Posicione o seu negócio e seja lembrado pelo consumidor.
Conheça as estratégias que trazem mais resultados.
Aprenda a se comunicar com o seu público-alvo e impulsione suas vendas.
Veja dicas e ferramentas de monitoramento do mercado.
Conheça as ferramentas de gestão que você precisa ter na sua empresa.
O Instagram tem sido a principal rede social para ser vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira: Dica 01 - Tenha um perfil comercial. O perfil comercial mostra métricas, indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações dos seus seguidores, a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e de quais estados do País ele são. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com Facebook, fazer anúncios pagos. Dica 02 - Tenha uma foto de perfil que mostre identidade visual da sua empresa ou então que mostre você trabalhando no produto. Dica 03 - Crie um nome de usuário fácil de lembrado e fácil de ser escrito, isso facilita para o cliente na hora de te procurar nas redes. Dica 04 - Coloque na bio do Instagram a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam muito visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço. Dica 05 - Use o Linktree, ferramenta que possibilita você colocar diversos links em uma só página! Como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio, etc. Dica 06 - Foque no engajamento do seu cliente! Como as pessoas interagem com você, com sua marca e o conteúdo publicado. Só o número de seguidor não importa, o que importa é o relacionamento que seus seguidores têm com você, assim eles se tornam um consumidor do seu produto. O importante no curto prazo que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto! Ranking de Engajamento (do menos relevante para o mais):Dica 07 - Crie um calendário editorial, ele ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado e isso favorece o engajamento! A frequência de postagens é essencial para o Instagram, o cliente se acostuma com a sua agenda. Exemplo: Segunda-feira - Mostre o passo-a-passo (seja de um produto, sua rotina ou de como fazer um pedido para sua empresa). Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. Quarta-feira - Perguntas e respostas. Use sua criatividade para entreter seus seguidores! Dica 08 - Aposte no poder das imagens! As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário! Dica 09 - Feed do Instagram: poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem sua página. As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o canva. Dica 10 - Stories do Instagram: abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos. Dica 11 - Crie destaques com os stories que compensam ser guardados para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio é uma boa opção para ficar nos destaques! Dica 12 - Criar Hashtags (#), é uma maneira de juntar conteúdos de um tema, isso facilita para o usuário encontrar algum conteúdo! Dica 13 - Marque sempre a localização quando postar algo. Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas a sua localização. Dica 14 - Faça sorteios e posts que estimulem seus seguidores a marcarem amigos nas suas postagens! Essas dicas são rápidas de serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja através das Hashtags o que as pessoas tem postado sobre o produto ou serviço. Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida das pessoas nesse momento. Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.Foto de Lisa Fotios no Pexels.
O surto causado pela pandemia do novo coronavírus exigiu dos empreendedores se reinventar, usar a imaginação e inovar para minimizar os impactos e manter as vendas durante a pandemia. Com o isolamento social como uma das medidas preventivas para evitar a proliferação da Covid-19, a clientela de vários negócios desapareceu das lojas físicas, ao mesmo tempo que empreendedores se viram obrigados a fechar seus estabelecimentos. E se antes já era preciso pensar em maneiras criativas de atrair clientes e se destacar da concorrência, em tempos de crise isso é ainda mais importante. Para não parar de faturar de repente, é preciso recorrer a soluções práticas para sobreviver. Vender a distância, via e-commerce, pode ser uma boa opção para o empreendedor. Para ajudar você, criamos um conteúdo mostrando como montar sua própria loja virtual, confira.
Estamos enfrentando tempos difíceis e de incertezas por conta da pandemia causada pela Covid-19, e os donos de negócios precisam manter a calma e se reinventar para continuar atendendo o seu público. Apesar de pouco explorado, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para manter contato com os clientes. E em tempos de coronavírus, esse tipo de comunicação facilita o relacionamento a distância com o público, sendo possível a criação de campanhas, a realização de pesquisas de satisfação, a oferta de promoções exclusivas e muito mais. É possível também conquistar novos cliente usando essa ferramenta. Então, para ajudar os pequenos empreendedores a utilizar essa ferramenta como estratégia do negócio, criamos um conteúdo com algumas dicas, confira. Vantagens Quando bem planejado, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta bastante assertiva. Estreitando o relacionamento com o cliente, é possível melhorar o posicionamento de marcas e aumentar as vendas, além de outras vantagens como: Baixo custo Possibilidade de segmentação Comunicação personalizada Riqueza de dados Leva tráfego qualificado para o site Fácil mensuração Grande alcance Em uma estratégia de marketing, o e-mail é o canal que permite se comunicar de maneira mais pessoal com seus potenciais clientes. E isso pode trazer resultados incríveis! Além de manter um relacionamento constante, você pode utilizar esse canal para promover seu conteúdo ou educá-los sobre o seu negócio. Tipos de e-mail marketing Existem várias estratégias de marketing para atrair mais clientes, mas vale lembrar que isso não significa encher a caixa de entrada do seu potencial cliente. É preciso respeitar a frequência de envio de e-mails. Veja a seguir os tipos de e-mails para você aplicar no seu negócio. e-mails de boas vindas: conte um pouco sobre o seu negócio, agradeça pela compra (ou cadastro) e fale sobre os próximos conteúdos. e-mails sazonais: com ofertas especiais para cada momento, são excelentes para reter o cliente e promover a marca. e-mails com conteúdos grátis: você pode disponibilizar brindes ou até mesmo e-books com conteúdos exclusivos. newsletters: funcionam como boletins informativos, seu maior objetivo é manter os clientes atualizados com as novidades da empresa e do mercado. Como construir uma lista de e-mail Um dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de e-mail marketing é construir e alimentar a sua lista de contatos. Ter uma lista atualizada é estar preparado para acompanhar endereços de e-mail que mudam, saber que pessoas abandonam suas contas e contatos que optam por não receber mais suas mensagens. Vale uma dica fundamental: nunca compre uma lista de contatos. Essa é uma maneira de prejudicar a imagem da sua empresa, afinal, você está adquirindo endereços de e-mail que não escolheram receber mensagens suas. Para construir uma lista de qualidade, permita que seus visitantes cadastrem seus e-mails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades. E lembre-se de que quanto mais simples for o processo, mais e-mails você vai conseguir cadastrar. Boas práticas no uso da ferramenta Ao criar um e-mail marketing valem algumas boas práticas, por isso vamos compartilhar algumas dicas para você fazer um bom uso da ferramenta. Insira palavras-chave que remetem ao seu negócio ou à finalidade proposta. Escreva assuntos curtos e não utilize caixa alta em todo o texto. Use uma linguagem adequada, de acordo com a persona. Crie proximidade nos seus textos. Humanize os e-mails colocando assinaturas e fotos reais. Sempre revise o português.
O WhatsApp Business é uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotar essa ferramenta pode a ser solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite continuar a atender os seus clientes, tudo a distância, para eles continuarem comprando, mas de casa. Por isso separamos nove dicas de como o WhatsApp Business pode ajudar a manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa. 1. Envolva o cliente Antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas. Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa. 2. Segmente a sua lista de contatos Faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhastsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas. 3. Divulgue o número de WhatsApp da empresa Destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais, espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal. 4. Atribua tags aos clientes As tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher. Esse recurso pode ajudar neste momento em que as atenções de vendas estarão concentradas na plataforma. 5. Aproveite os recursos das listas de transmissão As listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua: Vá até a tela de conversas do WhatsApp, clique em “nova transmissão” e escolha a opção “nova lista”. Selecione os contatos que deseja adicionar à sua lista e toque no ícone “criar”. Altere o nome da lista e adicione outras pessoas. Importante: os contatos precisam estar na agenda do celular, e o seu número deve estar registrado no celular do cliente. Por isso, comunique seus contatos antes de enviar sua lista de transmissão. 6. Invista em um número exclusivo Você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade, tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista em um aparelho mais simples e um número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa. 7. Preste um bom atendimento Além de um canal de vendas, certamente, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparado para lidar com esse tipo de atendimento. 8. Utilize um link direto para o seu WhatsApp Coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo abaixo: Copie o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Coloque o seu número após a palvra o número 55, com o DDD da sua cidade, substituindo todos os zeros. Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000. Agora, o cliente pode te enviar uma mensagem direta, através do link. 9. Acompanhe as estatísticas das ações Quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. Saiba como ver o seu relatório: Clique no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e vá em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa”, e depois em “Estatísticas”. Verifique quantas mensagens a conta enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e quantas foram recebidas de contatos ou clientes. Fonte: Blog do Sebrae de Santa Catarina
O coronavírus tem forçado as pessoas a se isolar em casa como medida preventiva para evitar a proliferação da doença. Com isso, pequenos e médios negócios têm sido impactados pela interrupção de seus serviços em todo o país. Para evitar que o negócio venha a falência, empreendedores estão vendo na internet uma alternativa para atrair clientes e sobreviver à crise. O Brasil é o segundo país do mundo que mais acessa o Instagram. Então é possível impactar o público consumidor agindo da maneira certa. Por isso, queremos auxiliar você e mostrar as diversas maneiras de fazer negócios online. Confira o conteúdo que preparamos com dicas de como usar o Instagram para vender mais. Use bem as hashtags As hashtags são palavras-chaves que ajudam as pessoas a encontrar a sua marca, por isso utilize-as com inteligência. Vale tomar cuidado com o exagero e estudar quais estão sendo mais buscadas no seu segmento. Use-as como termos estratégicos, que estejam relacionados ao conteúdo e ao seu negócio. Faça fotos de qualidade É importante ficar atento à qualidade das imagens. Lembre-se de que no Instagram imagem é tudo! Fique atento a ângulos desfavoráveis, montagens mal-feitas e baixa resolução das fotos, pois tudo isso impacta na sua marca e faz com que o usuário perca o interesse em seguir o seu perfil. Alguns aplicativos de tratamento de imagem pode ser um alternativa para quem não pode contratar um fotógrafo profissional. Eles ajudam na edição das fotos, postagens comerciais e filtros interessantes para as publicações. Converse com o seu público Incentive o diálogo com os seus clientes, dê atenção ao usuário, não dificulte o relacionamento e tente responder seus seguidores de uma forma rápida e simpática. Atitudes como essas trazem alguns benefícios como fidelizar, criar empatia, descobrir as preferências do consumidor, receber feedbacks e ter um canal mais ágil de vendas e de resolução de problemas. Fique atento ao seu conteúdo Visite perfis de outras marcas, concorrentes e empresas de referência para ter ideias de como administrar o seu perfil e trazer conteúdo relevante para o seu público, mas lembre-se de evitar fazer cópias, conteúdo que não agrega nada e muito similar desagrada o público. Seja autêntico e abuse da criatividade para conteúdos que vão conectar as pessoas ao seu negócio. Uma pesquisa do Ipsos divulgada pelo Instagram mostra que criatividade e autenticidade são muito importantes para os consumidores. Invista nisso! 62% afirmaram que esperam que o conteúdo das marcas seja criativo. 58%, que seja divertido. 58%, informativo. 57%, autêntico. Explore todas as ferramentas do instagram A ferramentas do instagram vão além dos posts, existem os stories e seus diversos elementos, como gifs, enquetes, testes entre outros. Há também o IGTV, que permite vídeos mais longo de até uma hora. Explore todas essas ferramentas para alcançar mais pessoas e fazer sucesso com conteúdos diferentes e criativos. __________________________ Veja também Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas 10 tendências do marketing digital F-commerce: veja as vantagens de ter uma loja virtual no Facebook
Fortalecer a presença digital de sua empresa é imprescindível para reduzir os efeitos da crise provocada pela Covid-19. As lives invadiram a internet, e é preciso saber usá-las a favor do seu negócio, aumentando suas vendas e aproximando seus produtos e serviços do público. Mas qual é a melhor forma de realizar essas transmissões ao vivo nas redes sociais para beneficiar a sua empresa? Veja algumas dicas para fazer uma boa live no Instagram, aproveitando todo o potencial desse tipo de comunicação para os seus negócios. Por que fazer uma live no Instagram? Porque a plataforma possui mais de 66 milhões de usuários brasileiros, o que significa um espaço estratégico para os negócios. De acordo com dados do Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos o perfil de uma empresa. Um terço dos stories mais assistidos são de perfis empresariais, e 60% dos usuários responderam que descobrem novos produtos por meio da rede social. O que é preciso para fazer uma live no Instagram? Para fazer transmissão ao vivo no Instagram, são necessários apenas um celular e conexão estável de internet. Para iniciá-la, entre ta tela de gravação de histórias e, na barra inferior, escolha a opção "Ao vivo". Em seguida é só clicar em "Iniciar vídeo ao vivo". Faça um roteiro do conteúdo da live Planeje o que você pretende falar na transmissão ao vivo. Dê preferência aos assuntos mais importantes que sua empresa precisa abordar nesse momento. É uma boa oportunidade para explicar as mudanças no funcionamento e nos serviços devido às medidas de isolamento para conter a proliferação da Covid-19. Faça um roteiro de cada ponto que será abordado, na ordem de importância. Praticar um pouco antes também pode te ajudar a se sentir mais seguro. Interaja com o público A transmissão ao vivo no Instagram permite a interação com os usuários. Aproveite para se aproximar de seu público, responda as perguntas e tire todas as dúvidas dos participantes da live. Divulgue a live antes Mesmo que o Instagram envie notificação para os seguidores avisando que sua empresa está ao vivo, é importante divulgar previamente a live, para que as pessoas possam se programar para assistir. Publique conteúdos na linha do tempo e nas histórias avisando o dia e o horário da transmissão. Fique atento à qualidade técnica Garantir a qualidade da transmissão é fundamental para o sucesso de sua live. Cuie da imagem do que será transmitido, escolhendo um bom cenário, com iluminação adequada. Procure um lugar silencioso, principalmente se você for usar apenas o microfone do celular. Fale com clareza para que todos possam entender bem. E, por último, mas não menos importante: tenha uma boa conexão com a internet. Como encerrar a live? O Instagram permite que as transmissões ao vivo durem até 59 minutos, então fiquei atento para abordar todos os pontos importantes dentro desse tempo. Para encerrar, despeça-se com naturalidade dos expectadores e clique em "Encerrar transmissão". Antes de sair do quadro ou falar outras coisas, veja se a transmissão foi realmente encerrada. Ao encerrar, você pode optar por deixar o vídeo disponível ou não na plataforma. Saiba mais Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo da live "Impactos do coronavírus: Marketing Digital como ferramenta de Venda, com Thaís Félix, especialista em Facebook em Instagram.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população quanto a economia de todo o país. E uma das pessoas que mais sofrem com isso é o dono de pequeno negócio, que precisou fechar as portas de seu estabelecimento físico e ficar em casa para diminuir a propagação da doença. O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas. Muitos empreendedores, agora, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando, pagar fornecedores e funcionários, arcar com as dívidas e até mesmo colocar comida dentro de casa. A verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todo mundo precisa se adaptar ao novo cotidiano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. Por isso, criamos um conteúdo especial para que possa encontrar soluções e oportunidades a fim de lidar com os desafios deste momento. Se o que te preocupa hoje é como manter as vendas durante a crise, está no lugar certo. Veja o que separamos para ajudar o seu negócio a manter o ritmo.
A pandemia do coronavírus que se espalha por todo o mundo gerou medidas de isolamento social, a fim de evitar a proliferação da Covid-19. A baixa circulação de pessoas afeta os micro e pequenos negócios, que estão sofrendo com a queda no consumo. Atualmente vivemos um momento de contenção de gastos. E as pessoas estão buscando segurança, realizando suas compras online para não ter de frequentar locais públicos e, assim, correr o risco de contaminação. O e-commerce ganha força e passa a ser a melhor opção de venda, pois a consumidor recebe seu produto em casa, com o menor contato físico possível. Só que muita gente está tendo sua primeira experiência com a compra online, e quem tinha alguma resistência passou a dar uma chance. Para acompanhar esses novos hábitos de consumo, é importante que o empreendedor aproveite a oportunidade para entender como o cliente procura, age, espera e gasta pela internet. Nesse cenário de crise, o usuário quer saber o que as marcas estão fazendo e como podem contribuir para melhorar a situação, uma vez que elas podem servir de exemplo paraas pessoas. É importante, então, ficar atento a essa mudança de comportamento e a essa nova realidade.
É de responsabilidade de toda a população evitar a propagação do novo coronavírus, e uma das medidas preventivas adotadas pela grande maioria é evitar as lojas físicas e realizar as compras online. E graças à era digital o atendimento ficou mais fácil para os clientes, mas é preciso atenção por parte do profissionais para e entender o “tom de voz da digitação” . O atendimento online eficiente vai além de bons ambientes e interfaces práticas. O serviço prestado precisa ser gerido e executado com eficiência. Isso garante a satisfação completa e a fidelização do cliente. Para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor em tempos de coronavírus e não ficar atrás da concorrência, é de extrema importância atender bem o seu público. Por isso separamos algumas dicas de boas práticas que garantem sucesso no relacionamento de suporte e atendimento, confira! 1. Rapidez nas respostas As filas se formam normalmente quando há muitas demandas, então é preciso organização. Se houver muitos atendimentos, divida com a equipe e busque solucionar tudo rapidamente, sem fazer o cliente esperar. 2. Atendimento proativo A proatividade é fundamental no atendimento e deve ser praticada em qualquer momento, no pré ou pós-compra. A postura de empenho em ajudar é muito bem avaliada pelo consumidor atual, por isso é importante atender o consumidor de maneira completa, para que ele se sinta valorizado, compreendido e respeitado. 3. Evite textos longos e em caixa alta Se você precisa passar um conteúdo maior ou mais específico, uma boa opção é usar FAQs, blogs e vídeos. O tom da linguagem deve ser sempre amigável e compreensivo, por isso evite textos em caps lock no chat, pois eles dão a impressão de que o atendente está gritando. Recursos como o negrito, por exemplo, cumprem o papel de transmitir informação clara no ambiente virtual. 4. Conclua o atendimento no chat O atendimento só acaba quando o cliente chega ao seu objetivo. Se precisar deixá-lo em espera para checar informações, seja breve e mantenha contato quando demorar um pouco para dar respostas. Dessa forma, a pessoa se sente segura e tem a certeza de que o atendimento ainda está acontecendo. 5. Atenda com proximidade A sensação de respostas prontas e robóticas é muito negativa para o engajamento do cliente com a empresa. É preciso humanizar esse momento, com mais compreensão e envolvimento de quem atende. A avaliação é positiva quando o cliente sente que há atenção especial ao seu questionamento.
Adaptação é a palavra-chave para a sobrevivência dos pequenos negócios durante a crise provocada pelo novo coronavírus. Com as medidas de isolamento social tomadas para evitar a transmissão da doença, as empresas precisam aprender a lidar com os consumidores no ambiente virtual, ter uma presença digital mais forte e entender que esse pode se tornar um modelo de atuação por muito tempo.A vida virtual não é novidade. Antes da pandemia, já estávamos conectados em uma grande rede. Assim como você, seus clientes e seus concorrentes acessavam e-mails diariamente, conversavam com amigos nas redes sociais, visitavam diversos sites, pesquisavam produtos e compravam em lojas virtuais.Contudo, agora, são esses os canais que vão conectar o seu negócio com o seu público. E para que o relacionamento a distância funcione, é preciso trabalhar a sua atuação no meio virtual.A sua empresa está preparada para os novos tempos? Vamos descobrir como começar essa nova vida.
Usar as redes sociais para divulgação, vendas ou relacionamento pode ser um grande aliado do seu negócio.
Veja dicas imperdíveis de como usar redes sociais, marketplaces e lojas virtuais
Sua empresa já possui uma loja online? Ou quer abrir uma? Saiba mais sobre o assunto.
Você já sabe como funcionam os marketplaces? Pode ser um canal interessante para seu negócio.
Pensando em abrir um e-commerce ou melhorar a gestão do que você já tem? Confira as informações que o Sebrae separou para você brilhar no mundo virtual!
Se inserir no meio digital já é importante há algum tempo para as empresas acompanharem as tendências de consumo. Porém, com a crise da pandemia do novo coronavírus, essa necessidade se tornou ainda mais forte. Com as restrições de saída e relações sociais, é preciso que os empresários se comuniquem com seus clientes de maneira online e segura. Atualmente, as redes sociais têm um grande impacto nas vendas de diversos segmentos e com os restaurantes não está sendo diferente. Pensando nisso, a Galunion (Consultoria especializada em Foodservice), com apoio do Sebrae e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), elaborou uma cartilha com 8 dicas essenciais para fortalecer a sua marca nas redes sociais. A cartilha completa dá orientações para a aplicação das seguintes dicas: Dica 1 - Planeje-se e pense na jornada! Antes de começar na prática, é preciso se planejar e criar uma estratégia. Dica 2 - Monte um calendário! Com um calendário de postagens pronto, o empresário não corre o risco de deixar algum post passar. Dica 3 - Produza um conteúdo de valor! Faça postagens que chamem a atenção do consumidor e que tenham relevância. Dica 4 - Explore diversos formatos! Invista nas diversas maneiras de fazer um post. Pode ser um vídeo, fotos em sequência, boomerangs e vários outros formatos legais. Dica 5 - Aposte em uma boa produção! Caprichar nas imagens aumenta o desejo das pessoas pelo seu produto. Dica 6 - Disponibilize conteúdos gratuitos! É importante se mostrar disposto a ajudar em um momento como esse, compartilhar conhecimento de forma gratuita pode ajudar na imagem que os clientes têm da sua empresa. Dica 7 - Esteja presente, próximo e construa a lealdade! Construa um relacionamento com seu cliente, converse, ouça e gere engajamento. Dica 8 - Promova-se! Para se manter operando é preciso vender, crie meios de converter seus seguidores e transformá-los em clientes. Leia e baixe a cartilha: Dicas práticas para aprimorar a comunicação digital do seu restauranteFormato: PDF | Tamanho: 3,4MB
Um e-marketplace é uma loja virtual que reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente com seus clientes. Nestas plataformas, tanto compradores quanto produtores têm a possibilidade de obter valores mais acessíveis e uma melhor margem de lucro. Em geral, um marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços com o objetivo de atingir o maior número de clientes possíveis. Porém, existem também e-marketplaces especializados em determinado segmento, como de roupa ou viagens. Alguns exemplos são a Amazon, o Ebay e o Mercado Livre. Esse tipo de comércio tem gerado oportunidades para pequenos negócios. Ao fechar parcerias com e-marketplaces, pequenas empresas podem comercializar sua produção nesses sites. Já para os e-marketplaces, essas trocas também são um excelente negócio - pois eles não precisam manter todos os produtos no estoque. É como ter uma loja virtual, mas sem boa parte dos custos e preocupações que surgem com um e-commerce tradicional. Nessas lojas virtuais, o consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar a disponibilidade do que deseja, fazer a encomenda e executar as transações financeiras. Depois, essas transações são processadas pelo operador do e-marketplace, que repassa a porcentagem combinada do valor das vendas para o lojista. Já o armazenamento e a logística de entrega ficam sob responsabilidade da empresa que comercializou os produtos por meio do e-marketplace. Vantagens do marketplace O grande diferencial do e-marketplace é ter vantagens para todos os envolvidos: consumidor, lojista e operador do e-marketplace. Loja Virtual O pequeno lojista, que não teria muitos acessos em uma loja virtual individual, ganha visibilidade e poupa esforços de publicidade e marketing. Além disso, acompanhando suas métricas no e-marketplace, ele pode identificar melhores práticas, tendências e soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio. Receitas Já para o operador do e-marketplace, esse modelo de negócio impulsiona as suas receitas por meio do comissionamento recebido pelas vendas, a variedade de produtos ofertados estimulam a compra, o ticket médio da loja aumenta e é mais fácil fidelizar os clientes. Preços E, por fim, para o consumidor a principal vantagem é que ele encontra produtos de diversos segmentos em um só lugar. Além disso, acessa preços mais competitivos e consegue comprar de diferentes lojas pagando pelos produtos em uma única transação. Fique por dentro! Veja o artigo “Como vender melhor em Marketplaces” Confira também vídeos com as 4 maiores empresas de Marketplace: Mercado livre, Amazon, B2W e Magalu, dando dicas para os Pequenos Negócios venderem neste modelo de negócios:
A pandemia do COVID-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde – OMS – tem provocado impactos significativos sobre os pequenos negócios. A recomendação de isolamento da população tem causado efeitos relevantes nos pontos de venda, especialmente os que são presenciais. Neste momento, as compras online podem ajudar a alavancar as vendas e minimizar o prejuízo. Consumidores em casa terão mais tempo em frente a telas e diversas necessidades para compras e contratação de serviços. Com esse cenário e para apoiar os pequenos negócios no uso da internet como ferramenta de apoio à comercialização de produtos e serviços, preparamos um conteúdo com os principais canais digitais como Google Meu Negócio, Mercado Livre, OLX, Elo7 e redes sociais, que podem ajudar as empresas venderem mais neste período.
