no país. Só o setor da construção civil teve acréscimo de 0,78% e agora ocupa o 4º lugar em crescimento industrial.  Esses números revelam a enorme oportunidade para empresários da região.

No geral, o setor industrial do estado subiu oito posições no ranking do Brasil, saindo de 0,87%, em 2008, para 1,45% até 2018, segundo o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Um importante indicativo desses números, além de demonstrar uma década de amadurecimento e expansão para a região, é o fato de que neste período ocorreu uma desconcentração da indústria brasileira. Se antes havia uma maior participação da região sudeste no PIB industrial, a última década gerou um aumento para as demais regiões geográficas (Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte).

Nesse sentido, o Mato Grosso é um exemplo de protagonismo no setor com crescimento industrial sólido. Acompanhe a leitura deste artigo do SEBRAE-MT e confira dicas de como manter o seu negócio prosperando!

Crescimento industrial

Um dos principais pilares para o desenvolvimento do estado se dá pela sua diversificação industrial - a qual contribui enormemente para o crescimento da economia do país.

Confira abaixo, ainda segundo dados do Observatório da Indústria da Fiemt, algumas das áreas de destaque do crescimento industrial de Mato Grosso nos últimos dez anos.

 

  • Indústria extrativa - 5º lugar no país, avanço de 0,78%;
  • Serviços Industriais de Utilidade Pública (Siup) - 6º lugar, 1,16%;
  • Construção civil - 4º lugar, 0,78%.

 

Outro setor favorável para o estado é a indústria da transformação, sobretudo a produção de biocombustíveis e alimentos. Para se ter uma ideia, de acordo com a Federação, somente a produção de combustível gerou investimento de R$ 20 bilhões em três anos.

O biodiesel e o etanol são os produtos que se destacam, em 2021, deve-se alcançar a marca de 4 bilhões de litros de biocombustível produzidos, e a estimativa para o ano que vem é a de que Mato Grosso ultrapasse 5 bilhões de litros.

Apesar do cenário ser positivo, para manter esse crescimento industrial se faz necessário reforçar os investimentos no setor, estipular metas e se adaptar às transformações do mundo.

Maior produtividade

Estamos agora em tempos em que é possível ter um crescimento ainda maior na indústria do estado, do país e do mundo. Isso se dá pela intensificação dos trabalhos após pausas e, em alguns casos, escassez de produtividade diante da pandemia de covid-19.

Para essa produtividade ser crescente na indústria, existem diversas possibilidades de investimento, mas há três pilares que as empresas devem estabelecer. Veja quais!

1 - Investimento interno

O investimento interno deve ser contínuo, tendo em vista que processos de trabalho eficientes demandam fluxos de pessoas bem delimitados, estruturação de máquinas, produtos e materiais.

 2 - Otimização

Hoje, o tempo é precioso para qualquer negócio. Um ponto relevante para reduzir tempo e aumentar qualidade é investir na otimização dos fluxos (em especial no que for possível ser adequado ao âmbito digital), dos transportes (em relação ao deslocamento dos produtos), entre outros aspectos que podem e devem ser otimizados.

 3 - Organização

E, por fim, a organização constante de todos esses processos é um ponto a ser considerado sempre. Respeitar questões de segurança, sinalização e fluxos de trabalho, tanto os gestores quanto os colaboradores, garante uma maior eficiência em todas as frentes.

 

Os 3 pilares, inclusive, são chamados dessa forma pois independe do cenário: são fatores atemporais que devem ser considerados para um desenvolvimento industrial contínuo. No entanto, um cenário atípico como o de pandemia demonstrou que as corporações precisam estar mais estruturadas para enfrentar as adversidades.

É preciso criatividade e metodologias coerentes. É preciso estabelecer metas.

 

Metodologia SMART para o crescimento industrial

 

A metodologia SMART se trata de um recurso para delineamento de objetivos, que contribui para a gestão e avaliações regulares.

Os objetivos delimitados pela metodologia contribuem para a definição dos passos necessários para a concretização desses alvos - o que, desse modo, auxilia qualquer negócio a avançar de maneira positiva.

E o que significa a sigla SMART?

Cada letra corresponde a um aspecto diferente que fornece parâmetros para que cada objetivo seja estabelecido de maneira coerente. Confira:

  • Specific

Está relacionada ao fato de que uma meta deve ser específica naquilo que se busca alcançar para a empresa.

  • Measurable

Significa, em português, mensurável, ou seja, qualquer objetivo precisa de recursos para avaliar se é palpável de ser atingido, em quanto tempo e como isso deve ser concretizado.

  • Achievable

Significa atingível, ou seja, ressalta que é necessário entender se uma meta é utopia ou não. Ou seja, se o objetivo é alcançável dentro das possibilidades.

  • Relevant

Metas precisam ser relevantes! É importante verificar se são importantes para a equipe, para que, desse modo, os profissionais fiquem engajados a gerir resultados positivos. 

  • Time based

Para concluir a metodologia SMART, o termo do time based (temporal) diz respeito à necessidade de se estabelecer prazos para atingir as metas definidas. Um prazo que seja possível para todos os envolvidos.

 

Novas oportunidades

Com essa melhor sistematização para as metas, o horizonte dos negócios na indústria fica mais estabelecido e, sendo assim, os passos até lá são dados, com confiança e esperança de que lá haverá evolução e novas oportunidades.

Hoje, num mundo cada vez mais digital e sustentável, o lucro não é o único aspecto a ser considerado para uma indústria crescer. Para além dos investimentos nas bases que mantêm um terreno sólido para desenvolvimentos, é preciso que todo negócio esteja disposto a reinventar-se e a adaptar-se aos desafios do século 21.

Saber como montar uma estratégia de Marketing Digital para indústrias é fundamental para manter o ritmo de crescimento das indústrias. Confira algumas dicas na cartilha do SEBRAE-MT. Clique aqui para fazer o download.

Acesse também o Guia completo para definir metas SMART pós-pandemia do SEBRAE-MT. Baixe o material e coloque em prática no seu negócio! Clique aqui.


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