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Planejamento | DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
Dia das Crianças: Oportunidade para seus negócios

As datas comemorativas sempre são oportunidades de vendas para quem trabalha com varejo. Confira dicas para fazer seu faturamento bombar

· 10/09/2021 · Atualizado em 13/09/2021
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Em tempos difíceis para o comércio em decorrência da pandemia da Covid-19, o segmento infantil foi um dos poucos a se manterem firmes. Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), durante esse período a procura por jogos de tabuleiros, quebra-cabeças e outros brinquedos chegou até a crescer, e a tendência é que os bons números se mantenham, em especial no período que antecede o dia 12 de outubro. Mas, em um mercado tão concorrido  quanto esse, o que fazer para se destacar e ganhar a preferência da clientela?

Planejamento

Em primeiro lugar, é essencial que você organize uma campanha de dia das crianças bem-estruturada, com objetivos ao mesmo tempo tangíveis e desafiadores, além de bem-definidos. Entenda o público-alvo: se o dia é das crianças, você já sabe qual é o seu público, certo? Não é bem assim. Na verdade, você também deve considerar quem compra os produtos. Informação valiosa: não são apenas os pais que dão presentes nessa data.  Olha só:

Três maiores presenteados no Dia das Crianças:

  • 53% - Filhos
  • 47% - Sobrinhos
  • 27% - Outras crianças

Os pais de fato são maioria. Porém, além dos tios, padrinhos e madrinhas, avós, você também deve estar atento a outros públicos, como o das pessoas que atuam de forma solidária e presenteiam crianças carentes.

Mix ideal de produtos: as suas estratégias devem se basear nas tendências do momento no universo infantil e  contar com algum fator inovador. Por isso, é bom estar por dentro das novidades ao preparar o seu estoque para essa data, seja em loja física ou virtual. Identifique também quais produtos devem ter uma maior demanda, com base em análises de dados de vendas anteriores e tendências de seu segmento.

Confira dicas de como fazer um controle de estoque eficiente.

Vale ainda estar atento aos influenciadores digitais que dialogam diretamente com o seu público.

Ações promocionais: como você já conhece o seu público-alvo e sabe quais são os produtos e serviços ideais a serem oferecidos, crie ações promocionais para atrair e fidelizar seus clientes. Observe as estratégias da concorrência; analise promoções anteriores, incluindo seus resultados, erros e acertos; e busque parceiras com seus fornecedores e outros estabelecimentos para viabilizar melhores promoções. Dica de ouro: as melhores promoções são aquelas que se relacionam com o desejo de seu público-alvo.

Mantenha sua equipe alinhada: preparar os funcionários e estipular premiações atrativas para os vendedores que baterem as metas também é uma ótima alternativa para melhorar os resultados e motivar sua força de trabalho.

Organize seu ponto de venda: apresentação é a alma do negócio. Então, prepare sua vitrine de forma bem atrativa, dando destaque para os produtos que deverão ser mais vendidos, como brinquedos, roupas e acessórios infantis da moda. Aposte em cores fortes. Balões, animais de pelúcia, adesivos e cartazes são muito bem-vindos. E, para atrair a criançada, não se esqueça de investir em música animada e personagens de séries e desenhos infantis também fazem o maior sucesso, encantando tanto os pais quanto as crianças.

Divulgue um horário de atendimento diferenciado, prolongue o horário de abertura da véspera do dia 12, por exemplo.

Divulgar para ter sucesso: é importante estabelecer, nesta etapa, a sua estratégia de comunicação e de marketing. Estipular um orçamento e definir em quais canais sua campanha vai ser lançada são algumas das tarefas previstas. Quanto melhor estruturado o seu planejamento, maiores as suas chances de sucesso. Valorize canais digitais e rede sociais como o Instagram, WhatsApp, Facebook, Tik Tok, entre outros.

Estratégias

E-commerce e marketing digital

Esse nicho de mercado, que já estava em pleno crescimento, passou por um boom ainda maior com a pandemia. De acordo relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro cresceu 75% no ano de 2020, em comparação com o de 2019. 

Para vender mais e melhor em ambiente virtual, invista em uma página especial (não exclusiva!) com a temática infantil para cativar o visitante. Nela, oferte brindes a partir de um determinado valor e promoções para envolver o cliente virtual, ofertando frete grátis para compras antecipadas acima de um determinado valor, não se esquecendo de fazer um bom controle de estoque. Você não vai querer ter de falar aquela velha frase para seu cliente: “Tinha, mas acabou”, correto?

Além de mostrar, é preciso saber vender produtos e serviços no mercado digital, para não apenas atrair a atenção de potenciais clientes, mas também torná-los, de fato, consumidores dispostos a efetuar novas compras.

Experiência

Encantando o cliente

Você sabia que o bom atendimento na loja é responsável por 16% das vendas de presentes para a criançada? Pois é. Por isso, priorize um atendimento cordial, eficiente e prestativo. Invista em treinamentos para seus vendedores e atendentes. Se a equipe não estiver preparada, provavelmente muitos desistirão da compra.  Qualificar os profissionais ou contratar temporários é essencial para o consumidor ter uma experiência de compra positiva. E é fundamental que o cliente também escolha o produto com rapidez, pague com facilidade, sem burocracia.

Pandemia Covid-19

Protocolos de Segurança

Com o avanço da vacinação no país, nos aproximamos de uma retomada da normalidade. Mas isso não vai acontecer de forma rápida, por isso ainda é necessário manter todos os protocolos de segurança. A exigência do uso de máscara nas dependências da loja, a sinalização sobre os cuidados preventivos, a disponibilização de álcool em gel, a medição da temperatura e o distanciamento físico são essenciais para reforçar o combate à pandemia.

infográfico sobre planejamento de vendas para o dia das crianças, ele explica que  você  tem que definir o seu público alvo,  preparar seu estoque, verificar as formas de pagamento para vendas físicas ou onlines, fala também para oferecer um mix de produtos e definir ações promocionais, e por último, preparar a equipe, organizar o ponto de venda e divulgar para ter sucesso.

Dica:

Pra finalizar com mais uma dica de ouro, lembramos que as lojas de brinquedos não são as únicas procuradas nesse período. Assim, muitos segmentos do comércio e empresas de serviços também podem se beneficiar.

 
Com criatividade e inovação, mesmo que você atue em um setor não tradicionalmente ligado ao público infantil, é possível atrair consumidores para seus produtos. Aparelhos eletrônicos, relógios, artigos esportivos, roupas, sapatos, livros e até restaurantes, hotéis e pousadas (com atrações especiais para crianças nesta data) além de pacotes para viagens têm enorme potencial.

Então, mãos à obra e muito sucesso nas vendas nesse Dia das Crianças!

Para se preparar para bombar suas vendas on-line no Dia das Crianças, confira os cursos do Sebrae “Os segredos por trás de um Instagram vendedor” e “Marketing digital: planejar para vender pela Internet”.


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