Confira o nosso passo a passo para empreender online de maneira eficiente e lucrativa, obtendo sucesso no seu e-commerce
Para ajudar os pequenos negócios a enfrentar a queda nas vendas devido à crise provocada pela Covid-19, Sebrae e Magalu firmaram parceria. A estratégia de levar marketplace aos pequenos varejistas tem o objetivo de promover a transformação digital e abrir novos canais de venda a esses empreendedores. Por isso, preparamos um conteúdo para você entender melhor o que é, como funciona, quais são as vantagens do marketplace para a sua empresa. Além disso, veja dicas de boas práticas para vender bem nesse ambiente virtual. O que é o marketplace? É uma plataforma colaborativa, também denominada shopping virtual, onde um conjunto de empresas oferta produtos e serviços no mesmo endereço, na internet. O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados. Para quais empresas o marketplace é recomendado? O marketplace é uma excelente alternativa para empresas sem experiência, que estão iniciando no e-commerce e não querem realizar grande investimento financeiro com divulgação, segurança de site, diversidade de formas de pagamento, entre outros. Exemplos de plataformas de marketplace Há diversos tipos de plataformas de marketplace. Alguns abrangem uma grande variedade de produtos e segmentos varejistas. Outras são especializadas em determinado tipo de produto, como a Estante Virtual, focada na venda de livros novos e usados; o Elo 7, plataforma voltada para a venda de artesanato; e o Canal da Peça, especialista em peças para carros e motos. Por isso, é importante pesquisar a mais adequada ao seu setor de atuação. Dicas No marketplace, diversos concorrentes dividem o mesmo ambiente virtual e, em muitos casos, vendendo produtos similares ou iguais. Assim, é fundamental buscar meios de se destacar dentro da plataforma. Imagem: selecione fotos em boa resolução, com fundo branco, apresentando o produto em diferentes posições. Palavra-chave: as plataformas disponibilizam aos clientes ferramentas de busca. Escolha bem as palavras-chave para que o cliente localize seus produtos. Descrição do produto: descreva-os de forma detalhada e objetiva. Informe sobre garantia, dimensões, cores, funções, voltagens, pesos, tamanhos, entre outras características. Vídeo: utilize vídeos, apresentando o produto e sua forma de uso. Essa estratégia atrai a atenção dos consumidores indecisos. Resposta imediata: responda às perguntas dos clientes o mais rápido possível, favorecendo a decisão do comprador. Como começar a vender no marketplace ________________________________________ Veja também Sebrae e Magalu: chance de ampliar e-commerce entre pequenos negócios Como planejar a sua presença digital Como usar o Instagram para vender mais em tempos de coronavírus
Com as medidas de isolamento para enfrentar a pandemia de Covid-19, mais do nunca é preciso apostar nas vendas online para garantir a saúde do seu negócio. Uma das ferramentas que podem ajudar a alavancar esse tipo de negócio é o Facebook. Além de ser uma ótima plataforma para divulgar a sua marca, a rede social permite que você crie uma loja virtual vinculada à sua página. É o F-commerce, ou Facebook Commerce, que proporciona diversos benefícios, como a praticidade de fazer compras na mesma página, a possibilidade de atrair nossos clientes usuários da rede, entre outras facilidades, além de oferecer alta segurança por ser uma ferramenta do próprio Facebook. Como funciona o f-commerce? Para as empresas que já têm uma página no Facebook, o único a fazer é vincular o perfil da fanpage à sua loja. Depois, basta cadastrar os produtos ou serviços, os valores, fotos e outras informações adicionais de sua preferência. Recursos do f-commerce A comunicação com os clientes também é facilitada, pois eles podem entrar em contato por meio do próprio messenger do Facebook. Os consumidores também podem marcar os amigos e o perfil da sua marca nos comentários dos produtos. Para tornar suas ofertas ainda mais atraentes, você pode organizar os produtos em diversas sessões, e os clientes podem navegar pela loja em diferentes categorias. A ferramenta disponibiliza dados sobre o número de visualizações, de cliques e compras de cada produto. Essas informações são extremamente úteis para o seu planejamento estratégico e para organizar o fluxo de caixa da empresa. Quer saber mais sobre o f-commerce? Acesse aqui a página da ferramenta. ____________________________________ Veja também Utilize o WhatsApp Business para manter as vendas 10 tendências do marketing digital Como usar o Instagram para vender mais
Uma das áreas mais importantes de qualquer empresa é a de marketing e vendas. Um negócio sem visibilidade não tem muitas chances de sobreviver. Mesmo que haja qualidade nas entregas e valores justos, se ninguém conhece a sua marca ou o seu nome, o seu sucesso está em risco. Durante a pandemia, muitos empreendimentos tiveram que arriscar novas formas de atuar. A que mais tem sido adotada é o atendimento online, já que a internet foi uma das poucas ferramentas que conseguiu chegar até o público na quarentena. Com essas inovações tecnológica, muitos empresários começaram, de maneira muita intensa, a expor o seu produto ou serviço em milhares de sites, redes sociais, buscadores e reprodutores de conteúdos espalhados em diferentes links e acessados por diferentes perfis de pessoas. Isso traz muitos ganhos para os negócios, afinal, trata-se de uma chance de aumentar os resultados de visibilidade e comerciais, além de quebrar barreiras de acesso aos consumidores e diminuir os custos de divulgação. Contudo, a disputa online pela atenção do cliente está alta. Você sabe como planejar a sua presença digital, para se colocar à frente da concorrência? Veja os cinco passos que preparamos para ajudar na hora de começar a se inserir no mundo digital. Estude seu público-alvo Um dos pontos altos do mundo digital é o fácil acesso à informação. Aqui, podemos fazer pesquisas profundas sobre quem é o público consumidor, que tipos de conteúdos ele acessa, com os quais ele mais interage. Em que canais ele está mais presente? Ele usa muito as redes sociais? Ele faz muitas pesquisas no Google? Essas informações podem valer ouro na hora de pensar em uma boa estratégia de marketing digital. Estude seus concorrentes Não basta saber quem são seus concorrentes. É importante entender como eles estão atuando na hora de vender. Que canais eles estão usando? Que tipos de conteúdo estão sendo gerados? Isso está funcionando? Ele está vendendo mais? Onde é que os concorrentes estão acertando? E onde é que estão errando? Com esse conhecimento, podemos pensar em todas as oportunidades existentes para alavancarmos uma marca. É importante, sempre, respeitar o que é a sua marca e os valores que entende como essenciais para a construção dela. Procure preservar a identidade do seu negócio e a importância para você e para a sociedade. Escolha quais canais utilizar Na internet existem muitas marcas tentando se vender de forma constante e insistente. A disputa de atenção é grande, portanto, seja criativo nos anúncios e use todo o diferencial da sua marca para atrair o público para a sua loja. Monitore os resultados Os dados devem sempre ser seus melhores amigos. Acompanhe todo tipo de resultado para saber como está investindo o tempo e os recursos da sua empresa, se precisa fazer algum ajuste na sua estratégia de marketing ou se está tudo correndo como deveria. Em geral, ao analisar os dados de marketing digital do seu negócio, você deveria ser capaz de responder as seguintes perguntas: O público está interessado no que estou falando? Estou gerando algum resultado com o trabalho de comunicação digital? O conteúdo que estou produzindo tem alguma conexão com os produtos ou serviços que vendo? Estou conseguindo gerar tráfego para os meus canais de atendimento online Reflita sobre sua marca Existem na internet inúmeros canais que podem ser explorados, como Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, Twitter, além de anúncios em sites de conteúdo ou de notícias, entre muitos outros. Escolha o melhor para o seu negócio de acordo com o seu público-alvo e seus objetivos.
