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Sat Apr 25 11:47:08 BRT 2020
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Alimentação fora do lar

Enfrentando a crise

· 15/04/2020 · Atualizado em 25/04/2020
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Apresentação

Todo e qualquer negócio quando nasce, vem com uma missão. E o que vem a ser essa tal de missão?

A palavra “missão” significa aquilo que deve ser feito, um compromisso. Ou seja, todo e qualquer negócio já nasce com um compromisso com:

  • A geração de empregos
  • A produção de bens e serviços para consumo
  • A geração de renda

O crescimento econômico de um bairro, comunidade, cidade, Estado, de uma Nação. E você, empreendedor, faz parte dessa missão. E que se encontra ameaçada diante da crise do coronavírus, o COVID-19. Pois o impacto dessa crise tem sido devastador em diversos segmentos dos pequenos negócios.

Portanto, vamos defender, juntos, essa missão dos pequenos negócios, levando soluções rápidas e efetivas a cada um dos empreendimentos, pois o SEBRAE/PI acredita que é hora de inovar, buscando estratégias simples e de baixo custo para dar suporte à venda, divulgação, relacionamento, fortalecimento da missão dos empreendimentos.

Por isso vem com a gente, acredite nesse movimento #NenhumaEmpresaAMenos.

Novos hábitos de consumo

Diante da crise, a medida orientada à população, como mais eficaz pelo Governo, tem sido ficar em casa, com isso, os consumidores passaram a adotar novas praticas de compra de produtos e serviços, principalmente alimentação, vejamos:

  • Uso de plataformas online para comprar produtos e serviços com entrega, como quentinhas/marmitex, lanches, sobremesas, pizzas, bebidas, dentre outros;
  • Uso de meios de pagamentos digitais através das plataformas, buscando uma maior segurança;
  • Preocupação com a segurança alimentar, preferindo empresas que tem a prática de higienização como ponto forte, tanto em seus produtos e embalagens.

Preferência por produtos que chegam em casa embalados de forma segura, produtos com temperatura adequada aos alimentos. Preferência por serviços que respeitam prazo e tempo de entrega, que entregam produtos na quantidade correta, com poucos erros e quase nenhum aborrecimento no momento da entrega.

Alguns desses hábitos, como a compra online, já existia, mas com a crise do coronavírus, intensificou-se, e outros surgiram como relevantes, como é o caso da preocupação com a higiene dos produtos e embalagens dos alimentos entregues em casa. Certamente muitos desses novos hábitos, já estarão inseridos no dia a dia dos consumidores, mesmo após a crise coronavírus.

Ações diante da crise

Partindo da premissa que as empresas deverão se manter fechadas, respeitando os decretos governamentais, sugerimos as seguintes atitudes:

Aumentar ou readequar seu Mix (variedade de produtos)

Reveja seu cardápio, e veja o que pode ser colocado à venda no online como carro chefe, quais produtos se adequam a realidade do seu cliente, de ficar em casa, o que ele mais necessita é produtos para almoço, para lanche, para a família, para idosos, para solteiros...? Existe algum produto que nesse momento não dá para ser ofertado, e temporariamente vai ser excluído do cardápio? Existe algum produto que pode ser oferecido em complemento a outro, como se fosse um combo? Exemplo: oferecer brownie junto ao pedido principal, ajudando a melhorar receita de um produto.

Revisar seu mix, é uma medida que pode lhe auxiliar, também, a evitar perda de alimentos, gerenciando seu estoque de perecíveis, reduzindo possíveis perdas.

Se seu negócio é de Pizzaria e tinha cultura de abrir apenas no turno da noite, por exemplo, que tal utilizar suas instalações para fazer outras refeições e aumentar a quantidade de produtos vendidos?

Mais produtos sendo vendidos, melhora a margem de contribuição para cobrir os custos fixos (principal gargalo dessacrise). Abaixo, temos uma séria de receitas elaborada pela nossa Chefe Ceres Rebelo para auxiliar (Consulte).

Reduzir o cardápio de alimentos crus

O consumidor está mais atento quanto aos riscos da contaminação pelo COVID-19, portanto com receio ao consumir alimentos crus. Portanto, busque substituir tais alimentos por outros que podem oferecer ao cliente uma experiência tão saborosa quanto antes. E informe ao cliente o porquê de tomar tais medidas, deixando claro que são para salvaguardar a saúde de todos, principalmente dos clientes.

Adequar o horário de funcionamento

Com o baixo movimento de clientes, pois está proibido consumir dentro dos estabelecimentos conforme orientação dos decretos governamentais, sua capacidade ociosa poderá aumentar, pois não terá serviço de mesa e atendimento no local. E por isso é importante que você readeque equipes, que desenvolva juntamente com eles outras atividades.

Exemplo: adequar seu horário de funcionamento, que antes tinha atendimento presencial para atendimento online. Distribuindo o horário para gerenciar as solicitações de pedidos, o repasse desses pedidos para a cozinha, e em seguida para o delivery. Entendendo que se você antes tinha café da manhã, e caso, hoje não tenha mais procura por esse serviço, poderá compensar ampliando seu horário de almoço, lanche, jantar, ou produtos e serviços específicos para final de semana, que tenham uma procura maior.

Intensificar a higiene

Disponibilize a todos os seus colaboradores e entregadores do delivery, acesso fácil a pias providas com água corrente, sabonete, toalhas descartáveis, lixeiras com tampa acionada por pedal, além de frascos com álcool gel 70%.

É preciso intensificar a limpeza:

  • Da máquina de pagamento
  • Do ambiente e utensílios onde os alimentos são preparados
  • Das caixas transportadoras(baús) dos alimentos a serem entregues
  • Dos alimentos comprados para preparar os pratos

E atenção, aqueles colaboradores e entregadores com sintomas da COVID-19, devem ser orientados de acordo as recomendações médicas, a ficarem em casa, cumprindo isolamento domiciliar a fim de não espalhar o vírus, ou agravar seu estado de saúde, e em caso de agravamento dos sintomas, como dificuldade respiratória procurar imediatamente o hospital indicado para o tratamento.

Rever seus canais de venda e atendimento ao cliente

Canais são os meios pelos quais as empresas se relacionam com seus clientes, podendo ser de entrega, divulgação e vendas. Podem ser no formato fisico ou digital. Vamos falar de alguns canais digitais utilizados para vendas.

Você sabe quais os canais digitais que podem ajudar seu negócio a vender mais e melhor no momento atual?

Loja virtual, tele-vendas, marketplace, redes sociais são estratégias válidas de canal de vendas ou relacionamento com seus clientes. Mas alguns deles requerem um maior investimento de tempo e dinheiro do que outros. Portanto, inicialmente, invista naqueles canais com custo baixo, e que representem mais o perfil do seu cliente (Na hora da compra, qual o canal mais utilizado pelo seu cliente? Para encontrar uma loja ou produto qual canal seu cliente acessa?)

Segundo relatório Webshoppers, 2018, as compras concluídas via smartphones corresponderam a mais de 1/3 do total de pedidos do comércio eletrônico no Brasil, referente a um faturamento de R$ 16,7bilhões. A categoria alimentos e bebidas aparece em 3º lugar(23% ). Portanto:

FOQUE NO MUNDO MOBILE, principalmente agora, as pessoas estão em casa e usando cada vez mais seus celulares, por muito mais tempo.

FOQUE EM REDES SOCIAIS, principalmente agora, as pessoas tenderão a usar mais, porque querem informações de familiares, amigos, entretenimento, em canais rápidos, acessíveis e interativos. Use principalmente o instragram, que através do direct e stories têm alavancado bastante os negócios em alimentação, e se adéquam muito bem a essa rede que tem forte apelo visual.

WHATSAPP BUSINESS, pode ser usado para enviar promoções no formato de imagens, textos, vídeos. Como também para se comunicar de forma rápida e objetiva com seus clientes. Receber
solicitações de pedidos, sugestões ou reclamações.

Receitas práticas

A chef Ceres Rebelo elaborou um livro de receitas de comidas práticas (e de baixo custo), com possibilidade de aumento de consumo nos próximos meses que podem ajudar a ter criatividade na cozinha.

CAFÉ DA MANHÃ

TAPIOCA - A tapioca é uma comida típica do Brasil que foi criada pelos índios. Considerada uma das opções de lanche mais versátil da nossa culinária e servida no café da manhã, no lanche da tarde e até no jantar.

