this is an h1

this is an h2

Fri Aug 05 07:26:01 BRT 2022
Planejamento | INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Construção civil: em qual tendência vale a pena investir?

Veja o porquê de a sustentabilidade ser a nova tendência de 2022.

· 21/07/2022 · Atualizado em 05/08/2022
Imagem de destaque do artigo

Durante a pandemia de Covid-19, as pessoas passaram por várias experiências novas, e com a construção civil não foi diferente: nesse setor, foi possível observar bons resultados, o que não era visto desde 2012. Os índices seguem crescendo e novas tendências surgem para suprir novas necessidades. Assim, o otimismo vai ganhando ainda mais força, justamente por obter uma resposta positiva do mercado.

Para compreender como uma tendência surge, é preciso, antes, entender que inovação significa um processo de aprimoramento constante ou uma ideia inédita. Isso nos remete a princípios mais sustentáveis, pois a proteção ao meio ambiente é a principal prioridade em 2022.

Continue lendo e entenda como a sustentabilidade pode ajudar a sua construtora a crescer neste ano.

Mais do que uma tendência, ela é um diferencial

A construção civil é uma das maiores consumidoras dos elementos disponíveis na natureza. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), o setor consome cerca de 40% de toda a energia e dos recursos naturais extraídos.

Esse é um dos fatores que fazem a indústria se reinventar e adotar medidas mais sustentáveis, já que esse segmento também consome 25% da água e contribui com aproximadamente 30% das emissões de gases do efeito estufa. Dessa forma, tendências sustentáveis se destacam de forma positiva entre as demais.

Será cada vez mais comum percebermos a presença e o uso de materiais sustentáveis, como tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhado verde como solução termoacústica, claraboias que auxiliam na iluminação e jardins verticais para regular a temperatura interna.

Apesar de a sustentabilidade ser um tema extenso e complexo, as inovações dentro do mercado não se resumem apenas a isso. O crescimento do setor se dá, também, nas constantes criações e aprimoramentos de tecnologias, como a inteligência artificial, cidades inteligentes, impressão 3D e realidade virtual. Essas tecnologias buscam facilitar o serviço e trazer segurança para aqueles à frente do trabalho. 

Outras tendências que merecem atenção do mercado, por buscarem caminhos mais sustentáveis, são: energia renovável, introdução de novas tecnologias, construções modulares e robotização de processos.

É impossível fugir de assuntos que abordam sustentabilidade, visto que a construção civil gera grande impacto para o planeta. Também é impensável deixar de lado o investimento na área, já que esse é um setor fundamental para a economia global. Esse dilema, então, é o que faz os empreendedores do segmento buscarem alternativas inovadoras para reduzir os impactos gerados pelos métodos de construção e dar continuidade ao crescimento da indústria.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora