this is an h1

this is an h2

Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Educação Empreendedora

O Programa Nacional de Educação Empreendedora tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino

· 25/10/2016 · Atualizado em 05/03/2021

Essa disseminação se dá por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. O Programa trabalha soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais:

  • Desenvolvimento de competências empreendedoras;
  • Possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

 

Ensino Fundamental

Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

Direcionado a alunos do ensino fundamental, o curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae/SC incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade e também avaliarem as melhores possibilidades, tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Para criar um ambiente propício à cultura empreendedora, são necessários professores empreendedores, com dedicação, vontade de fazer diferente, e que busque desenvolver autonomia em si e nos estudantes, sendo então protagonistas dessa transformação.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

  • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
  • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
  • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
  • Aprender a ser via essencial que integra as três precedentes.

 

Links Úteis:

Conheça melhor o JEPP: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/educacao-empreendedora-para-o-seu-ensino-fundamental,1d081951feb56410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Ensino Médio

Despertar

O Programa Despertar Educação Empreendedora tem como objetivo fomentar o empreendedorismo entre jovens estudantes do ensino médio transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar as potencialidades e descobrir novas oportunidades. Os professores recebem capacitação e o intuito é multiplicar os conhecimentos e disseminar para os alunos, fazendo com que os estudantes tenham a percepção real do que é o universo empreendedor.

A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. O curso está dividido em encontros presenciais, atividades de campo e a realização da Feira do Jovem Empreendedor.

 

 Crescendo e Empreendendo

Empreendedorismo é mais do que apenas empreender, é adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida, ou seja, é preciso ser bom no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo. E é exatamente este o núcleo da discussão do curso “Crescendo e Empreendendo”, oferecido pelo Sebrae/SC, a jovens de 15 a 18 anos, que cursam ou já cursaram o ensino fundamental. Empreendedorismo, mercado de trabalho e comportamento empreendedor são assuntos abordados durante os encontros com os jovens que também recebem orientações sobre trabalho e negócios e dicas pensando no futuro profissional.

O principal objetivo é despertar o empreendedorismo na juventude como estratégia para inclusão social e acesso ao mercado de trabalho com noções de organização, autodesenvolvimento, criatividade e comunicação.

 

Educação Superior

Disciplina de Empreendedorismo

O papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância no contexto do ensino formal, e diante deste cenário o Sebrae/SC pretende apoiar as instituições de ensino superior a adotarem, de modo permanente, o ensino do empreendedorismo nas práticas pedagógicas. O desafio é inserir o empreendedorismo como conteúdo complementar na maioria dos cursos superiores oferecidos. O objetivo é que os alunos desenvolvam um comportamento empreendedor e, ao receberem o diploma, estejam preparados para o mercado de trabalho, independente da área de formação. Os professores, que são capacitados pelo Sebrae/SC, são os responsáveis por levarem as informações aos acadêmicos, que são potenciais empreendedores e o público-alvo do Sebrae/SC. O empreendedorismo não é só para quem visualiza ter o próprio negócio, trata-se de um tema transversal que tem que passar por todas as áreas de conhecimento.

 

Empreendedorismo em Dois Tempos

O empreendedorismo é de suma importância para o desenvolvimento social e econômico da sociedade atual, e foi pensando nisso que o Sebrae/SC  implantou o Empreendedorismo em Dois Tempos: com foco na educação superior, voltada às universidades locais e regionais enfatizando sobre a importância por desenvolver comportamentos e atitudes empreendedoras, em diferentes formas de atuação frente à vida e ao mercado de trabalho.

O objetivo é que, estes estudantes, sejam desafiados a assumir com responsabilidade e equilíbrio o empreendedorismo empresarial, corporativo e social, de forma didática e interativa, ou seja, no empreendedorismo corporativo o funcionário de uma empresa é proativo e sabe trabalhar em equipe, implementa soluções, enxerga de forma sistêmica e pensa fora da caixa. Já no empreendedorismo empresarial é a pessoa que tem uma ideia e a transforma em uma atividade empresarial.

 

Desafio Universitário Empreendedor

Uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Sebrae/SC, que funciona por meio de plataforma virtual, estimulando o universitário a desenvolver atitudes empreendedoras e ficar mais preparado para os desafios do mercado, por meio da capacitação, aprimoramento e desenvolvimento de habilidades corporativas.

Destina-se a estudantes de nível superior de instituições públicas e privadas, de qualquer curso, que durante as etapas realizam tarefas que simulam a gestão de empresa, buscando soluções criativas para os desafios apresentados.

Os principais objetivos da competição são:

  • Estimular atitudes empreendedoras entre estudantes universitários de graduação e professores universitários, com vistas a desenvolver competências para gerenciar pequenos negócios e aprimorar habilidades corporativas a partir de jogos empresariais e outras soluções educacionais;
  • Disponibilizar ferramentas pedagógicas complementares para o ensino do empreendedorismo e gestão de negócios.

Os estudantes aprendem brincando e se familiarizam com as demandas da organização, desenvolvendo e aprimorando habilidades corporativas e de gestão.

Links Úteis:

Conheça melhor o desafio universitário: http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br/plataforma/index.xhtml


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?