Podemos ter infinitas opções de recheios que agrada a todos os paladares. Os franceses se impressionam com a química que a goma tem, em transformar tão rapidamente um produto em alimento.

 

CUSCUZ - O cuscuz é um prato típico africano que teve origem em Maghel, no norte da África. Chegou ao Brasil durante a colonização dos portugueses no século XV. Era um prato destinado a famílias pobres, aos escravos e também aos bandeirantes, que comiam com carne seca processada no pilão.

Hoje, é sem dúvida o principal alimento da mesa de café da manhã dos brasileiros, principalmente nos Estados do Nordeste.


PÃO DE QUEIJO - O pão de queijo é sem dúvida uma das receitas brasileira mais usadas no mundo. A receita, segundo alguns pesquisadores, foi criada pela abundância de dois ingredientes (leite e queijo) em Minas Gerais.

Não existia farinha de trigo no Estado, mas tinha muita goma/polvilho, sem esquecer, que por ter grandes fazendas que tinham um grande excedente de queijos. Daí saiu a combinação simples de goma, ovos, leite, queijo e sal.

 

BROWNIE - O famoso “bolo” que foi criado nos Estados Unidos é hoje uma das receitas de bolo mais apreciadas no mundo. Das várias lendas que existem sobre a origem do Brownie, a mais famosa é a de que uma dona de casa que estava fazendo bolo de chocolate esqueceu-se de colocar o fermento em pó na receita. Após assar percebeu que não tinha crescido, a dona de casa serviu assim mesmo, em quadrados planos.

 

SANDUICHE NATURAL -  O sanduiche natural é definido como uma comida que consiste em dois pedaços de pão com diferentes recheios. Mas como surgiu esse alimento?

Alguns atribuem a John Montagu, 4º Conde de Sandwich, que viveu na Inglaterra durante o século 18. Era um aristocrata apaixonado por jogos de cartas. Era tão apaixonado que para não perder tempo no jogo pedia aos empregados para trazerem um pedaço de carne com duas fatias de pão partido ao meio. Hoje o sanduiche se modernizou e está mais presente do que nunca em nossas vidas.

 

ALMOÇO

BIFE À PARMEGIANA - Esse bife que comemos hoje em dia, tem uma grande história, além de ser um dos pratos mais vendidos em todo o Brasil. Esse prato agrada tanto os adultos como as crianças, tanto homens como as mulheres.

O nome “parmegiana” parece derivar do italiano parmegiana, que significa aquilo ou aquele que vem de Parma, na Itália. Porém há controvérsias quanto a sua origem, constam algumas afirmações de que esse prato é de origem brasileira, é típico da cultura brasileira, e geralmente no próprio país, é considerado uma receita italiana.


ESCONDIDINHO MACAXEIRA COM CARNE DE SOL - É uma receita relativamente nova na mesa dos brasileiros e uma excelente opção para servir em potes. Deu tão certo o purê de macaxeira com carne de sol desfiada e gratinada com queijo coalho, que apesar de ter raízes nordestinas se espalhou por todo o Brasil. 

Atualmente, esconde-se tudo, desde o frango, camarão, carne moída, costela, bacalhau, veja a versatilidade dessa receita maravilhosa.


ARRUMADINHO - Na realidade o arrumadinho é um prato típico do estado de Pernambuco.

O nome desse prato vem da maneira como se monta o prato, onde os ingredientes ficam arrumados lado a lado. Conta que nos botequins boêmios do Recife, os clientes chegavam na madrugada e quase tudo já tinha sido vendido, e com fome o cliente pedia aos proprietários para fazer um arrumadinho com o que ainda sobrava.

Nos últimos 20 anos os piauienses na busca de aumentarem suas rendas, começaram a vender comida de rua com mais intensidade, daí ter surgido vários sabores juntos de nossa culinária regional, tendo recebido o nome de “Arrumadinho”.

Uma excelente maneira de empreender na hora do almoço, já colocados em depósitos plásticos descartáveis e que podem ser aquecidos.

Aqui está a receita do nosso Arrumadinho, composto de: Maria Isabel, Salada de feijão Verde, carne de Sol Desfiada, Farofa de Ovos, permitindo algumas variações.


