Cooperação | Encadeamento Produtivo

Pequenas e grandes empresas trabalham juntas no encadeamento produtivo

Conheça a estratégia para aumentar a competitividade por meio do relacionamento entre grandes e pequenos negócios

· 29/04/2014 · Atualizado em 25/08/2020

O que é?

O projeto de encadeamento produtivo é uma estratégia para promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios nas cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo, sustentáveis e mutuamente atraentes.

O Sebrae trabalha com esses projetos desde 1994 e no período participaram mais de 80 mil pequenas empresas e quase 300 grandes empresas parceiras, em diversos setores como alimentos e bebidas, aviação, automotivo, construção, saúde e bem-estar, siderurgia, energia, moda, entre outros, em um total de mais de R$ 6,8 bilhões em negócios gerados.

E por que desenvolver a cadeia produtiva traz resultados tão relevantes para o negócio?

Porque hoje as empresas trabalham em parceria – não pode mais existir uma separação: de um lado grandes e médias empresas e de outro pequenas. A competitividade empresarial não é apenas a atuação da empresa individualmente, mas sim o resultado da eficiência de toda a cadeia de valor ou aglomerado local no qual se estrutura um determinado segmento produtivo.

Dessa forma, todas as empresas que fazem parte de uma cadeia de valor precisam ser competitivas.

Todos os projetos de encadeamento produtivo são altamente customizados, pois o projeto atua com a realidade de cada empresa.

Os projetos de encadeamento produtivo trabalham com a visão da empresa como apenas um dos elementos de construção do trabalho e definição das linhas de ataque. Conversar com o pequeno negócio, entender de perto seus problemas e necessidades e identificar in loco suas principais dores é a base para todo o planejamento e execução.

E os resultados?

São muitos. Nas pequenas, os processos são aprimorados gerando mais inovação, produtividade e lucratividade e as grandes empresas ganham com a maior competitividade dos pequenos negócios, conseguem negociar melhores preços e qualidade, maior flexibilidade e agilidade no fornecimento e distribuição de produtos e serviços. 

Veja o vídeo e saiba mais

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora