Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio
Aprenda o que é o plano de negócio, por que é importante e todos os requisitos necessários para você mesmo criar um na sua empresa

Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.
O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.
Por que o plano de negócio é importante para minha empresa?
O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.
- Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento.
- Orienta a expansão de empresas já em atividade.
- Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.
- Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.
- Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.
A elaboração de um plano de negócio faz parte do processo empreendedor. Veja o vídeo a seguir e entenda as fases do processo empreendedor.
Como fazer o plano de negócio?
1. Iniciando o plano de negócio
Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.
No próximo vídeo, você verá como descrever os aspectos da sua empresa e os diferenciais competitivos dela, despertando o interesse de quem lê.
2. Análise de mercado
Analisar o mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. É fundamental saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de oferecer quais são os produtos ou serviços que vai oferecer. Definindo seu público-alvo e como chegar a ele da melhor maneira possível, você economiza recursos, dando um tiro certeiro no seu objetivo.
Depois de traçar o perfil do público-alvo, é importante pensar no posicionamento do seu produto. Como ele será visto pelo mercado? É um produto de boa qualidade e com bom custo-benefício? De qualidade e com um preço acima da média?
As informações coletadas vão traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo na direção do que desejam os futuros clientes. Os resultados vão ditar as ações de promoção e marketing para a empresa conquistar o público logo no início da atuação.
3. Plano de marketing
Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 "Ps": Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.
É importante saber o valor que o seu produto carrega, tanto no preço quanto na qualidade, para tomar decisões específicas quando for anunciá-lo. Conhecer o que está vendendo ajuda a convencer outras pessoas a comprá-lo.
4. Plano operacional
Essa parte do plano de negócios trata do "como fazer". O plano operacional descreve como a empresa está estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos. O empresário também faz estimativas acerca da capacidade produtiva ou de quantos clientes consegue atender por mês, além de traçar quantos serão os funcionários e as tarefas de cada um.
5. Plano Financeiro
No plano financeiro, o empreendedor terá noção do quanto deve investir para concretizar a empresa. O documento deve conter, basicamente, as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, de capital de giro e fluxo de caixa e de lucros.
Dicas para fazer um bom plano financeiro e operacional:
- Apresentar cada item com detalhes, etapa por etapa, para oferecer um panorama inicial de operacionalização do negócio, com o objetivo de evitar desperdícios e otimizar as rotinas.
- Os custos pré-operacionais devem ser projetados, identificando o que será necessário adquirir para que a empresa seja aberta, como o aluguel, a reforma do espaço e as taxas de registro.
- A lista de equipamentos (ferramentas e veículos, elementos de que a empresa precisará para funcionar) entra no grupo dos investimentos fixos.
- Nesse momento, deve ser observada a necessidade imediata de cada item ou até mesmo se alguns deles podem ser alugados ou terceirizados.
6. Análise de Cenários e Análise Estratégica
A análise de cenários auxilia o empreendedor a prever situações que podem afetar os resultados da empresa. Nesse caso, quais caminhos seguir? Que alternativas podem ser adotadas? A análise de cenários é subsídio para a análise estratégica, ou seja, com base nos cenários possíveis, quais estratégias deverão ser implementadas?
7. Avaliação do plano de negócio
Pronto, seu plano de negócio está completo! Mas não acaba por aí. Agora, é hora de avaliar cada detalhe e colocar o plano em prática. Lembre-se que o plano de negócio é uma ferramenta de gestão e deve ser revisado periodicamente.
Aprenda a criar o seu plano de negócios
O Sebrae preparou um manual, exclusivo, que vai orientá-lo na criação do seu plano de negócios. Nele, entre outras questões, você encontrará:
Explicações sobre o que é e como proceder em cada etapa da elaboração do plano.
Dicas sobre questões específicas importantes para a construção de um plano eficiente.
Quadros a serem preenchidos para praticar os pontos apresentados, além de exemplos.
Um modelo de plano de negócio que você pode usar para a sua empresa.
Lembre-se de que a preparação de um plano de negócio não é uma tarefa fácil, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.
Baixe o arquivo completo em pdf “Como elaborar um plano de negócios”
Saiba mais
- No planejamento do negócio é fundamental fazer uma pesquisa de mercado. Confira esse guia em PDF Como Fazer Pesquisa de Mercado Usando a Internet.
- Para quem pensa em abrir o próprio negócio um dia, mas não sabe no que investir, separamos algumas Ideias de negócio. Estude e veja onde o seu perfil se encaixa melhor.
- Para se aprofundar mais em como abrir uma empresa e se tornar um craque no assunto, os 6 passos para iniciar bem o seu novo negócio.
