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Fri Jun 06 14:03:54 BRT 2014
Planejamento | RISCOS E OPORTUNIDADES
Conheça potencialidades e desafios da suinocultura

Estudos do Sebrae mapearam os pontos fortes e fracos e as condições potencialmente favoráveis ou desfavoráveis para criação e comercialização de suínos.

· 24/11/2013 · Atualizado em 03/06/2014
Potencialidades
  • Melhorias em função de pesquisa genética e cruzamento de raças;
  • Carnes magras;
  • Produção mais cuidadosa, apoiada por assessoria técnica, veterinária e nutricional;
  • Carne de sabor agradável e de ótima aceitação tanto no Brasil quanto no resto do mundo;
  • Controle sanitário minimizando doenças anteriormente frequentes, geradas pelo consumo da carne suína;
  • Casos de sucesso pelo desenvolvimento de Unidades Produtoras de Leitões (UPLs);
  • Produção da ração na própria propriedade, o que reduz os custos finais;
  • Os embutidos são o ingrediente principal do prato mais típico do Brasil, a feijoada.

 

Fragilidades
  • Produção descuidada e sem higiene por muitos anos fortaleceu imagem de produto prejudicial à saúde;
  • Alto teor de gordura existente na carne de porco tradicional;
  • Falta de controle sobre parasitas pode desencadear processos de epidemia como no passado (peste suína);
  • Falta de capital dos produtores diminui o desenvolvimento de marcas próprias;
  • Contaminação ambiental pelo tratamento não adequado dos dejetos;
  • Preço final mais alto em função da utilização ineficaz da carne;
  • Embutidos apresentam alta concentração de sal, o que não é recomendado em dietas saudáveis.
Oportunidades
  • Os avanços tecnológicos contribuíram para que os produtores deixassem de produzir “carne de porco” para produzir “carne suína magra e saudável”;
  • Não há necessidade de grandes investimentos na infraestrutura da granja para conversão da produção para o modelo “carne magra”;
  • Preocupações não só com o que é saudável, mas também com a estética, tornam-se cada vez mais frequentes e importantes para o consumidor do suíno light;
  • Uso do arroz (que tem menor variação de preço) como alternativa à ração a base de milho;
  • Pesquisas genéticas progridem a cada dia e já apresentam melhoramento da carne de porco como reflexo destes avanços;
  • Produção desenvolvida via Unidades Produtoras de Leitão (UPLs)
  • Uso inteligente de toda a carcaça, desde o couro até cortes especiais;
  • Consumidor é ávido por novidades gastronômicas e principalmente pelo consumo “sem culpa”, como no caso de carnes magras;
  • Restrição da União Europeia à importação da carne bovina brasileira pode abrir espaço para a exportação de suínos, desde que estes atendam às crescentes exigências dos países compradores (controle de qualidade, sanitário, etc);
  • Procura por produtos artesanais, caseiros, diferentes daqueles produzidos pelas grandes indústrias;
  • Possibilidade de integração vertical: criador + fabricante de embutidos.

 

Ameaças
  • Preconceito cultural em relação à carne de porco (imagem ligada ao colesterol “ruim”);
  • Doenças resultantes do consumo de carne de porco sempre estiveram presentes na realidade nacional, principalmente em função da falta de asseio na produção e no manuseio da carne;
  • Baixas barreiras de entrada;
  • Aumento no consumo de produtos vegetais e redução no consumo de derivados de carne;
  • Geração saúde percebe carnes brancas, derivadas de peixe e frango, como mais saudáveis do que a suína;
  • Embutidos derivados de outras carnes (peru, frango, peixe) são vistos como mais saudáveis;
  • Concorrência do mercado externo, principalmente a China;
  • Elevação das barreiras alfandegárias e sanitárias por parte de grandes consumidores mundiais.

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