SALADA DA CHEF CERES REBÊLO - Com um forte desejo de criar um book de saladas, essa receita foi criada como uma forte identidade de nossas raízes gastronômicas. 

Preparar saladas para vender é uma ótima opção, pois os novos hábitos alimentares exigem um maior consumo de folhas, frutas e vegetais, porém nem todos sabem fazer combinações que aceleram o sabor da salada.


ESPAGUETE À BOLONHESA - O tradicionalíssimo molho “bolonhesa” é um molho tipicamente italiano da região de Bolonha. O molho é muito versátil e acompanha várias preparações, inclusive recheios de lasanhas, pizzas, etc.

É feito com ragu de carnes, molho de tomates entre outros ingredientes, o ragu consiste em um cozimento lento e longo, deixando a carne bem macia, muito suculenta e saborosa.


CREME DE ABÓBORA COM CARNE DE SOL - Usada em pratos doces ou salgados, a abóbora é rica em vitaminas e dela aproveita-se quase tudo. As sementes de abóbora, quando torradas e salgadas são servidas como aperitivos e também para fins medicinais. 

O Nordeste é um grande produtor de abóboras, portanto, conseguimos esse insumo com facilidade e a preços bem acessíveis, ficando mais fácil empreender com pratos como esse, que pode ser vendido em potes e faz muito sucesso. Ótima opção para servir em potes!


CREPIOCA - A crepioca é uma receita muito fácil e tem ganho muitos adeptos, uma receita simples e muito atual nos dias de hoje, onde a moda e o ritmo de vida das pessoas buscam receitas fit, saudáveis, práticas e rápidas. A crepioca é a queridinha das dietas e faz muito sucesso no mercado, pelo simples fato de proporcionar uma saciedade maior além de estimular o ganho de massa magra.

Mas cuidado, como tudo que comemos de forma exagerada, ela também pode engordar!

A mistura nada mais é do que um crepe de goma e ovos sendo mais comum na versão salgada, mas também pode ser doce. Muito versátil e pode ser consumida ao longo do dia, como em lanches, cafés da manhã.


CALDO DE CARNE - Esse caldo é uma delícia. Aproveite para empreender de maneira simples e rápida, de uma forma muito afetiva. Pois esse caldo de carne moída vem cheio de lembranças e muita afetividade. Nossos avós já preparavam e nos ofereciam, tanto como forma de alimento nutritivo, como muito comum para pessoas acamadas, mulheres gravidas, como forma de restauração. Também muito utilizado para curar ressacas.

Tem gente que diz que não é janta, mas depois que faz essa receita que é muito fácil de preparar e muito saboroso fica convencido que é uma excelente opção de janta. É muita versatilidade!


SALADA DE FRANGO - As saladas estão fazendo o maior sucesso! São muito práticas para levar para o trabalho, viagens rápidas, passeios e inclusive para vender. 

Elas são ricas em proteínas e vitaminas. Esta receita de salada de frango, consegue unir sabor e saúde, além de completa e de saciar a fome de forma leve e saudável, vem com poucas calorias. O segredo é saber combinar ingredientes mais saudáveis nas suas refeições de forma prática e saborosa, é claro que com pratos nutritivos e deliciosos.

Uma boa opção é servir porções em vasilhas plásticas que podem ser transportadas, conservadas e comercializadas. Também em pequenas vasilhas plásticas descartáveis e separadas para molhos pois muitas pessoas gostam de saborear sem molhos, ao natural.


SOPA FRANGO COM LEGUMES - Sopa parece fácil de fazer, mas não é tão fácil como pensamos, principalmente para amadores na cozinha. Por isso trazemos essa receita de sopa que contém ingredientes fáceis de encontrar, uma receita descomplicada e que agrada a todos os paladares e os amantes das sopas.

Esse mercado cresce muito rapidamente, visto que, o público que consome, além de não ter tempo para preparar, devido suas rotinas nos dias de hoje, ou, por não saberem preparar.

Nessa sopa podemos substituir, tirar ou acrescentar legumes de sua preferência, sendo o mais interessante utilizar legumes mais frescos e da estação. Use a sua criatividade, a técnica dessa receita e tenha a satisfação do seu cliente. Ótima opção para servir em potes!


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