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Pensando na segurança dos restaurantes, entregadores e clientes, a 99Food, em parceria com o Sebrae, criou um Guia de Reabertura para a retomada dos negócios. O documento conta com sugestões de proteção e adaptações para que a retomada dos estabelecimentos seja feita de forma segura. O guia é dividido em seis capítulos com informações importantes para este momento de retomada, sendo o último deles um check-list com dicas rápidas para todos, desde o dono do estabelecimento até o cliente final. Conheça: 1. Decisões públicas: como está a reabertura da sua cidade? Dicas para ficar atento às decisões e regras da sua região. 2. Saúde e higiene da equipe em primeiro lugar! O que fazer para garantir a saúde da sua equipe. 3. Alterações no ambiente Saiba o que você pode fazer no estabelecimento para deixá-lo mais seguro. 4. Avise seus clientes Dicas de como comunicar aos clientes as medidas de segurança. 5. Delivery: cuidados adicionais, atenção redobrada Recomendações de como realizar o delivery. 6. Check-list para todos! Dicas que empresários, clientes e parceiros devem seguir para garantir a segurança e saúde. Confira o e-book e compartilhe com outros empresários do ramo de alimentação: Guia de reabertura 99 FoodFormato: PDF | Tamanho: 416KB Escrito por Bianca Amazonas e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria prima ou os produtos cheguem à sua empresa: ele tem uma influência muito maior. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega. Só para citar alguns exemplos. O empreendedor deve criar um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento. É por isso que a escolha dos fornecedores tem tudo a ver com o planejamento da empresa. Então, para aumentar a eficácia do seu negócio, você precisará saber: Quem eles são? Onde se localizam? Quais são os mais adequados para o seu negócio? Se você quer entender e aprender como lidar com fornecedores, fique conosco: é sobre isso falaremos agora.
O planejamento estratégico, para ser eficiente, deve ser feito a partir de uma sequência lógica. Os planos de ações são feitos para curto, médio e longo prazo. Após a análise de cenário, os empresários e administradores das empresas devem elaborar os objetivos gerais e as estratégias gerais, o que querem alcançar e como, visando aproveitar as oportunidades identificadas no ambiente externo, aprendendo a lidar com as ameaças, também reconhecidas nesse mesmo ambiente. Em seguida, para o alcance dos objetivos e estratégias gerais, aproveitando suas fortalezas e minimizando suas fraquezas, identificadas no ambiente interno, devem elaborar objetivos e estratégias por áreas funcionais das empresas. Para facilitar, listamos as principais ferramentas utilizadas para fazer um bom planejamento estratégico. Essas ferramentas são disponibilizadas em vários formatos: caberá aos empresários e administradores de empresas escolherem o melhor formato para os seus negócios, conforme afinidade e facilidade de aplicação.
Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contém um certo grau de incerteza: tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que exista uma pesquisa de mercado. Mas você sabe o que é essa pesquisa e como ela é feita? A pesquisa de mercado tem o objetivo de orientar o empreendedor nas estratégias que serão tomadas. Porém, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam possíveis riscos. 5 vantagens da pesquisa mercadológica 1. Conhecer o perfil do cliente É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros). 2. Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos Bom, o título já diz tudo! 3. Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades. 4. Dimensionar o mercado Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos. 5. Definir seu público-alvo Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes. Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo. Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele e até que preço o consumidor estará disposto a pagar. Informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá, por exemplo, ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, entre outras características que o distinguem. A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência. A pesquisa de mercado tem como objetivo orientar o empreendedor nas estratégias a serem tomadas.
Errar no papel é bem melhor do que errar no mercado. Prepare-se para elaborar um plano de negócios. O documento descreve por escrito os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas. Esse planejamento vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira. Planejar-se é um dos passos mais importantes para o empreendedor e pode definir o sucesso de sua empresa ou projeto. Com o plano em mãos, o empreendedor tem a oportunidade de antecipar-se aos possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do negócio. Poderá chegar ao mercado com mais segurança e conhecimento. O início Confira no vídeo a seguir o que é necessário para inicar o seu plano de negócios.
Preparamos orientações para você, empresário de vendas diretas, para atuação segura de seu negócio neste novo contexto de consumo. Confira conteúdos e materiais de apoio que vão ajudá-lo nesta retomada. Conte conosco! Atenção aos Decretos! É importante levar em consideração as medidas do poder público e o decreto vigente em cada região, no que rege os regulamentos e o funcionamento do comércio. Fique sempre atento para a retomada segura do seu setor! Orientações Gerais Assista a sequência de 7 vídeos que montamos com orientações para abertura do seu estabelecimento com segurança. Caso já tenha assistido, continue lendo os conteúdos específicos abaixo. Orientações do especialista Assista às orientações do Vicente Scalia, analista do Sebrae Nacional, para atuação segura dos empreendedores de vendas diretas. E-book com as informações completas O Sebrae reuniu informações completas sobre protocolos de saúde, orientações para atendimento de clientes, comunicação entre outros assuntos essenciais para esse momento, sobre as atividades dos empreendedores de vendas diretas. Leia e baixe o e-book gratuito: Orientações para retomada segura das atividades: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETAS (necessário login)Formato: PDF | Tamanho: 2,33 MB Sinalização para ambientar o seu estabelecimento Checklist e Placa: Protocolos de Saúde Avalie e implemente o checklist. Em seguida, baixe a placa, fixe em seu estabelecimento e compartilhe em suas redes sociais. Checklist para retomada segura das atividades: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETASFormato: PDF | Tamanho: 10,1MB Placa Protocolos de Saúde: EMPREENDEDORES INDEPENDENTES DAS VENDAS DIRETASFormato: PNG | Tamanho: 508KB
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