Desde que as ações para a conter a pandemia de Coronavírus foram implementadas, uma grave crise econômica começou a acompanhar a crise de saúde pública. Fechar as portas de uma empresa de um dia por outro não é tarefa fácil e não estava nos planos de nenhum empresário. Por isso não se preocupe: é normal você está perdido nesse momento. O mercado de moda sofre ainda mais com os efeitos da quarentena pois o consumo do produto está ligado diretamente ao processo de escolha das peças, da montagem das vitrines, do toque e do encantamento em experimentar cada item antes de comprar. Com o fechamento do comércio e shoppings, manter a experiência do consumo ficou bem mais desafiador. Além disso, o setor enfrenta a perda no apelo de compra, já que neste momento de crise a moda se torna um consumo considerado não essencial se comparado à alimentação, saúde, entre outros. Parece um filme de terror? Se você chegou até aqui já mostrou que está no grupo de quem vai vencer essa crise e que uma boa frase para o momento é: se você tá com medo, vai com medo mesmo! Confira aqui dicas de como seguir com o seu negócio apesar da crise Antes de continuar, é importante entender que crises tem três princípios básicos: 1. Toda crise traz um risco para o negócio. Esse risco pode ser ainda maior para pequenos negócios de moda, que trabalham com compras por coleção, onde os produtos rapidamente ficam obsoletos (fora de moda, literalmente!) e o giro de estoques é fundamental. Como o cenário muda rapidamente é importante estar atento e entender que provavelmente será necessário adequar o seu negócio. 2. Crises exigem decisões rápidas. Quanto mais rápido você toma decisões e quanto mais acertadas elas forem, menor o risco que seu negócio corre num momento como esse. O que fazer com os colaboradores? Como lidar com as contas e os estoques? Como rever meu processo de vendas? Nada é mais importante agora que conhecer alternativas, decidir e agir. 3. Crises acabam. Elas passam. Pode não parecer, mas em algumas semanas as coisas vão se normalizar. É importante lembrar que crises em geral trazem grandes oportunidades para quem consegue atravessá-las, guarde essa frase. Assim, adequar o seu negócio, com rapidez e agilidade, acompanhando de perto cada mudança e cuidando do relacionamento com seus clientes, é sua tarefa de casa nessa quarentena e sua chave para as oportunidades que virão pós-Covid-19. Quando se fala em adequar o negócio, a primeiro processo que dói à cabeça (em geral) é: como fazer para continuar vendendo? Será que venda online é uma opção? Mas só tenho loja física? Preciso criar um e-commerce? A primeira resposta: SIM! Os canais digitais podem ser uma super ferramenta de vendas não apenas nesse período, mas podem se tornar um excelente ponto de contato, vendas e relacionamento com seus clientes além da crise. Aproveitar esse cenário não só para estruturar suas vendas online, mas para estudar as melhores opções pode te ajudar a vender agora e depois. A segunda resposta: NÃO! Você não precisa investir tempo e recurso para estruturar uma loja virtual nesse momento! Existem algumas opções que podem te dar velocidade (lembra lá das decisões rápidas?!), garantir sua presença digital - ou seja, a sua presença no dia a dia dos seus clientes - e alavancar suas vendas. Confira algumas dicas de como vender online sem ter um e-commerce. Esse conteúdo é tão amplo que foi dividido em duas partes pra você! Acompanhe as ideias abaixo e transforme as vendas digitais na grande oportunidade dessa crise! E não deixe de conferir a Parte 2! Parte 1 - Redes sociais: Instagram e WhatsApp A venda por meio das redes sociais não é novidade, mesmo antes da crise já era o principal canal de vendas para muitas marcas. É possível utilizar várias delas de forma comercial, mas para negócios de moda a mais indicada hoje é o Instagram. Além de ser uma rede social com forte apelo visual, tem grande audiência, conteúdos e consumidores de moda. Combinada com o WhatsApp são ferramentas poderosas de presença, relacionamento e vendas para marcas e empresários. Se você é uma marca e já está no mercado, provavelmente já possui uma conta no Instagram. Se ainda não, é bem fácil criar a sua e coloque o nome de sua empresa, mas antes leia esse post até o final! Conta criada, considere que ela é sua loja e seu perfil é sua marca. Parabéns, você acaba de criar um canal de vendas online! Para começar a movimentar sua marca via Instagram vale as dicas abaixo: Dica 01 - Transforme seu perfil em “perfil comercial” Muita gente não sabe, mas em 2016 a rede social permitiu a criação de contas comerciais com a finalidade de diferenciar um perfil pessoal do perfil de uma empresa, oferecendo também outras funcionalidades que podem te ajudar na gestão do seu negócio. Além disso um perfil comercial já mostra para o público que sua empresa tem uma postura profissional e busca oferecer o melhor tipo de atendimento — com todos os recursos disponíveis na ferramenta. Se você ainda não tem um perfil comercial, pode cria-lo agora! Esses sites dão o passo a passo de como fazer: Como fazer um perfil comercial no Instagram Saiba como criar um perfil comercial no Instagram Dica 02 - Tenha uma Bio inteligente A bio é aquele espacinho no topo do aplicativo que traz informações sobre o seu perfil e a sua marca. É o espaço que deve comunicar ao visitante qual é o seu negócio e quais os seus diferenciais. Ela deve ser interessante a ponto de convertê-los em seguidores e em futuros clientes. A bio é o primeiro ponto de contato do seu visitante antes do seu feed. Por isso é super importante você dizer claramente quem você é! Quer saber mais sobre como construir uma bio de sucesso? Veja esse vídeo da Camila Renaux, que fala super bem sobre esse assunto. Dica 03 - Seu feed é sua vitrine! No mundo da moda a vitrine é uma das principais ferramentas de atração clientes para dentro das lojas. No Instagram não é diferente. Se sua conta é sua loja e seu perfil é sua marca, o seu feed é sua vitrine. É importante que os negócios de moda que desejam investir no Instagram mantenham seu feed com fotos de qualidade dos seus produtos, além de outros conteúdos que possam apoiar as vendas. Dicas quentes: Mostre fotos das araras, do seu espaço físico, para que o/a cliente perceba que o seu negócio é estabelecido além das redes sociais, e, se ele desejar, é uma opção o atendimento presencial também (dica para quando acabar o isolamento social). Mostre fotos de looks completos, mostrando que sua loja tem uma curadoria de estilo e busque com isso alavancar o tíquete médio – ou seja, o número de peças vendidas por cliente. Faça parcerias com consultoras de imagens que possam te ajudar a montar os looks e ofereçam conteúdo no seu perfil e em troca da divulgação do seu trabalho. Use modelos reais nas suas fotos! Evite pegar fotos de modelos na internet usando as mesmas roupas. Por mais que seus fornecedores possam ter fotos super elaboradas com roupas que você também vende, em geral, elas não representam a identidade da sua marca. Utilizar as fotos de fornecedores pode deixar o seu feed sem identidade e desconectado do que você oferece. Não é necessário contratar modelos, mas é interessante que suas clientes conheçam a modelagem do produto, o caimento, o comprimento das peças. Lembrem-se: elas não estão tocando nas roupas, por isso, o máximo de informações que puder passar por meio da foto é ideal. Por isso é momento de você entrar na frente das câmeras ou convidar uma amiga, uma tia, uma sobrinha, para ser sua garota ou garotas propaganda! Quer saber mais sobre como construir um feed harmônico e organizado? Veja esse vídeo da Camila Renaux, que fala super bem sobre esse assunto. Dica 04 - Produza conteúdo Essa é a dica do milhão! A finalidade das redes sociais, seja ela qual for, é a