this is an h1

this is an h2

Fri Jul 22 11:34:30 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
A importância de identificar tendências no mercado

Saiba como potencializar a habilidade de antecipar tendências como fator vital para o desenvolvimento de produtos e serviços.

· 08/07/2022 · Atualizado em 22/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabe o que é uma tendência de mercado, como identificá-la e qual é a importância disso para o desenvolvimento de produtos e serviços? É importante considerar que a tendência define um rumo e que surge das necessidades de inovação na sociedade. A tendência, portanto, vai refletir contextos culturais, sociais, econômicos, entre outros, influenciando o comportamento do consumidor. Daí a importância de saber identificar o que o mercado traz de inovação e se antecipar, buscando as melhores estratégias para se posicionar.

Philip Kotler, o conhecido guru do marketing, divide as tendências de mercado conforme o grau de confiabilidade e duração:

  • Modismo: tem curta duração e são imprevisíveis - as chamadas “febres”;
  • Tendência: é mais consistente, com uma duração maior, observando-se em diferentes áreas do mercado e atividades dos consumidores;
  • Megatendência: está ligada a mudanças sociais e tecnológicas. Acontece de forma lenta e costuma durar mais tempo.

Assim, não é difícil perceber que estar atento às tendências é fundamental, sobretudo para atender às necessidades e desejos dos seus clientes e estar à frente da concorrência, tornando-se referência no mercado. Analisá-las, por sua vez, pode ajudar na geração de ideias para a concretização de negócios.

Como antecipar tendências

É certo que a melhor forma de identificar tendências é recorrer às pesquisas de mercado (alguns sites se voltam a essa necessidade); ficar de olho nas megatendências (por exemplo, hoje os consumidores buscam por sustentabilidade em todos os setores, então esse é um conceito “obrigatório” para quem busca a satisfação do mercado); ouvir os clientes; acompanhar as movimentações da concorrência; participar de feiras e eventos; ficar de olho nos influencers do seu setor; prestar atenção às redes sociais (vejam o caso do “mulher, reage e bota um cropped”), entre outras estratégias possíveis.

A grande tendência do empreendedorismo em nosso tempo é não ter medo de inovar e crescer, então que tal começar pesquisando?

Saiba mais:

Palestra: Tendências para inovação nos negócios

Boletins de Impacto e tendências setoriais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?