conversa, o bate papo, a troca de informações e interação entre as pessoas. Por isso, só a venda de produtos não é suficiente para manter seu canal interessante e acessado. A criação de bons conteúdos se tornou algo muito importante e, hoje, é uma das estratégias indispensáveis para se ter sucesso na internet. Trazer dicas úteis para seus clientes é uma boa forma de produzir conteúdo complementar no seu canal. Seu perfil está disponível para os seus seguidores 24 horas por dia, 7 dias na semana, por isso nem sempre eles vão acessar o seu espaço para comprar. Ter informação interessante e de qualidade é fundamental para manter um cliente sempre presente que lembrará da sua marca no momento da compra. Que tipos de conteúdo eu posso oferecer no meu canal de moda? Tendências, cores e modelos da temporada Dicas sobre organização de guarda-roupas e closets Dicas sobre a lavagem e armazenagem de peças delicadas Dicas de montagem looks para diversas ocasiões Notícias do mundo da moda Dicas sobre o universo do seu público: dicas sobre o universo feminino, infantil, praia, fitness, masculino – de acordo com os produtos que você venda Ponto importante é que nem sempre você será o gerador de todo esse conteúdo, até porque alguns deles exigem a presença de um profissional qualificado para entregar informação de qualidade. Faça parcerias! Personal stylists, maquiadores, consultores de imagem, personal organizers e muitos outros podem ser parceiros na construção dos temas. Ele ganha visibilidade e autoridade no Instagram e você um conteúdo de qualidade e mais seguidores. É importante saber também que o modelo de textos no Instagram são textos curtos. Se você gostar da ideia e quiser escrever mais direcione seus seguidores para outros canais, um blog, site, LinkdIn ou outros. Dica 05 – Abuse dos stories, vídeos, lives e destaques para apresentar os seus produtos A geração de conteúdo não deve ser explorada só no feed, na verdade uma das grandes ferramentas de engajamento no Instagram são os Stories. Por ser de rápido consumo e ter um apelo visual incrível, os Stories te ajudam a captar rapidamente a atenção do público e opinião deles sobre determinado assunto. Disseminar conteúdos por meio de vídeos faz muito sentido no Instagram. Você pode utilizar vídeos tanto no feed (no máximo 1 minuto), no stories ou num espaço específico do Instagram, que é o IGTV. Hoje os vídeos são a maneira mais eficiente de trazer engajamento e atenção para a sua marca. Seus clientes se identificam primeiro com o que você fala e depois com o que você vende. Explore essas ferramentas! Confira a diferença entre Feed e Stories e se prepare para a sua produção de conteúdo. E conheça outras formas de trabalhar com vídeos e stories no Instagram nesse vídeo. Vendas por WhatsApp Além de utilizar seu Instagram como vitrine para os seus produtos e ponto de contato com os seus clientes, uma forma de potencializar esse canal de vendas é utilizar o WhatsApp ou o Telegram para aproximar ainda mais esse relacionamento. Você pode distribuir os conteúdos também por WhatsApp por meio de listas de transmissão, grupos ou formar um grupo da sua marca no Telegram. A vantagem do Telegram em relação ao WhatsApp é que ele permite grupos para um número maior de pessoas. Enquanto um grupo de WhatsApp tem o limite de 256 membros, no Telegram são permitidos até 200 mil integrantes. Via Telegram é possível que você utilize também as famosas enquetes, as mesmas que o Instagram possui para movimentar as suas redes. A venda por esses canais deve ser a mais direta e facilitada possível. Por isso, é importante que suas peças sigam com os valores e formas de pagamento, as promoções devem ser anunciadas logo de início, o que chama a atenção de seus clientes para explorar os conteúdos. Gostou das dicas? Agora que você já conhece os primeiros passos para começar suas vendas no Instagram saiba que tem mais oportunidades no mundo digital antes de abrir o seu e-commerce. Agora, confira a Parte 2 - "Como vender online através de Marketplace". Escrito por Anny Pricylla Santos, colaboradora do Sebrae Nacional.Foto de Maddi Bazzocco no Unsplash.
Imagine ter seus produtos expostos em grandes lojas, como Netshoes, Dafiti, Amazon, Submarino ou Magazine Luiza. Você acha que essa realidade está muito distante de você? Na verdade, essa iniciativa pode ser mais fácil do que você pensa. O marketplace é uma plataforma que reúne diversas lojas virtuais em seu espaço, como se fosse um shopping on-line. Esse site costuma pertencer a uma grande empresa digital, a qual “empresta” seu nome, seu espaço e sua operação para você, lojista — que, nesse shopping on-line, pode ser chamado de seller — expor e vender seus produtos em troca de uma taxa de serviço e uma comissão por venda realizada. O marketplace reúne diversos fornecedores e os conecta diretamente aos seus clientes. Nessas plataformas, produtores têm a possibilidade de ofertar valores mais competitivos, ampliar a clientela e ainda obter uma boa margem de lucro. Segundo a plataforma Ebit/Nielsen, que mensura os números do mercado brasileiro do comércio digital, o e-commerce alcançou a marca histórica de R$ 87 bilhões em vendas no Brasil em 2020. Além disso, o setor registrou um crescimento de 52% no ano, o que resultou em R$ 73,2 bilhões para a categoria. Na prática, o marketplace funciona assim: lembra das grandes lojas citadas no início do texto? Faça uma experiência, acesse o site de uma delas e procure por um item. Você vai perceber que são exibidas diversas opções de revendedores. Por exemplo, ao buscar um produto na Dafiti, você verá que ele pode ser “vendido e entregue pela loja da Maria” ou “vendido pela loja da Maria e entregue pela Dafiti”. Entendeu a dinâmica? E, para você começar a usufruir dos benefícios dessa forma de venda, preparamos algumas dicas de como vender on-line sem ter um e-commerce. Esse conteúdo é tão amplo que foi dividido em duas partes, para que você possa entender com mais facilidade! Acompanhe as ideias abaixo e transforme as vendas digitais em uma grande oportunidade de vendas. E não deixe também de conferir a parte 1 – Como vender no Instagram e WhatsApp! PARTE 2 – MARKETPLACE Qual é a diferença entre marketplace e e-commerce? O marketplace é um espaço determinado pela plataforma, e é preciso estar sujeito às especificações estabelecidas por ela. Em contrapartida, facilita muito a operação, uma vez que é possível contar com algumas vantagens, como meios de pagamento variados, logística de entrega e distribuição via parceiro. Já o e-commerce é um site exclusivo da sua empresa. É uma loja on-line desenhada especificamente para sua marca, para a qual você pode escolher o melhor modelo e formato, além de poder customizá-la. Para lojas de moda, essa opção pode até ser interessante, uma vez que é possível adaptá-la ao seu segmento e ao seu público. Marketplace de nicho Pensando no futuro do varejo on-line, a principal tendência do setor são os marketplaces de nicho. Contrariamente ao modelo amplo, como o Mercado Livre, a Amazon e o Magazine Luiza, esse novo formato foi desenvolvido para atender as demandas de um público específico. Plataformas como Zé Delivery e Enjoei oferecem seus próprios benefícios aos vendedores, entre as quais está a capacidade de alcançar as pessoas certas, ou seja, vender para o público com maior probabilidade de comprar. Essas vendas são mais assertivas e apresentam menos chances de cancelamento, devolução e até mesmo rejeição. Como começar a vender por meio de um marketplace? Basicamente, o marketplace funciona como uma vitrine on-line, onde vendedores expõem seus produtos. O processo começa com o cadastramento do lojista, que fornece dados como CPF ou CNPJ, endereço e nome da loja. Além dessas informações, é preciso aderir a um plano que vai garantir a exposição dos produtos e a porcentagem da comissão a ser repassada para a empresa (markeplace). Depois do cadastramento, um painel vai ser disponibilizado para que os produtos sejam organizados, precificados e colocados em categorias já preestabelecidas. É importante usar fotos de qualidade e nomear corretamente os itens para que eles apareçam junto aos seus similares. Vale a mesma regrinha do Instagram. Não esqueça, principalmente no mercado de moda, que a qualidade das fotos e a correta descrição do seu produto são muito importantes! Além da parte de catálogo, o marketplace também oferece espaços específicos que mostram os status das vendas, o faturamento da loja, os produtos a serem enviados e as métricas. Existem marketplaces específicos para produtos de moda? Sim! Existem desde plataformas mais amplas, mas com categorias específicas para a moda – como é o caso de Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza –, até outras mais específicas, com alguma segmentação atrativa para seus clientes e uma maior qualificação, o que facilita suas vendas. Como funcionam os pagamentos? Na maioria das vezes, o sistema de pagamento de um marketplace é oferecido pela própria plataforma. Isso proporciona ao cliente o acesso às mais diversas maneiras de quitar as despesas realizadas no site, por meio de cartões de crédito, depósitos e boletos bancários, por exemplo. A plataforma se responsabiliza por repassar a quantia para a empresa parceira. Ou seja, o vendedor não precisa utilizar sistema próprio para o recebimento dos valores relativos às vendas. Mercado Azul: o marketplace do Sebrae O Mercado Azul é o marketplace do Sebrae. Seu maior objetivo é inserir os pequenos negócios em um ambiente digital, fazendo que os produtos e serviços apareçam nos resultados de busca do Google. Sua principal vantagem é que é totalmente gratuito. A plataforma permite fazer promoções por período, ou por produtos/serviços, e é integrado a redes sociais como Instagram. Também permite contato direto com os clientes via WhatsApp, redes sociais, e-mail e telefone, aproximando quem quer vender de quem quer comprar. Quais são as vantagens do marketplace para lojas de moda? A internet é um campo fértil e produtivo, e é um erro ignorar o potencial das vendas on-line. É claro que vender nos melhores marketplaces pode trazer muitas vantagens ao pequeno empreendedor do setor da moda. Veja algumas: Visibilidade Diferentemente do e-commerce, onde é preciso trabalhar bastante na divulgação, atuar em um marketplace permite que os clientes cheguem até você de diversas formas. Uma delas será a grande procura dos clientes por produtos diversos em uma grande loja on-line, chegando até a sua marca. A partir daí, ele pode se interessar por seus produtos e aumentar sua recompra. Se você tem um Instagram comercial, pode direcioná-lo para sua loja no marketplace. Legitimidade Outra questão importante em torno das compras on-line é a segurança que a loja proporciona ao seu produto. Se você é novo no mercado, talvez esteja perdendo vendas porque alguns visitantes ainda não confiam na sua marca. Por isso, contar com a legitimação de uma grande empresa em formato de marketplace é vantajoso. Custo-benefício e velocidade É claro que você vai precisar pagar taxas para fazer suas vendas, mas elas podem compensar bastante, considerando o número de clientes que você pode atrair por mês. Importante considerar que, no marketplace, o investimento de entrada é muito baixo, um fator fundamental nesse período de crise. Velocidade também é um diferencial importante, e iniciar suas vendas via marketplace pode ser bem mais rápido que abrir uma loja própria. Praticidade e estrutura de fácil manutenção Uma vez que o desenvolvimento e a manutenção da estrutura do marketplace ficam a cargo do operador, as plataformas são otimizadas para que todas as operações sejam feitas da forma mais simples possível. Assim, o registro na plataforma, o cadastro de produto, o controle de estoque, a compra e venda e a análise de performance da loja são processos desenhados de maneira intuitiva. Transações Normalmente os operadores são responsáveis por gerenciar toda a estrutura de pagamento do marketplace, por isso é necessário que o vendedor preste atenção aos prazos e às condições para recebimento. Quais são as desvantagens do marketplace? Usar essa forma de vendas na web também tem algumas desvantagens, e é sempre importante ficar atento para não se tornarem armadilhas. Veja alguns exemplos. Concorrência Assim como você, muitos outros lojistas podem estar vendendo produtos similares na mesma plataforma a custos mais baixos. Além disso, em geral, a empresa dona do marketplace também vende e entrega itens, fazendo com que muitos visitantes escolham comprar na loja “mãe” e não em um revendedor. Limitações A maioria dos marketplaces brasileiros possui regras um pouco rígidas, principalmente relacionadas ao pagamento. Por exemplo, mesmo que você finalize uma venda e entregue o produto, por vezes, vai ter de esperar até o prazo de liberação dos valores. Por isso, é importante sempre conhecer as normas e se programar. Dicas para potencializar suas vendas via marketplace Para começar a vender seus produtos em um marketplace, confira as dicas abaixo que vão lhe ajudar a converter mais vendas. Se você as seguir, já sai na frente de muitos concorrentes. Fotos de qualidade As fotos, em geral, são o primeiro contato que o visitante de um marketplace tem com seu produto. Para os produtos de moda, então, esse quesito é mais que fundamental. Por isso, invista em imagens de qualidade e que explorem todo o potencial de suas peças. Não deixe de apresentar cada item em vários ângulos e cores; quanto mais detalhes, melhor. É desse jeito que seu catálogo pode se destacar e ganhar mais visibilidade. Lembre-se que os perfis de fotos variam também de acordo com o tipo de produto: por exemplo, fotos de acessórios pedem um zoom maior que fotos de roupas, pela riqueza de detalhes que são exigidos pelos consumidores no momento da compra. Descrições fiéis Comprar na internet ainda pode ser um desafio para muita gente que não sente segurança nesse processo. É preciso ganhar a confiança do consumidor, e uma estratégia para isso é fornecer o máximo possível de informações sobre cada produto. Assim, comunique o modelo, o tecido, a cor e qualquer outro padrão que sua peça possa ter. O visitante da sua loja não vai ficar em dúvida sobre o item que está adquirindo, nem vai desistir da compra por falta de detalhes. Atendimento eficiente O que muito se vê no comércio eletrônico são clientes insatisfeitos com o atendimento on-line das lojas onde realizaram suas compras. Muitas empresas deixam sua clientela praticamente desamparada, sem informação, satisfação e contato. Oferecer um atendimento de qualidade e personalizado fará com que você conquiste seu público e ganhe pontos no mercado digital. Apresente dicas sobre o uso das peças, ou mesmo direcione para o seu canal de conteúdo no Instagram (se você tiver um), responda sobre opções de troca, entre outros. Conteúdos em vídeo Utilizar vídeos para apresentar o produto e sua forma de uso atrai a atenção dos consumidores indecisos. Palavra-chave (palavra principal que define o produto) A escolha correta da palavra-chave é fundamental para o cliente localizar os produtos ofertados pela empresa. O marketplace é uma das formas mais fáceis, práticas e rentáveis para entrar no digital, apostar nas vendas on-line e fazer sua empresa expandir. Esse novo modelo de negócio se tornou um dos suportes do micro e pequeno empreendedor na pandemia, e continua sendo uma grande oportunidade de negócio. Confira os 13 marketplaces para vender moda na internet. Ainda não leu a Parte 1? Então leia agora Como vender no Instagram e WhatsApp. Vá em frente e boas vendas!
Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
As redes sociais já são parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina. Segundo o relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, 66% dos brasileiros está ativo nas redes sociais. E esse público as usa com um viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto pela internet. Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar o que já tem, siga as 10 dicas de ouro para redes sociais. 1. Defina a personaDeterminar os traços do seu público-alvo é fundamental. Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média. Isso é o mínimo. E se já fez o seu plano de negócio, tem todos esses dados. No entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento. A diferença entre o público-alvo e a persona é que aquele contém características mais abrangentes, enquanto este caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões estratégicas de redes sociais. Utilizar uma persona é uma das melhores maneiras de realizar ações bem-sucedidas. Você pode fazer pesquisa diretamente com os seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies e dores. Quer ver um exemplo? Juliana, classe média, brasileira, 23 anos, universitária, trabalha em um escritório de contabilidade e sua renda é de um salário mínimo. Mora com os pais em Itumbiara, no interior de Goiás. Seu hobby é sair para dançar nas boates sertanejas da cidade. Gosta de estar sempre bem-vestida e na moda. Por precisar pagar a faculdade, não compra produtos muito caros. Dessa forma, fica muito mais fácil acertar as ações e saber exatamente o que seus clientes querem. 2. Conheça as redes sociais, como funcionam e qual é o público de cada uma Quando falamos em redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em Facebook. E não é para menos, essa é a rede mais famosa que existe e, no Brasil, o número estimado é 86 milhões de usuários. Mas existem outras redes sociais que podem ser exploradas. O Instagram tem um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio dele, muito mais do que likes, você pode obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes. O LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ideal para interagir com os usuários, divulgar a marca e até mesmo recrutar funcionários. Para ajudar as pequenas empresas, o LinkedIn lançou uma série de guias. O Twitter é a rede social conhecida pelo número de caracteres limitados: 280. Os usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência e cinema. O YouTube é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos. Tome cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som. Mas você não precisa de uma câmera e de um microfone profissionais, nada disso! É importante que os espectadores possam ouvir com clareza e que a imagem tenha uma qualidade legal, como não estar tremida nem embaçada. Na internet, você consegue achar umas dicas bem legais sobre como fazer vídeos para internet. Pinterest é uma rede social em que as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos: moda, bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases de inspiração, artesanato e muitas outras coisas. 3. Escolha a qualidade em vez de quantidadeNem todas as redes sociais serão adequadas para o seu negócio e para as metas e objetivos que definiu. Por dois motivos. Primeiro porque a maioria dos empreendedores de pequenas empresas precisa administrar as próprias redes. Além disso, se você entendeu o propósito de cada rede social e criou personas, deve saber onde seus clientes e potenciais clientes preferem interagir. Concentre seus esforços lá, compartilhando conteúdo de qualidade e que resolva seus problemas. Vamos ver como as empresas podem estar presentes nas redes sociais? Se você é um artesão ou artesã, tem empresa de roupas ou de bijuterias, o Pinterest e o Instagram são boas opções. Se a sua empresa é da área de TI ou uma startup, o Twitter pode ser uma boa opção. Se você é um produtor de mel, por que não fazer vídeos com receitas com mel como ingrediente e colocar no YouTube? Se a sua empresa atende outras, foque o LinkedIn. Vá para onde está o seu público e entregue valor. Você será recompensado por isso. 4. Planeje-seAssim como tudo na vida, para uma atuação nas redes sociais, você também vai precisar de planejamento. Defina metas nas redes sociais. Use a estrutura de metas de Smart – objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “vou aumentar o número de fãs na página da minha empresa no Facebook de 700 para 1,1 mil em três meses”. Crie um calendário. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados. 5. Conteúdo relevanteColoque-se no lugar do cliente, da persona que você criou e pense o que eles querem saber da sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, por que não dar dicas de como combinar cores e quais são as últimas tendências? É uma boa oportunidade de mostrar seus produtos. Preste sempre atenção no que os seus clientes querem. Não é porque você gosta mais de goiabada que de chocolate que os seus clientes também pensam assim. Às vezes um conteúdo que não te agrada vai tocar os seus clientes. E não se esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento. Imagine se seus clientes quiserem saber se sua loja vai ficar aberta no feriado e não encontrarem nenhuma informação nas redes? Fique ligado! 6. ImagensUma imagem vale mais que mil palavras. Tão clichê e tão verdade! GIFs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos têm muito mais engajamento do que textos. 7. Crie relacionamento Não basta colocar seus posts nas redes e não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo. Responda, curta os comentários, faça um filtro para apagar eventuais comentários desrespeitosos. Mais de 80% dos clientes espera que uma empresa responda em 24 horas. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua empresa e não hesite em usar um pouco de humor. Outra ideia para criar relacionamento humanizando sua empresa pode ser postar fotos de você e seus funcionários no trabalho, em atividades cotidianas, na área de produção, ou comemorando aniversários. 8. Programe os posts Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a programação e libere espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas gratuitas que permitem essa facilidade. 9. Encontre inspiração de marcas bem-sucedidas Não tem problema nenhum usar como inspiração as estratégias de sucesso. Veja as redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu e use-as como inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não vale copiar, ok? 10. Monitore os resultados Teste e avalie a sua estratégia. Analise dados como: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de publicação, conteúdo, número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais. Autoria: Elisa Rosa, mestra em Comunicação e analista do Sebrae Nacional
Tudo na tecnologia avança muito rápido e com marketing não seria diferente. Veja abaixo algumas tendências que separamos para você: 1. Marketing de Indicação Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja na posição de indicador, ou como a pessoa que recebe a indicação.? O Referral Marketing, como também é chamado, é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço. Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca. 2. Anúncios no Facebook Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. Tanto que a rede social possui uma área exclusiva de Marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários. Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através deste link. 3. Aposta no Instagram O Brasil é terceiro país no ranking de usuários de Instagram no mundo com (aproximadamente) 80 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA e Índia. Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios. As dicas são apostar em vídeos nos stories e no poder de divulgação dos micro-influenciadores (com até 40 mil seguidores), que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem. 4. Marketing de Influência O aumento do uso das redes sociais dos últimos originou o surgimento dos influenciadores digitais. Influenciadores são pessoas (famosas ou não) que possuem um alto número de seguidores em seus perfis. Seja pela admiração do estilo de vida, ou pela irreverência, ou até mesmo o aparente sucesso e conhecimento sobre determinada área que eles demonstram ter nas redes sociais, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda. Além disso, utilizar uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança das pessoas sobre a sua marca, como também é uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet. 5. Áudios e Podcasts A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor. Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso a capacidade de interação com o público se torna mais interessante. O fato de ser uma comunicação sonora permite também atrelar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço com o cliente. 6. Marketing no WhatsApp O aplicativo de troca de mensagens Whatsapp caiu nas graças dos brasileiros. Saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível. A plataforma disponibiliza o Whatsapp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca e existem diversos pluggins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, o que dá a sensação de imediatismo na resposta ao cliente. 7. Lei Geral de Proteção de Dados A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que dispõe sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar sob a luz dessa realidade. Os empreendedores necessitam atender o anseio do público em respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes. Se adequar a nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores. 8. SEO Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optmization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, através dele, você consegue segmentar o serviço e produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode converter em mais vendas e aumento do seu público. 9. Uberização As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por este modelo. A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis, e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas deve-se ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se torne uma forma de exploração dos colaboradores. 10. Marketing de conteúdo Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa. Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio. Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional. _________________________________ Veja também:
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